Artigos sobre paz
Xi Jinping apela às potências mundiais para ajudar Rússia e Ucrânia a dialogar
O Presidente chinês, Xi Jinping, apelou hoje à "criação de condições" para um diálogo directo entre a Ucrânia e a Rússia, durante um encontro em Pequim com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, avançou a imprensa estatal.
UE financia com 20 milhões de euros ajuda a forças armadas do Quénia
O Conselho da União Europeia (UE) adoptou hoje a primeira medida, de 20 milhões de euros, para assistência às forças armadas do Quénia, ao abrigo do Mecanismo Europeu de Apoio à Paz.
PM aceita convite do Presidente ucraniano para participar na Cimeira da Paz
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, confirmou esta terça-feira que aceitou participar na Cimeira da Paz, agendada para os dias 15 e 16 de Junho na Suíça, a convite do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
CEDEAO e MFWA assinam acordo de parceria para “reforçar” os valores democráticos na região
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Media Foundation for West Africa (MFWA) assinaram um memorando de entendimento para cooperação nos domínios da liberdade, desenvolvimento dos meios de comunicação social, direitos humanos e paz.
Nobel para Mohammadi frisa "forte retrocesso" dos direitos das mulheres
A entrega do Prémio Nobel da Paz de 2023 à iraniana Narges Mohammadi é um "lembrete importante" de que os direitos das mulheres enfrentam um "forte retrocesso" no Irão e noutros lugares do mundo, disse hoje o secretário-geral da ONU.
"Nenhum líder ucraniano sobrevive se quiser negociar a paz com a Rússia"
O embaixador da Ucrânia na ONU admite que as guerras acabam com negociações, mas defende ser "impossível" Kiev afastar-se da exigência popular da reposição das suas fronteiras e que nenhum líder ucraniano sobreviveria a cedências territoriais à Rússia.
Primeiro-ministro quer reforço de compromissos dos países da ZOPACAS para enfrentar desafios globais
O Primeiro-ministro defendeu, hoje, no Mindelo, o reforço dos compromissos com o combate à criminalidade transnacional, à pesca ilegal, ao terrorismo e ao cibercrime na zona marítima que vem da América Latina ao golfo da Guiné. Ulisses Correia e Silva discursava durante a cerimónia de abertura da VIII Reunião da ZOPACAS.
Macron quer definir com Xi Jinping "rumo comum" para paz na Ucrânia
O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje, em Pequim, que quer definir um "rumo comum" com a China, para alcançar a paz na Ucrânia, quando se reunir com o homólogo chinês, Xi Jinping.
Dia do desporto para o desenvolvimento e Paz em 2022
Este ano as celebrações do dia do desporto para o desenvolvimento e paz em Cabo Verde teve uma ligação muito próxima ao comité organizador dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Numa iniciativa conjunta este evento teve uma projeção global através do Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros para celebrar este dia. A estafeta envolveu figuras públicas, atletas olímpicos e o público, e abrangerá todo o mundo através da utilização de embaixadas e de partidas ultramarinas francesas, regiões e territórios.
Activista Luaty Beirão lamenta uso da paz como “arma de arremesso” do poder
O luso-angolano considera que 20 anos depois do calar das armas em Angola falta ainda alcançar a paz social e critica o uso da paz como “arma de arremesso” pelo partido do poder (MPLA) que constantemente recorda “que ela é frágil”.
Guerra na Ucrânia: Praienses saem à rua no domingo em vigília pela paz
A Comissão Nacional para os Direitos Humanos e a Cidadania (CNDHC) realiza este domingo, 06, às 17 horas, na Praça Cruz de Papa, Achada Santo António, Cidade da Praia, uma vigília em prol da Paz no Mundo.
Filipinas saúda Maria Ressa pelo Prémio Nobel da Paz após dias de silêncio
O governo do Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, felicitou hoje a jornalista Maria Ressa, uma das principais vozes críticas do regime de Manila, pelo Prémio Nobel da Paz.
Prémio Nobel da Paz é atribuído a Maria Ressa e Dmitry Muratov
Academia Sueca acaba de anunciar os laureados com o Prémio Nobel da Paz de 2021.
Prémio Nobel da Paz atribuído ao Programa Alimentar Mundial da ONU
O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Programa Alimentar Mundial (PAM ou WFP, na sigla em inglês) pelos esforços para combater a fome e para melhorar das populações que vivem em zonas de conflito, anunciou o Comité Nobel Norueguês.
PR acredita que Cabo Verde pode contribuir para a paz em África
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse acreditar que a experiência de Cabo Verde, “ainda que modesta”, pode contribuir para a construção da paz e da estabilidade no continente africano.
Presidente da República alerta para “o canto da sereia do nacional-populismo”
Na sua mensagem de Ano Novo Jorge Carlos Fonseca lembrou que 2019 foi um ano de dificuldades devido ao terceiro ano consecutivo de seca. Para fazer face a esta situação o Presidente da República insistiu que “o desafio dos desafios” que o país tem pela frente continua a ser a criação de uma realidade que nos faça cada vez menos dependentes das chuvas. Para o PR, apesar das limitações a nível do desemprego e das desigualdades sociais e regionais, Cabo Verde continua a ser um país estável e a registar crescimento económico.
Frelimo vence eleições em Moçambique. Nyusi promete consolidação da paz
O candidato da Frelimo, declarado vencedor pela Comissão Nacional de Eleições, disse que continuará comprometido com o desarmamento do braço armado da Renamo, considerando que não há motivos para que o país volte à guerra após as eleições.
Carta aberta ao embaixador da Guiné-Bissau
Assunto: Incidente no Aeroporto da Praia
Cabo Verde na 1ª Edição da Bienal de Luanda “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz”
Cabo Verde marca presença na 1ª Edição da Bienal de Luanda, “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz”, a decorrer em Luanda, Angola, de 18 a 22 de Setembro de 2019, com 12 artistas, com o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC).
Renamo pede à comunidade muçulmana apoio ao acordo de paz em Moçambique
O presidente da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, Momade Ossufo, instou a comunidade muçulmana a ajudar, através de orações, a manutenção da paz, concórdia e bom senso entre os moçambicanos.
mais