Artigos sobre guerra

ONU exige a Israel que suspenda "imediatamente" plano para controlar Gaza
A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu hoje que o plano israelita de controlo militar da Faixa de Gaza seja "imediatamente suspenso".

China pede aos cidadãos que evitem envolvimento na guerra na Ucrânia
A China afirmou hoje ter instado os seus cidadãos a evitarem qualquer envolvimento na guerra na Ucrânia, reiterando a defesa de um cessar-fogo e negociações de paz, depois de Kiev denunciar a presença de mercenários chineses no conflito.

Rússia adverte Estados Unidos: "Numa guerra nuclear não há vencedores"
A Rússia advertiu hoje que não há vencedores numa guerra atómica, depois de o Presidente dos Estados Unidos ter anunciado a mobilização de dois submarinos nucleares em resposta a uma alegada ameaça russa.

Aviões dos EUA nas Lajes? Primeiro-ministro português diz que "não há motivo de preocupação"
O primeiro-ministro português disse hoje não existir motivo de preocupação pela presença de aviões reabastecedores dos Estados Unidos na Base das Lajes em altura de tensões no Médio Oriente, referindo que Portugal dará mais esclarecimentos ao Irão se necessário.

Após 12 dias de guerra, Irão suspende cooperação com autoridade nuclear
"A Organização Iraniana de Energia Atómica vai suspender a cooperação com a AIEA enquanto a segurança das instalações nucleares não for garantida", acrescentou o presidente do Parlamento de Teerão.

Teerão lança ataque após anúncio de cessar-fogo de Trump
O Irão voltou a lançar mísseis contra Israel, mesmo depois de Donald Trump ter anunciado um cessar-fogo entre os dois países. O ataque fez uma dezena de feridos, alguns em estado crítico.

Mais de 55.900 mortes desde início da guerra na Faixa de Gaza
As autoridades da Faixa de Gaza, controlada pelo Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), afirmaram hoje que mais de 55.900 pessoas foram mortas e 131.100 feridas na ofensiva militar desencadeada pelo exército israelita contra o enclave.

Emmanuel Macron: Trump percebeu que Putin lhe tinha "mentido"
O Presidente francês, Emmanuel Macron, disse hoje esperar que a irritação do seu homólogo norte-americano, Donald Trump, contra o líder russo, Vladimir Putin, agora se traduza em acções.

Donald Trump diz que Vladimir Putin "ficou completamente louco"
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que o homólogo russo, Vladimir Putin, "ficou completamente louco" e avisou que qualquer tentativa de conquistar todo o território ucraniano vai levar "à queda" da Rússia.

Ministros do G7 debatem conflito na Ucrânia com guerra comercial na mente
Os ministros das Finanças do G7 reúnem-se no Canadá a partir de hoje, com Kiev como convidado especial, anunciando discussões sobre a guerra com a Rússia, quando outro conflito, desta vez comercial, está na mente de todos.

Acabar com a guerra? Kremlin diz que é "necessário" 'chamar' Trump
A Rússia reconheceu hoje que uma cimeira entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e norte-americano, Donald Trump, será necessária e importante para acabar com a guerra na Ucrânia.

Ucrânia pressiona Putin a reunir-se com Zelensky em Istambul
A Ucrânia considerou hoje que o Presidente russo, Vladimir Putin, demonstrará em definitivo que não quer acabar com a guerra se recusar deslocar-se na quinta-feira a Istambul para negociações com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Putin propõe negociações diretas com a Ucrânia a 15 de maio em Istambul. Volodymyr Zelensky aceita
O presidente russo, Vladimir Putin, propôs este domingo negociações "diretas e sem condições prévias" entre a Rússia e a Ucrânia a 15 de maio em Istambul, adiando até lá a hipótese de um cessar-fogo.

França comemora 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na quinta-feira
O Ministério das Forças Armadas francesas e a Missão da Libertação organizam na quinta-feira a cerimónia do 80.º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa, com um "caráter internacional simbólico" em Paris, segundo o Eliseu.

Zelensky saúda acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou hoje o que considera um acordo "verdadeiramente justo" com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos minerais da Ucrânia, depois de meses de negociações.

Enviado dos EUA a Moscovo descreve reunião com Putin como "convincente"
O enviado especial dos Estados Unidos à Rússia, Steve Witkoff, descreveu como "convincentes" as conversas mantidas com o líder russo, Vladimir Putin, na semana passada, que incluíram medidas para pôr fim à guerra na Ucrânia.

Ataque russo causou "muitos mortos". Rússia acusa Kiev de violar acordo
Um autarca ucraniano denunciou este domingo que um ataque russo causou "muitos mortos" no nordeste da Ucrânia, ao mesmo tempo que a Rússia acusa Kiev de violar as "tréguas energéticas" por ter lançado vários mísseis, no sábado, contra regiões russas.

Enviado de Trump sugere divisão da Ucrânia para a paz: "Algo como Berlim"
O enviado especial do Presidente norte-americano para a Ucrânia, Keith Kellogg, admitiu hoje a divisão do país em três zonas separadas num acordo de paz com a Rússia, comparando a solução com a Alemanha pós-2.ª Guerra Mundial.

Primeira noite sem ataques russos desde acordo para trégua energética
A Ucrânia não registou qualquer ataque de drones russos durante a noite, pela primeira vez desde que foi anunciado um acordo destinado a proibir os ataques a instalações energéticas, disseram hoje as autoridades de Kiev.

30 países e NATO iniciam debate sobre possível mobilização para guerra
Cerca de 30 países iniciaram hoje, em Paris, as discussões finais sobre "garantias de segurança" para a Ucrânia, incluindo uma possível mobilização militar europeia como parte de um futuro acordo de paz com a Rússia.
mais