Artigos sobre Guerra

"Rússia tornou-se tóxica no ocidente" e perdeu "poder para corromper"
A Rússia já perdeu estrategicamente a guerra com a Ucrânia, independentemente do seu desfecho, ao tornar-se "tóxica" no ocidente e sem ter ganho amigos totalmente fiéis noutras latitudes, indicou à Lusa o investigador Arkady Moshes.

Combate à corrupção é condição para apoio a Kiev
A subsecretária de Estado norte-americana para Assuntos Políticos, Victoria Nuland, afirmou esta quinta-feira no Comité de Relações Externas do Senado que o combate à corrupção na Ucrânia é uma condição para a continuidade de apoio a Kiev.

Reino Unido, França e Polónia saúdam envio de tanques. Espanha faz alerta
O Reino Unido, França e Polónia congratularam-se hoje com a decisão de Berlim autorizar o envio dos tanques 'Leopard 2' para a Ucrânia, com Espanha a alertar para o perigo de uma escalada da guerra contra a Rússia.

Polónia considera inaceitável recusa Alemã em fornecer tanques à Ucrânia
O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, considera “inaceitável” a recusa de Berlim em fornecer tanques de combate Leopard à Ucrânia, que os reclama com urgência para combater as forças russas.

Novo ataque aéreo a Kyiv após Ano Novo mortífero na Ucrânia
A capital da Ucrânia foi esta segunda-feira de madrugada alvo de novo ataque aéreo, após um dia de Ano Novo marcado por dezenas de bombardeamentos russos que fizeram pelo menos quatro mortos em Kyiv e noutros pontos do país.

Zelensky: 2023 será o ano da "vitória" para a Ucrânia
O ano de 2023 será o ano da "vitória" na guerra contra a Rússia, afirmou hoje o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nas suas saudações ao Ano Novo.

“O ano de 2022 foi uma mescla de desafio, exigência, resiliência e muita incerteza”
A crise climática e suas consequências, a pandemia da COVID-19 e a guerra provocada pela invasão da Rússia à Ucrânia, fez instaurar, a nível global, uma profunda incerteza.

Rússia cria lei que dá imunidade para crimes cometidos em áreas ocupadas
A câmara baixa do Parlamento russo adoptou um projecto de lei que permitirá imunidade efectiva para certos crimes cometidos em áreas ocupadas da Ucrânia, em violação das obrigações legais internacionais da Rússia, denunciou esta terça-feira a Human Rights Watch.

Kremlin diz que tréguas no Natal ou no Ano Novo estão fora de questão
Umas eventuais tréguas nos combates no terreno entre as tropas russas e ucranianas no Natal ou Ano Novo estão fora de questão, declarou hoje o Kremlin, que continua a justificar a ofensiva com a necessidade de proteger a população.

As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos Russos e dos Ucranianos
A guerra na Ucrânia de algum tempo a esta data deixou de ser apenas uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois ela está a mobilizar todos os atores internacionais de maior influência, porquanto nenhum destes a ela é indiferente. A dinâmica das relações internacionais é hoje particularmente condicionada pelas atitudes e ações à volta deste conflito.

Rússia admite que é vulnerável a ataques na Crimeia
A Rússia admitiu hoje que é vulnerável a ataques na Crimeia, a península ucraniana que anexou em 2014, uma admissão que ocorre após vários ataques, atribuídos à Ucrânia, contra alvos russos distantes da frente de batalha.

Rússia diz ter aniquilado grupo ucraniano quando atravessava Dnieper
A Federação Russa afirmou esta segunda-feira que as suas forças armadas aniquilaram um grupo ucraniano, na região de Kherson, no sul da Ucrânia, quando procurava atravessar o rio Dnieper.

Sobre a Guerra na Ucrânia e o anúncio Russo de abandonar Kherson. Que leituras possíveis?
O anúncio da Rússia de abandono de Kherson, na região sul do território ucraniano, que faz charneira, o que lhe confere importância estratégica, com a península da Crimeia, inundou a imprensa mundial e vem merecendo interpretações diversas.

Papa reitera vontade de mediar as negociações entre Rússia e Ucrânia
O Papa voltou hoje a manifestar o desejo de que a guerra na Ucrânia termine e tornou a dizer que o Vaticano está disponível para fazer todo o possível para mediar o conflito, porque "a paz é possível".

Mísseis russos atingem Polónia e causam dois mortos
Um alto funcionário dos serviços de informações dos Estados Unidos disse hoje que mísseis russos caíram na Polónia, país membro da NATO, incidente que causou a morte a duas pessoas.

Zelensky denuncia “atrocidades” russas em Kherson e “mais de 400 crimes de guerra”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o exército russo fez “as mesmas atrocidades” em Kherson que em outras regiões do país durante a sua ocupação, e afirmou que já foram documentados “mais de 400 crimes de guerra russos”.

Rússia anuncia início da retirada militar de Kherson
A Rússia anunciou hoje que as suas tropas iniciaram a retirada da estratégica cidade de Kherson, sudeste da Ucrânia, quando aumentam os sinais sobre uma decisão que poderá significar uma viragem no conflito.

Guerra na Ucrânia duplicou ciberataques de estados contra infraestruturas
A invasão russa da Ucrânia e a guerra que se seguiu duplicaram os ciberataques por parte de estados contra infraestruturas, sendo principalmente executados por Moscovo, refere um relatório divulgado esta segunda-feira pela Microsoft.

Cereais. Erdogan vai reunir-se com Putin e Zelensky para retomar acordo
O Presidente turco, Recep Erdogan, vai reunir-se nos próximos dias, separadamente, com os homólogos russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Volodymyr Zelensky, para retomar o acordo sobre as exportações de cereais, anunciou hoje o chefe da diplomacia da Turquia.

Putin pede à ONU para inspecionar instalações nucleares ucranianas
O Presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje à Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) que inspecione as instalações nucleares da Ucrânia e reafirmou que não tenciona usar armas nucleares neste país.
mais