Em comunicado, a MFWA refere que o acordo de parceria, assinado terça-feira, pelo Presidente da Comissão da CEDEAO, Omar Alieu Touray, e pelo Director Executivo da MFWA, Sulemana Braimah, “procura melhorar a colaboração e a cooperação entre as duas organizações”.
O Director Executivo da MFWA enaltece a parceria para lidar com os desafios críticos que a região enfrenta, através da criação de sinergias para fazer face “os desafios críticos que a região enfrenta”.
Na mesma linha, o Comissário da CEDEAO para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, o embaixador Abdel-Fatau Musah, destaca o papel dos meios de comunicação social “a mobilização da opinião pública” em apoio aos valores democráticos e “no combate às narrativas antidemocráticas”.
O Comissário Adbel-Fatau Musah observa que o Memorando de Entendimento com o MFWA também era crítico devido ao papel inestimável dos meios de comunicação social na promoção da visão 2050 da CEDEAO, que é: “CEDEAO dos povos: paz e prosperidade para todos”.
“Reforço da capacidade dos meios de comunicação social para contribuir para o reforço das normas e valores democráticos, reforçar o papel dos meios de comunicação social no combate ao extremismo violento, à polarização, à radicalização, à desinformação e ao discurso de ódio; promover a liberdade dos meios de comunicação social, a liberdade de expressão e o acesso à informação” são apontadas áreas como específicas de cooperação.
Prevê-se a coordenação com os parceiros regionais de comunicação social, “para aumentar a sensibilização dos cidadãos sobre as actividades da CEDEAO nos Estados-Membros”.