Artigos sobre muro de berlim

EDITORIAL : 13 de Janeiro - Trinta anos depois
Hoje celebra-se o trigésimo aniversário do momento fundante do Cabo Verde moderno, livre e democrático. No distante dia 13 de Janeiro de 1991 realizaram-se as primeiras eleições livres e plurais.

“Há sempre interessados nos ganhos políticos do populismo”
Com uma longa carreira diplomática ao serviço da União Europeia, com passagens, como embaixador, por Cabo Verde, Moçambique, Ucrânia, Bielorrússia e Macedónia, mas também como chefe de missões humanitárias que o levaram à Bósnia e à Croácia, ou à Região dos Grandes Lagos, José Manuel Pinto Teixeira falou com o Expresso das Ilhas sobre alguns dos desafios globais da actualidade.

30 anos depois do triunfo da democracia
A queda do Muro de Berlim significou o triunfo da democracia liberal à escala planetária e, por conseguinte, a derrota dos seus inimigos mais ferozes, como o comunismo da Europa de Leste, os regimes militares da América do Sul e os regimes monopartidários dos países africanos independentistas.

Resiliência democrática precisa-se
O trigésimo aniversário da queda do Muro de Berlim aconteceu no sábado passado, dia 9 de Novembro. Por todo o mundo e em especialmente nas democracias o evento foi saudado com especial relevo nos jornais, rádio e televisão e relembrado em conferências, fóruns e artigos de opinião.

Merkel exorta Europa a defender valores da democracia e liberdade
A chanceler alemã, Angela Merkel, exortou hoje a Europa a defender os valores fundamentais da “democracia e liberdade” durante as comemorações do 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim.

"Vamos conseguir". Lídio Silva recorda a reunificação alemã
A 13 de Agosto de 1961, o governo da então República Democrática Alemã (RDA) iniciava a construção de um símbolo que dividiria o mundo durante os 28 anos seguintes. O Muro de Berlim foi derrubado a 9 de Novembro de 1989. Lídio Silva morava na Alemanha. O histórico da UCID reaviva memórias e relembra o antes e o depois.
mais