Trump e Xi concluem reunião sem anúncios após quase duas horas de diálogo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,30 out 2025 8:14

Os Presidentes dos Estados Unidos e da China, Donald Trump e Xi Jinping, concluíram hoje uma reunião de cerca de duas horas em Busan, Coreia do Sul, sem declarações à imprensa ou anúncios formais.

O encontro decorreu numa base aérea da cidade portuária de Busan, no sul da Coreia do Sul, e assinalou o último dia da visita de Trump à Ásia, após passagens pela Malásia e pelo Japão.

A reunião visou estabilizar as relações entre as duas maiores economias do mundo, após meses de crescentes tensões comerciais.

Trump e Xi saíram juntos do edifício onde decorreram as conversações, trocaram palavras à porta e despediram-se com um aperto de mão.

Durante o voo para a Coreia do Sul, Trump indicou aos jornalistas que poderia reduzir algumas das tarifas impostas à China este ano, em troca de cooperação de Pequim no combate ao fentanil.

"Espero reduzir isso, porque acredito que vão ajudar-nos com a situação do fentanil", declarou, acrescentando: "A relação com a China é muito boa."

O encontro contou com a participação dos principais responsáveis económicos e diplomáticos dos EUA, incluindo o representante comercial Jamieson Greer, o secretário do Comércio, Howard Lutnick, o secretário de Estado, Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, a chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles, e o embaixador norte-americano em Pequim, David Perdue.

Na abertura da reunião, Trump declarou tratar-se de "uma honra estar com um amigo", referindo-se a Xi, e assegurou que os dois líderes já concordaram "com muitas coisas".

O Presidente chinês afirmou ser "muito bom voltar a vê-lo, após tantos anos", sublinhando que "é normal que as duas principais economias do mundo tenham fricções de tempos a tempos".

No entanto, acrescentou que os dois países "têm plena capacidade para ajudar-se mutuamente a ter sucesso e prosperar juntos".

Apesar da expectativa de um possível entendimento sobre tarifas, exportações de metais de terras raras, produção de semicondutores ou controlo de substâncias ilícitas, nenhum dos dois líderes prestou declarações após o encontro, e a Casa Branca não divulgou qualquer comunicado imediato.

Trump embarcou no avião presidencial pouco depois do final da reunião, acenando e erguendo o punho ao chegar ao topo da escada do avião, regressando a Washington.

Xi Jinping permanece na Coreia do Sul, onde participará na cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, que arranca oficialmente na sexta-feira.

Durante a viagem para Busan, Trump publicou na rede social que detém, a Truth Social, que os Estados Unidos vão "iniciar testes com armas nucleares em pé de igualdade" com outros países que têm realizado experiências recentes, como a Rússia.

O anúncio não especifica se haverá ensaios com ogivas activas, e o Pentágono não fez até ao momento qualquer comentário.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,30 out 2025 8:14

Editado porAndre Amaral  em  30 out 2025 13:49

pub.
pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.