Meloni afasta participação da Itália em eventual força de paz na Ucrânia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,15 mar 2025 14:07

A primeira-ministra italiana informou hoje outros líderes europeus que o seu Governo não tenciona participar com tropas italianas numa potencial força de paz para a Ucrânia, um dos temas em debate no âmbito de um possível cessar-fogo.

"A primeira-ministra confirmou que a Itália tenciona continuar a trabalhar com os seus parceiros europeus e ocidentais e com os Estados Unidos para definir garantias de segurança credíveis e eficazes, reiterando que não está prevista a participação nacional numa eventual força militar no terreno", afirmou o Governo italiano em comunicado.

Embora a sua presença não fosse ainda certa, Giorgia Meloni acabou por se juntar à cimeira virtual convocada pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e à qual assistiram, entre outros, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Em comunicado, o Governo italiano sublinhou a necessidade de trabalhar em prol de "uma paz justa e duradoura" e "da futura soberania e segurança da Ucrânia", objetivos que Meloni quer abordar com vários parceiros, incluindo os Estados Unidos, com vista a "definir garantias de segurança credíveis e eficazes".

Meloni reiterou que "não está previsto" que as tropas italianas possam participar "numa eventual força militar no terreno", uma hipótese na qual Starmer e Macron, principalmente, estão a trabalhar.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,15 mar 2025 14:07

Editado porSheilla Ribeiro  em  31 mar 2025 21:20

pub.

pub
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.