Artigos sobre S. Nicolau

Cabo Verde - Perspectivando o relançamento económico após a Covid-19
Na edição 955 do semanário Expresso das Ilhas, teci algumas considerações sobre determinadas consequências económicas do vírus corona e alertei para a necessidade do ponto de vista económico, nos prepararmos para o pós-crise.

O Arquipélago Digital Quanto valem as nossas ilhas no exterior? Ouro!
A ilha precisa evocar a sua história, resgatar os seus valores sociais, económicos e de alta engenharia e lançar-se rumo ao futuro. Tem muito para dar ao arquipélago e ao mundo.

Denúncia
No dia 4 de Novembro, procurei a correspondente da RTC, na Ribeira Brava, São Nicolau, para denunciar aquilo que considero ser um atentado bárbaro, contra o património, entrevista essa que foi prontamente reportada no Jornal da Noite, daquela emissora televisiva.

Preliminar do Nacional Individual de Xadrez
O Mindelo assistiu, no passado fim-se-semana, à fase Preliminar do III Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA) de Xadrez.

Pedro Gregório: o sentido musical da Arquitectura (parte I)
Na acolhedora Cidade do Mindelo, nasce, a 15 de Julho de 1932, Pedro Gregório Lopes, de nome completo, no seio de uma família rural “modesta normal” sanicolaense, de parcos recursos, relativamente numerosa, que emigrara para a ilha de S. Vicente no ano precedente à data do seu nascimento.

Muito xadrez em Cabo Verde
Já consagrados 4 Campeões Regionais de 2018.

Hermano Almeida: o percurso de uma vida marcada pela música (parte I)
Há oito décadas, nascia na então pacata Vila da Ribeira Brava, localizada na ilha de São Nicolau, onde passou a infância e adolescência, Hermano Marciano Almeida Lopes da Silva, de nome completo, filho de D. Ana Almeida, Júnior e de João de Deus Lopes da Silva, mais conhecido por Joãozinho Lopes, irmão mais velho do escritor, advogado e cofundador da revista Claridade, Baltasar Lopes da Silva (1907-1989). Natural da ilha do Chiquinho, a mãe, nascida em 1912, emigra para a ilha de São Vicente, onde viveria a maior parte do tempo, e “devia eu ter os meus 7 anos, quando uma prima dela, Maria Roque, enfermeira, lhe arranjou um lugar de contínuo num escritório, onde trabalhou algum tempo”, dedicando-se, posteriormente, a pequenos negócios, vindo a falecer em 1992.
mais