Artigos sobre lídio silva
“Não tive a capacidade para fazer a UCID ganhar outra dimensão”
Presidente da UCID desde 2009, depois de uma primeira passagem pela liderança, anos antes, António Monteiro está prestes a deixar o cargo, no congresso marcado para 25, 26 e 27 de Março. Em jeito de balanço, admite ter falhado no objectivo de afirmar o partido fora do círculo de São Vicente, mas realça o aumento do número de votantes na terceira força política nacional. Sobre o caso Amadeu Oliveira, acredita que o deputado apenas está preso porque criticou o sistema de justiça.
Disputa a dois. Futuro da UCID decide-se entre a ruptura e a continuidade
São para já dois os candidatos ao lugar deixado vago por António Monteiro. De um lado, um militante recente, que quer reposicionar o partido. Do outro, o braço-direito do actual presidente, que conta com o apoio das principais figuras do aparelho.
Dia da democracia e da liberdade: O Dia “D”, o antes e o depois
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob a visão de diferentes quadrantes políticos. António Espírito Santo, que integrava o MpD, e Bartolomeu Varela, do PAICV, Lídio Silva, da UCID, e António Jorge Delgado, da Associação Cívica Cristã, são os entrevistados, e falam então dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.
“A nossa democracia não está a ser equacionada como devia”
O 13 de Janeiro de 1991 foi um marco histórico em Cabo Verde. E como em tudo, há um antes e um depois daquele dia “D” (D de democracia). No âmbito das comemorações da emblemática efeméride, o Expresso das Ilhas conversou com quatro personalidades que viveram a data sob diferentes perspectivas. Nesta entrevista, Lídio Silva, então presidente da UCID, fala dos antecedentes, da data e dos 30 anos de democracia em Cabo Verde.
"Vamos conseguir". Lídio Silva recorda a reunificação alemã
A 13 de Agosto de 1961, o governo da então República Democrática Alemã (RDA) iniciava a construção de um símbolo que dividiria o mundo durante os 28 anos seguintes. O Muro de Berlim foi derrubado a 9 de Novembro de 1989. Lídio Silva morava na Alemanha. O histórico da UCID reaviva memórias e relembra o antes e o depois.
mais