Artigos de César Isabel da Cruz no nosso arquivo
Laginha, ou Lajinha?
A maior parte das pessoas escrevem a palavra LAJINHA com a letra “G” (LAGINHA), em vez de a escreverem com a letra “J” (LAJINHA), o que não quer dizer que essa forma de escrita, com G, seja correcta.
John
Não é cristão alegrar-se com a desgraça alheia. Mas, não terá havido, na ilha, fiel cristão que não se tivesse alegrado com o inglório fim de John, na fatídica madrugada do dia 25 de Novembro de 1947. O acontecimento foi, até, considerado por muitos, crentes, uma bênção mandada pela mão de Deus. Para outros, fantasiosos, "Face à recusa do governo de Salazar em permitir a descarga em Cabo Verde, o capitão, condoído, agiu intencionalmente, para salvar o povo faminto". Mas, na verdade, o encalhe de John se ficou a dever a inexplicada e grosseira negligência do seu imediato. Bendita negligência!
Uma Carta
É interessante como a gente consegue olhar para as coisas sem as ver.
A justiça da nossa desgraça
Quatro décadas e meia depois da nossa independência, é nisto que estamos. E, periodicamente, por ocasião do Treze de Janeiro e do Cinco de Julho, saímos por aí em discussões estéreis, tipo, qual é primeiro, o ovo ou a galinha, argumentando, uns, que foi o Cinco de Julho, outros, que foi o Treze de Janeiro, que nos trouxe a liberdade. Cinco de Julho ou Treze de Janeiro, ou ambos, o certo é que já temos liberdade. Já somos livres. Somos livres, para viver, e morrer, na miséria, aguardando uma decisão da nossa justiça, que nunca mais chega. E quando chega, chega tarde e a más horas.
Plurin
O Mercado Municipal de S. Vicente, ‘Plurin d’Virdura’, ou, simplesmente, ‘Plurin’, é um dos mais emblemáticos edifícios da Rua d’Lisboa, mesmo para os dias de hoje, mormente para o tempo em que foi construído.
Rua d’Lisboa e eu
Rua d’Lisboa e eu nos conhecemos desde criancinha, não sei precisar exactamente desde quando. Eu sou de Santo Antão. Mas, sabem, os faluchos, as as-secas, e as as-águas, trançaram gente de S. Antão com S. Vicente, que às vezes fica difícil destrinçar, quando é que se é de uma ilha, e quando é que se é da outra.
Rua d’Lisboa
Rua d’Lisboa é, de longe, sem dúvida, a rua mais importante e famosa do Mindelo. Não tão celebrada quanto o ex-libris da ilha-cidade, o Monte Cara, mas nenhuma outra rua ou sítio no Mindelo rivaliza em fama e história com Rua d’Lisboa.
NEM
Os residentes de Rua d’Lisboa, quiçá os mais famosos, eram os sem-abrigo, descompensados, e pedintes, que a cada tempo adoptaram a rua como seu lar. À noite tinham um recanto qualquer na cidade, para dormir. Cada um tinha o seu local de dormida certo, e ninguém ousava tomar o lugar do outro. Era Aibú, Ti Aice, Nem, e mais outros de que não me lembro agora.
A Firma e o Inglês no novo Código Comercial de Cabo Verde
Encontrei-me há dias, por acaso, com um amigo meu que, aproveitando, me foi colocando o problema de ele estar a ter dificuldades na criação de uma empresa. Disse-me que lhe estão a criar problemas, porque não lhe aceitam em inglês a firma da empresa que pretende criar. Ele presta serviços numa área de actividade eminentemente internacional, com clientes maioritariamente estrangeiros. Apreciador da qualidade de serviço da Casa do Cidadão, fui-lhe dizendo que ele aí não teria tido problema algum e que, tendo todos os documentos necessários, e se não encontrasse fila de espera, em menos de uma hora teria a sua empresa criada. Para meu espanto ele retorquiu, mas é precisamente a Casa do Cidadão que me está a criar dificuldades!
O EBITDA nos relatórios e contas das empresas em Cabo Verde
O SNCRF – Sistema Nacional de Contabilidade e de Relato Financeiro, que entrou em vigor em Cabo Verde em Janeiro de 2009, em substituição do PNC – Plano Nacional de Contabilidade, em vigor desde Janeiro de 1984, introduziu no relato financeiro das nossas empresas um indicador relativamente novo entre nós, o EBITDA.
mais