Cabo Verde acolhe sede da Confederação Lusófona de Xadrez

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,1 out 2018 11:53

​As federações de xadrez dos países da língua portuguesa, que se encontram a disputar as Olímpidas de Bantumi, na Georgia, já constituíram a Confederação Lusófona de Xadrez, cuja seda será em Cabo Verde.

Segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez, Francisco Carapinha, a comissão de gestão estará em funções até à Olimpíada de 2020 e é constituída pelos presidentes das federações de Cabo Verde, Brasil, Portugal e Timor-Leste. 

Fazem parte desta confederação as federações de xadrez de Cabo Verde, de Angola, do Brasil, de Macau, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe e de Timor Leste. 

A selecção cabo-verdiana de xadrez encontra-se em Batumi (Georgia) na 43ª Olimpíada de Xadrez, com uma equipa formada pelos xadrezistas Luís Barros, Luís de Pina Fernandes, António Monteiro e Eder Márcio Pereira, delegação chefiada pelo presidente da federação nacional da modalidade, Francisco Carapinha. 

Esta é a primeira aparição de Cabo Verde numa olimpíada da modalidade desde a sua adesão à Federação Internacional de Xadrez (FIDE), votada e aprovada por unanimidade a 11 de Setembro de 2016 em Baku (Azerbaijão), durante o 87º congresso desta organização que regula o xadrez mundial. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,1 out 2018 11:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.