Os campeonatos serão divididos em três escalões a saber:
Iniciados - Jogadores nascidos no ano de 2006 ou depois dele;
Juvenis - Jogadores nascidos nos anos de 2005, 2004, 2003 ou 2002;
Juniores - Jogadores nascidos nos anos de 2001, 2000, 1999 ou 1998.
Os jogos serão disputados em três competições distintas de acordo com os referidos escalões de forma a que no final se apurem os Campeões Regionais do Sal de Iniciados, Juvenis e Juniores.
A participação está aberta a todos os jovens filiados na Federação Cabo-verdiana de Xadrez através da Associação de Xadrez do Sal na corrente época desportiva.
Campeonato Regional do Sal de Veteranos
Na mesma altura e no mesmo local, também organizado pela AXSAL com a colaboração da Câmara Municipal do Sal e da FCX, será disputada a primeira edição do Campeonato Regional do Sal de Veteranos.
Esta competição é aberta a todos os jogadores (nascidos em 1968 ou antes), filiados na Federação Cabo-verdiana de Xadrez através da Associação de Xadrez do Sal na corrente época desportiva.
“Com a realização destes 4 regionais iremos cumprir o nosso plano de actividades realizando os 7 regionais do Sal (Individual Absoluto, Rápidas, Semi-rápidas, Iniciados, Juvenis, Juniores e Veteranos) nesta época desportiva.
Ainda dentro do FXS prevemos a realização de um torneio aberto a todos os xadrezistas, o OPEN SAL 2018 de 30 de Agosto a 2 de Setembro num Resort Group Hotel, em Santa Maria, que anunciaremos em breve”, anunciou o presidente da AXSal, Sidney Spínola.
Que é FXS?
O FXS (Festival de Xadrez do Sal) tem por objectivo desenvolver esta modalidade no Sal, incluído nas Festividades do Município do Sal durante os meses de Agosto e Setembro, em parceria com a Câmara Municipal do Sal, com um leque variado de actividades desde aulas e formações de xadrez, colónias de férias, torneios, divulgando e promovendo sempre o xadrez e será também uma alternativa de ocupação dos tempos livres para as crianças e adolescentes durante as férias escolares.
Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 872 de 14 de Agosto de 2018.