Artigos sobre Boa Esperança
Boa Vista: Termina processo de erradicação das barracas e realojamento das famílias de Boa Esperança e Farinação
O Governo concluiu quinta-feira na Boa Vista o programa de eliminação das barracas e realojamento das famílias, tendo sido abrangidas 620 famílias dos bairros da zona sul de Boa Esperança e Farinação, num processo iniciado em 2017.
Câmara da Boa Vista inicia processo de legalização fundiária do bairro da Boa Esperança
A Boa Vista já iniciou o processo de legalização fundiária do bairro da Boa Esperança (BBE). A informação foi avançada esta quarta-feira, 08, pela Câmara Municipal da Boa Vista, num comunicado.
Oitenta e nove famílias resistem a sair das barracas do bairro da Boa Esperança – ministra
A ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação afirmou esta terça-feira que há resistência de 89 famílias em sair das barracas do bairro da Boa Esperança e exigem condições que o ministério não tem condições de corresponder.
Arrancaram as obras da construção da Escola Básica do bairro de Boa Esperança
As obras da construção da Escola Básica do bairro da Boa Esperança, na Boa Vista, já arrancaram conforme o anúncio feito pelo governo na sua página do Facebook. A nova escola vai albergar cerca de 600 alunos.
Boa Vista: Ministro do Turismo anuncia resolução “de vez e imediata” de ligação de água, electricidade e esgotos no bairro de Boa Esperança
Declarações do Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, no final dos dois dias de visita à ilha. Governante anunciou que o projecto será desenvolvido com a Sociedade de Desenvolvimento Turístico das ilhas da Boa Vista e do Maio (SDTIBM) e com a Câmara Municipal da Boa Vista.
Eunice Silva Ministra das Infra-Estruturas, Ordenamento do Território e Habitação: A construção clandestina é um problema nacional e multiplica-se todos os dias
O direito à habitação condigna está salvaguardado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e suportado na Constituição de Cabo Verde, no número um, do artigo 72º, “todos os cidadãos têm o direito a uma habitação condigna”. Os Poderes Públicos têm a incumbência de “promover a criação de condições económicas, jurídicas, institucionais e infra-estruturais, inseridas no quadro de uma política do ordenamento do território e do urbanismo, de maneira a garantir a prossecução deste objectivo”. No entanto, Cabo Verde, apesar dos inúmeros projectos desenvolvidos pelos sucessivos Governos, ainda enfrenta sérios problemas relacionados com a habitação e urbanismo, sobretudo o crescimento progressivo do défice habitacional, que ameaça atingir proporções quase insustentáveis. O êxodo da população para outras ilhas à procura de melhores condições de vida e empregabilidade tem provocado o crescimento espontâneo de assentamentos informais e bairros clandestinos nos grandes centros urbanos cuja infra-estruturação é um imperativo. É neste quadro que se insere o Perfil do Sector da Habitação. O Perfil foi concebido após visitas a todas as ilhas durante o qual foram verificadas as fragilidades dos bairros de lata, com a proliferação de barracas, assentamentos informais e habitações sem casas de banho e com tectos em risco de desabamento. O Governo garante que não pretende afastar as pessoas do seu bairro, nem das suas casas, mas sim proporcionar condições adequadas de habitabilidade. Para perceber o presente e o futuro das questões relacionadas com a habitação, o Expresso das Ilhas falou com Eunice Silva, ministra da tutela.
Câmara suspende alargamento de fornecimento de energia ao bairro da Boa Esperança
A Câmara Municipal da Boa Vista suspendeu o alargamento do fornecimento de energia para mais cinco horas no bairro da Boa Esperança, alegando “falta de meios financeiros”, pois o projecto acarreta “avultados custos aos cofres da autarquia”.
Protecção Civil leva campanha de desinfecção ao bairro de Boa Esperança
A campanha de desinfecção, a decorrer no seguimento das medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus, chegou ao bairro da Boa Esperança, na Boa Vista, tendo a Protecção Civil concluído esta acção na cidade de Sal Rei.
Realojamento na Boa Vista arranca no dia 16
A ministra de Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, disse que o realojamento das mais de 600 famílias do bairro Boa Esperança, na ilha da Boa Vista, deve começar nos próximos dias 16 e 17 de Dezembro, num processo que se prolonga durante todo o ano 2020.
Iluminação pública chegou ao bairro da Boa Esperança
A Câmara Municipal da Boa Vista inaugurou este fim-de-semana a iluminação pública no bairro da Boa Esperança.
Autoridades já identificaram famílias que poderão ser realojadas no Casa Para Todos
Cinco das nove famílias desalojadas do bairro de Boa Esperança, na sequência do incêndio que deflagrou no dia 15, constam do cadastro social e serão realojadas nas habitações do "Casa Para Todos". As restantes serão avaliadas, para se perceber qual a sua situação financeira.
Incêndio no bairro da Boa Esperança deixa 30 desalojados
Cerca de 30 pessoas foram realojadas no polidesportivo Seixal, em Sal-Rei, na ilha da Boa Vista, na sequência do incêndio que deflagrou ontem à noite, no bairro de Boa Esperança, e que consumiu nove barracas. O fogo no bairro da Boa Esperança terá deflagrado na noite desta terça-feira, por volta das 22:00, alegadamente com origem numa vela acesa, numa das barracas.
mais