Artigos sobre Pedro Gregório Lopes
Pedro Gregório Lopes apresenta exposição “Rabiskadu_XXIII” em Portugal
O artista plástico cabo-verdiano, Pedro Gregório Lopes, de seu nome artístico GregP apresenta esta sexta-feira, 20, a exposição “Rabiskadu_XXIII”, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, Portugal.
Pedro Gregório Lopes e as Ressonâncias e Flutuações no Oceano da Memória
O título de primeiro arquitecto cabo-verdiano acompanha-o sempre. Desenhou, entre tantas outras obras, o emblemático edifício Galerias e a muito popular Pracinha da Escola Grande (Praça António Lereno, ex- Luis de Camões). Foi também o primeiro arquitecto distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura, atribuído pela Ordem dos Arquitectos de Cabo Verde. Aos 85 anos provou que ainda era tempo da “primeira vez” e inaugurou, no ano passado, a sua primeira exposição de pinturas em Mindelo. Agora, repete o feito na cidade da Praia. Pedro Gregório Lopes apresenta “Ressonâncias e Flutuações no Oceano da Memória” como “uma espécie de reencontro” consigo mesmo.
Pedro Gregório: o sentido musical da Arquitectura (parte I)
Na acolhedora Cidade do Mindelo, nasce, a 15 de Julho de 1932, Pedro Gregório Lopes, de nome completo, no seio de uma família rural “modesta normal” sanicolaense, de parcos recursos, relativamente numerosa, que emigrara para a ilha de S. Vicente no ano precedente à data do seu nascimento.
mais