Artigos sobre América
Longevidade sobe pelo mundo (e distância entre homens e mulheres diminui)
A longevidade está a aumentar em praticamente todos os países do mundo, enquanto a diferença entre a esperança de vida de homens e mulheres está a diminuir, embora as diferenças entre países e continentes continuem a ser abismais.
Afinal quantos continentes existem?
Quatro, cinco, seis ou sete: quantos continentes há no planeta Terra? O número depende de diferentes perspetivas e dos critérios de classificação utilizados.
Asiáticos e africanos da sub-região são os que se sentem menos integrados em Cabo Verde
A população estrangeira e imigrante que tem como origem a CEDEAO é igualmente a que se sente mais discriminada. Conhecer as características culturais e de integração dos estrangeiros e imigrantes, era um dos objectivos do projecto, além de pretender traçar o perfil sociodemográfico dos estrangeiros/imigrantes e os membros do respectivo agregado familiar; analisar o perfil laboral e a condição económica das comunidades estrangeiras e imigrantes residentes em Cabo Verde; conhecer as condições de habitabilidade, conforto e bens disponíveis; e avaliar a informação relativa à sua entrada e permanência no país.
Com a desglobalização passos falsos pagam-se mais caros
As reuniões de Abril das instituições de Bretton Woods ficaram marcadas pela más notícias que dominam a actual conjuntura mundial.
Crise, perigos e oportunidades
A invasão da Ucrânia pela Rússia a completar quatro semanas amanhã, dia 24, desencadeou uma guerra brutal e destrutiva que não parece ter um fim à vista. A agressão contra a soberania e a integridade territorial da Ucrânia mereceu a condenação da generalidade dos países e provocou uma onda de solidariedade sem precedentes.
Solidariedade com a Ucrânia
A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, dia 24 de Fevereiro. O que já se vinha esperando há algum tempo, mas com esperança que não acontecesse acabou mesmo por se verificar. O choque foi geral com manifestações de repúdio e consternação em todo o mundo, incluindo na própria Rússia.
Dignidade, solidariedade e confiança
A última vaga do coronavírus em Cabo Verde protagonizada pela variante Ómicron parece estar a perder impulso há algumas semanas e o número de novos casos de infecção tem diminuído consideravelmente. O mesmo vem acontecendo em vários países e nos diferentes continentes.
Precaver incertezas futuras
Nos últimos dias o mundo passou a estar outra vez em sobressalto com o aparecimento de mais uma variante do vírus Sars-cov-2. O novo espécime detectado na África do Sul, e já declarado variante de preocupação pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta mais de 30 mutações em relação ao vírus original.
Descoberta revolucionária. Os Vikings chegaram à América há precisamente 1.000 anos
Novas evidências arqueológicas permitiram aos cientistas redefinir a linha do tempo para a presença Viking na América do Norte.
11 de Setembro: 20 anos depois
Há vinte anos atrás as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque caíram na sequência de um ataque terrorista. Aviões comerciais penhados de passageiros foram transformados em mísseis por terroristas e dirigidos contra alvos civis num acto que pela sua ousadia e consequências mudou completamente o mundo.
PAICV e MpD dividem deputados da diáspora
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) divulgou hoje o apuramento geral dos círculos eleitorais no estrangeiro. A entidade informa ainda que depois de concluído o apuramento geral nos dos círculos eleitorais em Cabo Verde não se registaram, até agora, reclamações em relação aos resultados.
EDITORIAL : Pandemia e política externa
A política externa tem sido tema de conversa e controvérsia nas últimas semanas. Depois da demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, na sequência da nomeação de um cônsul honorário considerado controverso por certos sectores da política nacional por causa das suas preferências políticas, ganhou mais força.
[Re]cortes no Tempo : “Valem mais para Cabo Verde cem emigrantes da américa que dez doutores”
Nota prévia Depois de uma pausa de meio ano retomo a escrita na coluna (Re)cortes no Tempo. Terminei com o tema “a palavra proibida” (EI, 15 de junho de 2020) e continuo no campo do interdito: a proibição da entrada de cabo-verdianos analfabetos nos Estados Unidos da América no início do século XX.
EDITORIAL : 2020 em balanço
Entre os acontecimentos de relevo durante o ano de 2020 destacam-se pelas implicações no presente e no futuro a pandemia da Covid-19 e as eleições americanas que deram vitória a Joe Biden.
EDITORIAL : Confiança no processo democrático
A vitória de Joe Biden nas eleições americanas provocou um suspiro de alívio em quase todo o mundo. A perspectiva de finalmente deixar para trás a presidência desastrosa de Donald Trump permite que se encare o mundo com menos incertezas e que se espere da actuação dos Estados Unidos da América, no plano internacional, um efeito congregador de esforços de todos os países na resolução dos problemas globais.
Cabo-verdianos recordam os 19 anos do 11 de Setembro
Na manhã deste mesmo dia, em 2001, as torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, foram atingidas por dois aviões. Um terceiro avião foi lançado contra o Pentágono, nos arredores de Washington, e o quarto caiu na Pensilvânia após uma luta entre os passageiros e os sequestradores.
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit : A digitalização já não é uma questão de “se”, é uma questão de “quando”
Diz que não passa de um “vendedor de bilhetes” (“ticket seller”), mas o irlandês Patrick “Paddy” Cosgrave está na lista dos 100 nomes mais influentes no mundo da tecnologia.
É o sonho que faz andar a estrada
É a capacidade de sonhar e é a coabitação de sonhos que fortalecem a esfera pública. Sem sonhos permanecemos reféns do passado e perdemos de vista o futuro. Parece que é isto que está a acontecer neste momento em Cabo Verde. Mas antes é preciso fazer distinção entre desejos e sonhos. Desejo é a vontade de possuir, de fazer ou de ver realizada alguma coisa; sonho é um ideal que dará sentido à acção. Pelo que se denota que há na nossa comunidade política um excesso de desejos e um vazio de sonhos.
As minhas recordações de Bibinha Cabral
Quando vou ao Tarrafal de Santiago, estando na Achada Carreira ou Achada Tomáz, vendo o caminho que vai ao Curral de Baixo, lembro-me, com saudade, dos meus familiares que ali viviam, entre os quais Bibinha Cabral, madrinha da minha mãe. Curral de Baixo era um antigo povoado que dista alguns quilómetros da Vila, Mangui. As casas ali se distribuíam entre uma ribeira e uma encosta que dá acesso ao Trás os Montes.
Um mundo às avessas
A justiça social fica comprometida nestas circunstâncias que favorecem uns e entalam outros. Por isso, não importa apenas o crescimento económico; é também preciso reforçar o papel do Estado enquanto instrumento de realização do bem comum, capaz de assegurar a dignidade das pessoas pela via do acesso ao emprego, à educação de qualidade, à saúde, à habitação, à segurança social, etc.
mais