No feminino

PorFrancisco Carapinha,14 mar 2022 8:32

Presidente da Federação Cabo-verdiana de Xadrez

​Numa tentativa de captar, para o xadrez, mais atletas do sexo feminino, a Federação Cabo-verdiana de Xadrez (FCX) instituiu a época de 2022 como sendo o ANO FEMININO.

Uma das consequências dessa decisão federativa é a isenção de taxas de filiação, durante o corrente ano, para todas as atletas do sexo feminino.

Também, pela primeira vez, a FCX vai realizar um Campeonato Nacional Feminino que ocorrerá de 31 de Março a 2 de Abril na ilha do Sal, numa parceria com a Câmara Municipal do Sal e com a Associação de Xadrez do Sal.

Para esta primeiro Nacional feminino, as inscrições já estão abertas a todas as jogadoras filiadas na FCX que sejam nacionais cabo-verdianas ou que estejam registadas na Federação Internacional de Xadrez (FIDE) com a bandeira de Cabo Verde.

A competição decorrerá na Biblioteca Jorge Barbosa, em Espargos, e será disputada no sistema de todos contra todos (round Robin), caso o número de inscritas seja igual ou inferior a seis ou no sistema suíço para um número de inscrições superior àquele valor.

Um dos objectivos deste Campeonato, além do fomento e divulgação da modalidade junto da juventude e essencialmente do sector feminino, é também o de pré-seleccionar as atletas que farão parte de uma equipa nacional que eventualmente venha a participar nas Olimpíadas femininas que se devem realizar este ano.

Participar neste Campeo­nato Nacional Feminino é condição obrigatória para poder vir a fazer parte dessa eventual equipa nacional.

A participação feminina também tem sido uma preocupação da FCX na organização e realização do CABO VERDE OPEN 2022 que decorrerá na Cidade do Mindelo de 22 a 30 de Abril próximos.

Com efeito, olhando para o leque de jogadoras confirmadas encontramos:

Uma campeã do mundo Sub-10 em 1995 e Campeã da Europa Sub-18 em 2000 (Alina l’Ami da Roménia);

Uma jogadora da equipa Olímpica da Venezuela (Tilsia Varela);

Uma jogadora que foi 8 vezes campeã de Portugal e é considerada a melhor jogadora lusa de todos os tempos (Catarina Leite);
Uma jogadora tricampeã africana de juniores (2013, 2014 e 2016), Campeã de África da zona 4.3 (2019) e Penta campeã Feminina de Angola (2013, 2016, 2017, 2018, 2019) – Esperança Caxita.
A 3.ª classificada no nosso campeonato Nacional Individual Absoluto (Célia Guevara).
E, é bem provável que até ao fim do período de inscrições tenhamos mais alguma surpresa no campo das jogadoras femininas participantes no nosso CABO VERDE OPEN 2022.

A qualidade evidente destas atletas femininas é quase uma garantia da sua disputa pelos lugares cimeiros da competição, tanto na categoria absoluta como na feminina.

Hoje, 8 de Março de 2022, dia em que escrevo estas linhas, comemora-se mais um Dia Internacional da Mulher, facto pelo qual, a partir desta “tribuna”, desejo as maiores felicidades a todas as mulheres do mundo, em especial aquelas que se esforçam e reinventam para no dia a dia assegurarem o sustento dos seus filhos, aqueles que deveriam ser os Homens de amanhã.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1058 de 9 de Março de 2022.

Autoria:Francisco Carapinha,14 mar 2022 8:32

Editado porAndre Amaral  em  24 mar 2022 9:19