Artigos sobre S. Nicolau
Uma viagem literária de Madalena Neves no tempo
A literatura, independentemente da forma que assuma, é expressão do social, isto é, permite aproximar-se do social, captá-lo, capturá-lo e lê-lo, através das manifestações escritas em poesia ou em prosa, socorrendo-se de instrumentos analíticos adequados.
Há Taça
Iniciou-se em S. Nicolau, no passado dia 6 de Abril, a Fase Regional da II Taça de Cabo Verde, competição que irá terminar com a realização, de 2 a 4 de Junho próximos, no concelho de S. Salvador do Mundo da Fase Nacional.
“Os sucessivos governos não têm sido nada solidários com S. Nicolau”
As festas do Município da Ribeira Brava que decorrem desde o início do mês até 7 de Dezembro, em meio de várias actividades culturais, desportivas e inaugurações, deram ensejo para esta entrevista com o presidente da edilidade local, cuja tónica mais marcante é o velho problema de sempre: a precária e irregular ligação marítima e aérea de S. Nicolau com outras ilhas. “Eu penso que resolvendo o problema dos transportes tanto aéreo como marítimo, S. Nicolau e Ribeira Brava em particular têm um grande contributo a dar para o desenvolvimento deste país”, considera José Martins.
Recordando Miguel João Fortes
Exímio artesão - mestre/formador na cestaria e tecelagem nascido na ilha de São Nicolau deixa um legado artístico de valor inestimável.
290 anos da Vila da Ribeira Brava: 30/08/1731 – 30/08/2021
O antigo Município de São Nicolau e o seu povoado principal, a Ribeira Brava, mergulham as suas raízes históricas, na memória das administrações camarárias de Cabo Verde com caraterísticas semelhantes às de todas as ilhas atlânticas, colonizadas pelos portugueses, desde o século XV.
INTERILHAS, uma crónica de desassossego
É madrugada do segundo dia de esperança para viajar de S. Vicente para S. Nicolau. Este é o nosso quotidiano insular para quem tem que viajar desta ilha para as demais que lhe estão a Nordeste e Sul: S. Nicolau, Sal, Boa Vista e Santiago. Digo de esperança para não dizer de angústia.
Em Abril, Xadrez Mil
A Lusofonia é rica em provérbios, as tais frases que são utilizadas em contextos certos e com sentido lógico para todos. Frequentemente trago aqui à liça alguns desses ditados populares e, até foi com uma dessas frases, há quase 11 anos anos, que iniciei aqui estes meus escritos com uma peça intitulada ”Até ao lavar dos cestos é vindima”.
Arte de aprender e ensinar
Cumpre-se, mais uma vez em abril, o ritual de celebrar o Dia do Professor Cabo-verdiano, evocando o seu patrono Baltasar Lopes da Silva.
Cabo Verde - Perspectivando o relançamento económico após a Covid-19
Na edição 955 do semanário Expresso das Ilhas, teci algumas considerações sobre determinadas consequências económicas do vírus corona e alertei para a necessidade do ponto de vista económico, nos prepararmos para o pós-crise.
O Arquipélago Digital Quanto valem as nossas ilhas no exterior? Ouro!
A ilha precisa evocar a sua história, resgatar os seus valores sociais, económicos e de alta engenharia e lançar-se rumo ao futuro. Tem muito para dar ao arquipélago e ao mundo.
Denúncia
No dia 4 de Novembro, procurei a correspondente da RTC, na Ribeira Brava, São Nicolau, para denunciar aquilo que considero ser um atentado bárbaro, contra o património, entrevista essa que foi prontamente reportada no Jornal da Noite, daquela emissora televisiva.
Preliminar do Nacional Individual de Xadrez
O Mindelo assistiu, no passado fim-se-semana, à fase Preliminar do III Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA) de Xadrez.
Pedro Gregório: o sentido musical da Arquitectura (parte I)
Na acolhedora Cidade do Mindelo, nasce, a 15 de Julho de 1932, Pedro Gregório Lopes, de nome completo, no seio de uma família rural “modesta normal” sanicolaense, de parcos recursos, relativamente numerosa, que emigrara para a ilha de S. Vicente no ano precedente à data do seu nascimento.
Muito xadrez em Cabo Verde
Já consagrados 4 Campeões Regionais de 2018.
Hermano Almeida: o percurso de uma vida marcada pela música (parte I)
Há oito décadas, nascia na então pacata Vila da Ribeira Brava, localizada na ilha de São Nicolau, onde passou a infância e adolescência, Hermano Marciano Almeida Lopes da Silva, de nome completo, filho de D. Ana Almeida, Júnior e de João de Deus Lopes da Silva, mais conhecido por Joãozinho Lopes, irmão mais velho do escritor, advogado e cofundador da revista Claridade, Baltasar Lopes da Silva (1907-1989). Natural da ilha do Chiquinho, a mãe, nascida em 1912, emigra para a ilha de São Vicente, onde viveria a maior parte do tempo, e “devia eu ter os meus 7 anos, quando uma prima dela, Maria Roque, enfermeira, lhe arranjou um lugar de contínuo num escritório, onde trabalhou algum tempo”, dedicando-se, posteriormente, a pequenos negócios, vindo a falecer em 1992.
mais