Artigos de José Mendonça Monteiro no nosso arquivo
Direitos Humanos e Situação Laboral nas Forças de Segurança em África
Em algum lugar entre a promessa de uma nação segura e o grito de socorro de uma população oprimida, residem as forças de segurança. Elas carregam nos ombros o peso de uma responsabilidade imensa: proteger os cidadãos, manter a ordem pública e garantir a paz.
Thugs, Vilões ou vítimas do Sistema?
Era uma vez, numa terra, onde o sol se erguia radiante e se punha com a promessa de um amanhã melhor, mas cujo solo fértil parecia mais destinado a cultivar a delinquência juvenil do que qualquer outra coisa. “Ks dez graozinho di terra, Qui Deus espaia na meio di mar, El j di nos j ca tomado na guerra, É Cabo Verde terra querida”(…) “Terra di paz terra di gozo, Tudo quem djobk’l pa sk rkgoce, El ca ta ba el qu’rk fica, Ma s’el mandado el ta tchora”, (MONTEIRO, Cabo Verde, Terra Estimada). Um cenário digno de um romance irónico onde os problemas sociais são abundantemente irrigados pela preguiça política e a avareza das elites. A juventude, que deveria ser o futuro da nação, florescia sem rumo e a delinquência era um jogo de azar com a sorte sempre contra.
Cabo Verde: Entre as Ondas de Delitos e o Desprezo pelas Ciências Forenses e seus Experts
Na “Coisa Pública” de todos os cabo-verdianos, onde o Atlântico acaricia praias douradas e montanhas vulcânicas se erguem orgulhosas, a realidade social e econômica se entrelaça com desafios persistentes de criminalidade. Enquanto as ilhas são celebradas por sua cultura vibrante e hospitalidade calorosa, a sombra da criminalidade lança uma nuvem sobre a tranquilidade da vida cotidiana.
O papel do Tribunal nas democracias frágeis
A base de qualquer Estado de Direito democrático, (a organização acolhida pela República de Cabo Verde), está amparada na clássica concepção teórica de tripartição de poderes, alicerçada numa ordem constitucional social e política que exprime um princípio elementar de atuação e relevância de todos os poderes constituídos, em que poder deveria limitar poder, nos protótipos recomendados por Montesquieu e John Locke, bem como freios e contrapesos (check and balances), recomendado também por Alexis de Tocqueville e pelos clássicos Federalistas John Adams e Thomas Jefferson.
mais