Muito xadrez em Cabo Verde

PorAntónio Monteiro,13 mai 2018 7:35

Já consagrados 4 Campeões Regionais de 2018.

Com o intuito de apurar os seus campeões regionais e, consequentemente, os seus representantes na Fase Preliminar do II Campeonato Nacional Individual Absoluto (CNIA), as Associações Regionais de xadrez filiadas na respectiva Federação, têm estado em grande actividade nas semanas anteriores, com a realização dos seus Regionais Individuais.

S. Vicente deu o “pontapé de saída” e de 27 a 29 de Abril, o Centro de Estágio da Federação CV de Futebol, foi palco do III Campeonato Regional Individual Absoluto (CRIA) da ilha do Monte Cara onde, surpreendentemente, Hermes Costa, veterano que representa o G. S. Castilho, arrebatou o título de Campeão Regional 2018, destronando assim, Aguinaldo Vera-cruz.

Na 2.ª posição ficou Henry Fernandes e a fechar o pódio Arlindo Fonseca.

Neste torneio são-vicentino, as grandes estrelas foram os aparelhos de telemóvel, pois devido a eles, quatro das partidas terminaram em derrota para os proprietários das máquinas que tocaram ou que ficaram escondidas num dos bolsos do seu dono.

Ainda decorria o Regional de S. Vicente quando, na Biblioteca Jorge Barbosa em Espargos, se iniciou o II CRIA 2018 do Sal que após 6 sessões, sem qualquer surpresa, pois a sua força de jogo é muito superior á dos seus restantes opositores, o MI cubano Mariano Ortega renovou o título conquistado o ano anterior.

Na 2.ª posição ficou Sidney Spínola que, por ser o melhor cabo-verdiano no torneio, ganhou o direito de representar o Sal na fase preliminar do CNIA 2018. A fechar o pódio ficou Célia Rodriguez Guevara, esposa de Ortega.

Ainda não tinha terminado o Regional do Sal, quando a capital iniciou o seu CRIA 2018, o primeiro torneio ali realizado com homologação da Federação Internacional (FIDE).

Sabia-se de antemão que no final do CRIA 2018 a Praia iria ter novo Campeão Regional, pois Luís Barros, o campeão em título, não se inscreveu para defender o que tinha conquistado a época transacta.

No final das 5 rondas, Gil Teixeira, Campeão Nacional de Semi-rápidas em 2017, superiorizando-se à concorrência, conquistou o título de Campeão Regional da Praia 2018, seguindo-se-lhe David Anes Monteiro na 2.ª posição e Daniel Pires no último lugar do pódio.

Em S. Nicolau, no dia 4 de Maio, as portas da Biblioteca Municipal da Ribeira Brava, abriram-se para receber o II CRIA da ilha do Chiquinho, o primeiro torneio realizado naquelas terras com homologação da FIDE. Durante 3 dias, em 5 sessões, 10 jogadores, 9 dos quais dos escalões jovens, disputaram entre si o título de Campeão Regional numa “luta” bastante renhida, obrigando à realização de um match de desempate para saber quem levaria o ceptro.

Iliano Santos, um jovem com apenas 15 anos, vencendo as duas partidas rápidas do match de desempate, acabou por levar a melhor sobre o seu adversário, Nelson Ramos, destronando-o e tornando-se, actualmente, no Campeão Regional mais jovem de Cabo Verde. Nelson Ramos que perdeu aqui o título conquistado o ano anterior, ficou em 2.º lugar e Márcio Santos, embora com o mesmo número de pontos que Mário Monteiro, mas com melhor desempate, fechou o pódio.

Durante estes dias, 72 xadrezistas (23 em S. Vicente, 26 no Sal, 13 na Praia e 10 em S. Nicolau) entraram em competição, demonstrando a vivacidade que o xadrez está a apresentar em Cabo Verde, ombreando com outras modalidades de maior visibilidade.

Expresso da Ilhas soube que o presidente da FCX, Francisco Carapinha, esteve directamente envolvido em todos estes 4 regionais, tendo arbitrado pessoalmente as competições de S. Vicente e de S. Nicolau e desde estas ilhas, á distância, geriu os restantes torneios, divulgando os resultados e elaborando os emparceiramentos publicando-os de forma a que todo o mundo, através do Chess Results, pudesse acompanhar as competições.

O Regional de St. Antão, único ainda por realizar, acontecerá no próximo fim-de-semana na Ribeira Grande.

Autoria:António Monteiro,13 mai 2018 7:35

Editado porAndre Amaral  em  14 mai 2018 12:29