Artigos sobre VAB
“Em política, não basta realizar, é preciso gerir expectativas” - Francisco Tavares, consultor de Planeamento Estratégico e Políticas Públicas
O Instituto Nacional de Estatística divulgou recentemente as Estatísticas do Mercado de Trabalho, bem como o III Inquérito sobre Governança, Paz e Segurança, dois documentos que tomam o pulso à realidade socioeconómica e às percepções da população sobre aspectos fundamentais da política, democracia e vida em comum. Em análise aos dados, e com foco na juventude, o consultor Francisco Tavares destaca a necessidade de alinhar políticas públicas com as expectativas dos jovens para evitar a sua saída do país e melhorar a percepção da população sobre os políticos.
PIB aumentou 7,0% em 2021
Já lá vão 3 anos, em 2021 o Produto Interno Bruto (PIB) evoluiu positivamente, traduzindo-se num aumento de 7,0% face ao ano anterior, o da grande queda por causa da pandemia. A evolução da economia cabo-verdiana, em 2021, deveu-se à reabertura gradual da actividade económica, consequência do avanço da taxa de vacinação e do alívio das restrições e das medidas de contenção.
PIB cresceu 2,7% no 3.º trimestre de 2023
Dados económicos relativos aos três últimos meses do ano foram divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.
PIB cresceu 17,7% em 2022
Quase todos os sectores contribuíram para este aumento do Produto Interno Bruto, excluído o da construção e o da administração pública, que tiveram resultados negativos. Nunca a riqueza nacional tinha registado uma subida desta dimensão.
Contas nacionais trimestrais: PIB cresceu 5,7% no último trimestre de 2019
O Produto Interno Bruto (PIB) de Cabo Verde registou no 4º trimestre de 2019, uma variação homóloga de 5,7%, em termos reais, taxa, entretanto inferior em 1,3 pontos percentuais face à verificada no 3º trimestre de 2019 que foi de 6,9%.
PIB por ilhas: Sal cai, Boa Vista sobe, Santiago domina
Santiago é a ilha com mais peso no PIB de Cabo Verde, segundo os dados de 2017 apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatística – 52%. A segunda ilha que mais contribui para o Produto Interno Bruto, a grande distância, é São Vicente, com 15,5%, e a terceira é o Sal, com 12,6%. Mas o que estes números também revelam é a incapacidade que existe em unir o mercado, a ausência de planificação económica e as falhas em conseguir que todos os cabo-verdianos tenham os mesmos direitos.
mais