Artigos sobre Câmara Municipal

São Vicente: Regime de duodécimos leva partidos a pedir urgência dos tribunais no processo de perda de mandato
Os partidos representados na Assembleia Municipal de São Vicente pedem aos tribunais uma decisão célere sobre o processo de perda de mandato do presidente da câmara para que haja desencravamento a ilha, que será gerida em duodécimos.

Município de São Vicente fica sob regime de duodécimos durante o ano de 2023
O município de São Vicente vai ser gerido durante este ano de 2023 sob o regime de duodécimos, porque a Câmara Municipal não aprovou os instrumentos de gestão, dos quais o Orçamento Municipal e o Plano de Actividades para 2023.

Associação Taxistas de Praia contra cobrança de 1.500 escudos por frete no aeroporto
De repente, um frete de táxi do Aeroporto Internacional Nelson Mandela, na Praia, para os diversos bairros da capital, que já causava dores de cabeça aos utentes por ter um valor mínimo de mil escudos, passou para mil e quinhentos escudos durante o dia e dois mil escudos à noite. Uma nova “tabela de preços” implementada pelos próprios taxistas, que desagrada a utentes e também à Associação de Taxistas de Praia que se diz contra esse valor e pede às autoridades competentes o estabelecimento de um valor fixo do aeroporto para o centro e a utilização do taxímetro para os táxis que transitam entre os bairros da capital.

Festival Nhu Santu Nomi arranca esta sexta-feira
A Cidade Velha recebe, esta sexta e sábado, 20 e 21, mais uma edição do Festival Nhu Santu Nomi, por ocasião das festividades do município de Ribeira Grande de Santiago.

Festival Nhu Santo Amaro com vários artistas nacionais
O Festival Nhu Santo Amaro que acontece esta sexta e sábado, 13 e 14, vai receber vários artistas cabo-verdianos residentes e na diáspora. Realizado pela Câmara Municipal do Tarrafal , este festival regressa este ano, por ocasião das festas do município.

Tarrafal será palco de encerramento das actividades do Ano das Montanhas
O concelho de Tarrafal de Santiago será palco, no sábado, 17, do encerramento das actividades do Ano das Montanhas.

“Os sucessivos governos não têm sido nada solidários com S. Nicolau”
As festas do Município da Ribeira Brava que decorrem desde o início do mês até 7 de Dezembro, em meio de várias actividades culturais, desportivas e inaugurações, deram ensejo para esta entrevista com o presidente da edilidade local, cuja tónica mais marcante é o velho problema de sempre: a precária e irregular ligação marítima e aérea de S. Nicolau com outras ilhas. “Eu penso que resolvendo o problema dos transportes tanto aéreo como marítimo, S. Nicolau e Ribeira Brava em particular têm um grande contributo a dar para o desenvolvimento deste país”, considera José Martins.

"Nas próximas eleições vamos ter uma mulher à frente de uma lista para a Câmara Municipal"
A autarca de Santa Catarina, Jassira Monteiro, diz ter a certeza que nas próximas autárquicas vai liderar a lista do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago. Quanto à sua gestão diz que passados dois anos o balanço é positivo.

Câmara Municipal tem de aprovar o Orçamento, dizem juristas e o Presidente da ANMCV
Presidente da Câmara Municipal da Praia quer aprovar sozinho o Orçamento Municipal, não o apresentando aos vereadores que compõem a Câmara Municipal. Presidente da Associação Nacional de Municípios e dois juristas analisam a situação e dizem que a situação é inédita em Cabo Verde e que juridicamente tal não é permitido.

MpD promete apresentar queixa crime contra presidente da CMP caso orçamento para 2023 seja aprovado de forma ilegal
Os veresadores do MpD da Câmara Municipal da Praia prometem apresentar uma queixa crime junto da Procuradoria Geral da Praia, caso seja aprovada qualquer deliberação a respeito do Orçamento e respectivo plano de actividades para o ano de 2023, de forma ilegal. Os vereadores afirmam que não existe qualquer ata deliberativa a evidenciar a apreciação, discussão e aprovação de tais instrumentos pela edilidade.

MpD acredita que problema da câmara municipal de São Vicente “não se vai resolver juridicamente”
O coordenador da Comissão Política Concelhia do MpD defendeu hoje, no Mindelo, que o impasse na Câmara Municipal de São Vicente “não se vai resolver juridicamente” já que sempre poderá haver recursos.

“O turismo pode perfeitamente ser o segundo motor do município”
Decorrem desde o início do mês de Julho no concelho de São Lourenço dos Órgãos várias actividades para assinalar as festividades de Nhu San Lorensu e do 17º aniversário da criação do município que culminou esta terça-feira com a tradicional sessão solene comemorativa na sala de conferências do Liceu Luciano Garcia. As duas efemérides deram o mote à entrevista ao edil laurentino que fala do impacto da seca prolongada neste município no interior de Santiago que vive quase exclusivamente da agricultura e pecuária e que se agravou com a pandemia da Covid-19 e a guerra na Ucrânia. Apesar de todos estes desafios, Carlos Vasconcelos perspectiva um futuro mais próspero para o município baseado na agricultura e pecuária com o turismo como segundo motor de desenvolvimento.

“Acredito que resolvendo o problema dos transportes é possível arrancar em grande com o turismo”
Transportes, ligação marítima e ligação aérea são as palavras mais recorrentes nesta entrevista com o edil tarrafalense por ocasião do Dia do Município que se celebrou esta terça-feira, 2 de Agosto. Apesar de a ilha estar situada no coração do arquipélago, nas palavras de José Freitas a deficiente ligação com as outras ilhas continua a ser ainda um grande entrave para o desenvolvimento de São Nicolau cujo potencial turístico é sempre referenciado, embora ainda sem grandes resultados. A redução da captura do atum que é a matéria-prima da fábrica SUCLA, as medidas do governo e da câmara municipal para minimizar os efeitos da pandemia da Covid, da seca prolongada e da escalada de preços provocada pela guerra na Ucrânia são outros temas abordados nesta entrevista.

Tarrafal de Santiago recebe este fim-de-semana 7ª edição do Festival de Peixe
A Câmara Municipal do Tarrafal, através do Pelouro de Juventude, Cultura e Desporto, realiza de sexta a domingo, 05, 06 e 07 deste mês, a 7ª edição do Festival de Peixe, no largo da Casa do Pescador.

Conceitos básicos sobre a Preservação do Património Cultural (I)
“Tivemos um período em que a tendência era apagar, ao ponto de haver uma ideologia de apagar o passado e de construir a prazo coisas que rapidamente desapareciam.”

“Queremos uma agricultura que dê resposta ao mercado, que contribua para a segurança alimentar e que crie rendimento para as famílias”
Com as medidas de desconfinamento as Festas do Município e de Santo António das Pombas iniciadas no dia 2 de Maio decorrem este ano num ambiente mais descontraído, ainda que sem o brilho das festividades anteriores à pandemia. “Não vai haver actividades tão fortes como em outros tempos, mas já é um começo”, relativiza António Aleixo.

TARRAFAL de SANTIAGO: 25 abril 1917 – 25 de abril de 2022 105 anos de História: contributo para o presente e Futuro!
O Concelho do Tarrafal, com uma superfície de 112,4 km2, fica situado no extremo norte da ilha de Santiago, possui 16.620 mil habitantes, que corresponde a 3,4% população de Cabo Verde, segundo o resultado do V recenseamento geral da População e 81% da taxa de urbanização.

Festival de mornas está de volta
Depois de dois anos sem se realizar, devido à pandemia da COVID-19, a Câmara Municipal do Tarrafal de São Nicolau anunciou esta segunda-feira, 4, na sua página do Facebook, o cartaz do Sodad, Festival de Mornas.

“Queremos transformar Tarrafal num município mais aberto ao mundo”
As festividades do Dia do Município e de Nhu Santo Amaro Abade, que se comemora no próximo dia 15 de Janeiro, e que também este ano não terá o brilho de outros tempos devido às medidas de restrição anunciadas pelo governo, deu ensejo a esta entrevista com o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago. José dos Reis fala da situação epidemiológica do concelho, da necessidade de adequar estratégias para mobilizar os jovens a aderirem à campanha de vacinação, enumera as linhas de força do plano de actividades e do orçamento para o ano económico de 2022 e expõe a sua visão para transformar Tarrafal “cada vez mais num município atractivo, moderno e com qualidade de vida”.

Elevar o poder local para outro patamar
No passado dia 15 de Dezembro, completaram-se trinta anos de poder local democrático em Cabo Verde.
mais