Artigos sobre Guerra

Ucrânia pressiona Putin a reunir-se com Zelensky em Istambul
A Ucrânia considerou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, demonstrará em definitivo que não quer acabar com a guerra se recusar deslocar-se na quinta-feira a Istambul para negociações com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia a 15 de maio em Istambul. Volodymyr Zelensky aceita
O presidente russo, Vladimir Putin, propôs este domingo negociações "diretas e sem condições prévias" entre a Rússia e a Ucrânia a 15 de maio em Istambul, adiando até lá a hipótese de um cessar-fogo.

França comemora 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na quinta-feira
O Ministério das Forças Armadas francesas e a Missão da Libertação organizam na quinta-feira a cerimónia do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, com um "caráter internacional simbólico" em Paris, segundo o Eliseu.

Zelensky saúda acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje o que considera um acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, depois de meses de negociações.

Enviado dos EUA a Moscovo descreve reunião com Putin como "convincente"
O enviado especial dos Estados Unidos à Rússia, Steve Witkoff, descreveu como "convincentes" as conversas mantidas com o líder russo, Vladimir Putin, na semana passada, que incluíram medidas para pôr fim à guerra na Ucrânia.

Ataque russo causou "muitos mortos". Rússia acusa Kiev de violar acordo
Um autarca ucraniano denunciou este domingo que um ataque russo causou "muitos mortos" no nordeste da Ucrânia, ao mesmo tempo que a Rússia acusa Kiev de violar as "tréguas energéticas" por ter lançado vários mísseis, no sábado, contra regiões russas.

Enviado de Trump sugere divisão da Ucrânia para a paz: "Algo como Berlim"
O enviado especial do Presidente norte-americano para a Ucrânia, Keith Kellogg, admitiu hoje a divisão do país em três zonas separadas num acordo de paz com a Rússia, comparando a solução com a Alemanha pós-2.ª Guerra Mundial.

Primeira noite sem ataques russos desde acordo para trégua energética
A Ucrânia não registou qualquer ataque de drones russos durante a noite, pela primeira vez desde que foi anunciado um acordo destinado a proibir os ataques a instalações energéticas, disseram hoje as autoridades de Kiev.

30 países e NATO iniciam debate sobre possível mobilização para guerra
Cerca de 30 países iniciaram hoje, em Paris, as discussões finais sobre "garantias de segurança" para a Ucrânia, incluindo uma possível mobilização militar europeia como parte de um futuro acordo de paz com a Rússia.

Rússia e EUA vão reunir-se de novo no domingo ou início da semana
As próximas conversações russo-americanas sobre o conflito na Ucrânia vão decorrer na Arábia Saudita no domingo ou no início da próxima semana, anunciou hoje o Kremlin (presidência russa).

Ataques israelitas regressam e matam mais de 300 na Faixa de Gaza
Mais de 330 pessoas morreram esta terça-feira devido a ataques do exército israelita contra a Faixa de Gaza, disse o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo movimento islamita palestiniano Hamas.

Trump vai falar com Putin na terça-feira para pôr um fim à guerra na Ucrânia
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse que iria falar com o homólogo russo, Vladimir Putin, na terça-feira, para tentar pôr um fim à guerra na Ucrânia.

Meloni afasta participação da Itália em eventual força de paz na Ucrânia
A primeira-ministra italiana informou hoje outros líderes europeus que o seu Governo não tenciona participar com tropas italianas numa potencial força de paz para a Ucrânia, um dos temas em debate no âmbito de um possível cessar-fogo.

Fazer a melhor escolha para a nova era que se avizinha
Há três anos atrás, a 24 de Fevereiro, a invasão da Ucrânia pela Rússia provocou sobressaltos em todo o mundo. Aparentemente estar-se-ia a voltar aos tempos de resolução violenta dos conflitos, do desrespeito pela integridade territorial dos Estados e de anexação de países inteiros para saciar apetites imperialistas. A resistência heróica do povo ucraniano que se seguiu à invasão trouxe alento que não seria assim.

Paris e Londres propõem trégua de um mês na Ucrânia
A França e o Reino Unido propõem uma trégua de um mês na Ucrânia “no ar, nos mares e nas infraestruturas energéticas”, divulgou o Presidente francês, Emmanuel Macron, ao jornal Le Figaro.

Zelensky deixa Casa Branca sem assinar acordo de minerais
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deixou hoje a Casa Branca sem assinar o acordo sobre a exploração de minerais estratégicos da Ucrânia que era exigido pelo líder norte-americano, Donald Trump.

Zelensky elogia três anos de resistência da Ucrânia à invasão russa
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, elogiou hoje a resistência da Ucrânia, no terceiro aniversário da invasão russa, num dia em que vários líderes estrangeiros chegaram a Kiev para reafirmar o apoio ao país.

Primeiro-ministro francês acredita que guerra pode acontecer na Europa
O primeiro-ministro francês, admitiu hoje que pode haver guerra em solo europeu, referiram participantes num encontro com François Bayrou horas após a reunião de líderes europeus sobre a Ucrânia e a segurança europeia.

Conversações entre EUA e Rússia sobre guerra na Ucrânia já começaram na Arábia Saudita
As conversações entre altos funcionários norte-americanos e russos, com o objetivo de reavivar as relações, começaram hoje na Arábia Saudita, segundo um grupo de jornalistas presentes no local da reunião.

Washington prevê longo processo antes de negociações de paz na Ucrânia
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, disse que há ainda um longo caminho a percorrer antes do início de eventuais conversações com a Rússia sobre a guerra na Ucrânia.
mais