CEDEAO e MFWA assinam acordo de parceria para “reforçar” os valores democráticos na região

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 dez 2023 16:51

​A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Media Foundation for West Africa (MFWA) assinaram um memorando de entendimento para cooperação nos domínios da liberdade, desenvolvimento dos meios de comunicação social, direitos humanos e paz.

Em comunicado, a MFWA refere que o acordo de parceria, assinado terça-feira, pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, e pelo Director Executivo da MFWA, Sulemana Braimah, “procura melhorar a colaboração e a cooperação entre as duas organizações”.

O Director Executivo da MFWA enaltece a parceria para lidar com os desafios críticos que a região enfrenta, através da criação de sinergias para fazer face “os desafios críticos que a região enfrenta”.

Na mesma linha, o Comissário da CEDEAO para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, o embaixador Abdel-Fatau Musah, destaca o papel dos meios de comunicação social “a mobilização da opinião pública” em apoio aos valores democráticos e “no combate às narrativas antidemocráticas”.

O Comissário Adbel-Fatau Musah observa que o Memorando de Entendimento com o MFWA também era crítico devido ao papel inestimável dos meios de comunicação social na promoção da visão 2050 da CEDEAO, que é: “CEDEAO dos povos: paz e prosperidade para todos”.

“Reforço da capacidade dos meios de comunicação social para contribuir para o reforço das normas e valores democráticos, reforçar o papel dos meios de comunicação social no combate ao extremismo violento, à polarização, à radicalização, à desinformação e ao discurso de ódio; promover a liberdade dos meios de comunicação social, a liberdade de expressão e o acesso à informação” são apontadas áreas como específicas de cooperação.

Prevê-se a coordenação com os parceiros regionais de comunicação social, “para aumentar a sensibilização dos cidadãos sobre as actividades da CEDEAO nos Estados-Membros”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,8 dez 2023 16:51

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.