Artigos sobre Francisco Carapinha
Xadrez: Federação assina contrato-programa com o Governo na ordem de 2.500 contos
A Federação Cabo-verdiana de Xadrez já dispõe de um contrato-programa celebrado com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) em aproximadamente 2.500 contos, com o objectivo de garantir a continuação da promoção da modalidade.
“Xadrez é a modalidade mais democrática do mundo” – Presidente da FCX
O presidente da Federação Cabo-verdiana, Francisco Carapinha, destaca o papel do Xadrez na promoção da equidade, inclusão e de uma cultura de paz. Declarações feitas à Rádio Morabeza, a propósito do Dia Internacional do Xadrez, assinalado a 20 de Julho.
Mais um
Há duas semanas atrás, com a realização da Fase Preliminar, iniciou-se o ciclo de mais um Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), a prova principal do xadrez nacional, que já vai na sua sexta edição.
Cabo Verde vai participar nas Olimpíadas de Xadrez
A Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) está a preparar uma equipa nacional para participar nas Olimpíadas, a realizarem-se numa das plataformas on-line, de 22 a 30 do corrente mês, organizada da Federação Internacional de Xadrez.
Nota de esclarecimento
Esclarecimento do Ministério do Desporto ao artigo de opinião: "Gala esquece-se do Xadrez", publicado no Expresso das Ilhas e Expresso das Ilhas Online
Cabo Verde acolhe sede da Confederação Lusófona de Xadrez
As federações de xadrez dos países da língua portuguesa, que se encontram a disputar as Olímpidas de Bantumi, na Georgia, já constituíram a Confederação Lusófona de Xadrez, cuja seda será em Cabo Verde.
Francisco Carapinha: “A realização do seminário de Árbitros em Cabo Verde não é produto do acaso, nem sorte de principiante”
Para Francisco Carapinha a realização do seminário de árbitros, no Mindelo, é um marco histórico para o xadrez cabo-verdiano, pois é o primeiro grande evento sob a égide da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) que se realiza no país.
mais