Artigos sobre Organização Mundial de Saúde
Cerca de 21 milhões de crianças não foram vacinadas em 2023
Cerca de 21 milhões de crianças não receberam as vacinas previstas em 2023, mais 2,7 milhões do que antes da pandemia de covid-19, um retrocesso nos objectivos globais de imunização que estão longe das metas para 2030.
OMS aprova segunda vacina contra a malária para crianças
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a aprovação de uma segunda vacina contra a malária para crianças, a R21/Matrix-M, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Centro de prevenção de doenças alerta para aumento da Covid na UE
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) alertou hoje para o recente aumento da transmissão do vírus da covid-19 na União Europeia e do Espaço Económico Europeu (UE/EEE).
OMS apela ao investimento urgente em inovação para promover saúde digital
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera urgente aumentar o investimento em inovação e na inclusão de forma a "colher os frutos que a saúde digital tem para oferecer", foi hoje divulgado num simpósio que decorre no Porto.
OMS alerta para "crise humanitária catastrófica" devido a combates no Sudão
A OMS alertou hoje que a situação no Sudão devido ao conflito entre o exército e paramilitares atingiu "níveis muito graves" e sublinhou que o país enfrenta "uma crise humanitária catastrófica" que afectou seis países da região.
OMS declara fim da emergência global de covid-19
A Organização Mundial de Saúde considera que a Covid-19 já não é um caso de emergência de saúde global. A declaração foi feita pelo director-geral da OMS, Tedros Adhanom.
“É muito importante que encontremos uma maneira de continuar a investir na Saúde”
A 7 de Abril de 1948 era criada, no seio das Nações Unidas, uma agência dedicada a melhorar a saúde das populações: a Organização Mundial de Saúde (OMS). 75 anos depois, os ganhos são muitos, mas persistem desafios e a mesma prioridade de alcançar uma cobertura universal de saúde, de qualidade.
“Não sou eu”
Oscilam entre a depressão e a mania, um estado de tristeza e de euforia patológicos. Dois polos opostos no sentir e estar, que dão nome à sua doença. Mas o equilíbrio é possível e necessário, para os outros e também para si mesmos. Porque nos surtos, “não sou eu” dizem, em comum muitos pacientes ouvidos por Marcília Araújo, nas sessões de atendimento psicológico que realiza. No âmbito do Dia Mundial do Transtorno Bipolar, que se assinalou a 30 de Março, a psicóloga e o médico psiquiatra Aristides da Luz falam sobre o transtorno bipolar, uma condição da saúde mental de prevalência elevada e muitos mal-entendidos.
40% dos feridos nos conflitos no Médio Oriente têm menos de 15 anos
Cerca de 40 por cento dos feridos em zonas de conflito, como no Iémen, Síria, Afeganistão ou Somália, entre outros, são crianças menores de 15 anos, advertiu hoje uma especialista da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Se o cérebro não sente dor, porque é que sentimos dor de cabeça?
As dores de cabeça são extremamente comuns e podem assumir muitas formas, desde suaves a debilitantes, durando de minutos a dias. Quando o crânio está com dores, pensa-se que o próprio tecido cerebral deve estar a doer. Mas isso não é provável.
O norovírus está a propagar-se com rapidez. O que sabemos sobre ele e como o evitamos?
Vírus tem sido detectado em crescente número nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Disfunção Eréctil: Rapazes, é preciso falar sobre isto
É um dos problemas de saúde pública de que menos se fala abertamente, ainda rodeado de preconceitos, vergonha, desconhecimento e até um certo escárnio. A disfunção eréctil (DE) tem várias causas físicas e psicológicas, e apesar de ser associado a fases mais tardias da vida, pode afectar homens de todas as idades, e qualquer homem, em certo momento. Ah, e tem tratamento. Quase sempre tem tratamento. É, pois, importante ultrapassar o tabu, quebrar estigmas de masculinidade, apostar na educação sexual e perder o medo de procurar respostas para este problema que condiciona a qualidade de vida de tantas pessoas.
Vacinação contra Covid-19 parou em metade dos países africanos
A vacinação contra a covid-19 parou em metade dos países africanos, enquanto as doses mensais administradas caíram mais de 50% entre Julho e Setembro, disse hoje o departamento africano da Organização Mundial de Saúde (OMS).
UE e OMS alertam para chegada de nova vaga de covid-19 e apelam para vacinação
A União Europeia (UE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) alertaram esta quarta-feira para o aumento dos casos de covid-19, que sugerem ter começado uma nova vaga de infecções, e apelam para o reforço da vacinação.
OMS para a Europa espera aumento de mortes por varíola
A organização sublinha, no entanto, que as complicações graves continuam a ser raras.
Epidemias em África causadas por doenças de origem animal cresceram 63% na última década
A Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou hoje que o número de epidemias em África causadas por doenças com origem em animais cresceu 63% na última década, comparando com a anterior, de 2001 a 2011
Campanha quer sensibilizar para a saúde mental da mulher na gravidez e pós-parto
Para muitas, ter um bebé é de muita felicidade. Por outro lado, algumas mães desenvolvem problemas mentais, podendo ser uma experiência extremamente stressante e estigmatizante. A atenção à saúde mental das gestantes e puérperas é objecto da campanha Maio Furta-Cor que decorre durante o mês de Maio. O Expresso das Ilhas foi conhecer o projecto.
OMS: Uma criança morreu vítima da hepatite aguda de origem desconhecida
Uma criança morreu vítima do misterioso surto de doença hepáticas que está a afectar crianças na Europa e nos Estados Unidos, anunciou a Organização Mundial de Saúde (OMS), sem revelar em que país ocorreu a morte.
Sintomas do Parkinson de que pouco (ou nada) se ouve falar
Um estudo publicado na revista científica JAMA Neurology revela que existem, pelo menos, dois sintomas de demência que, por serem tão comuns, tendem a passar despercebidos. De acordo com um grupo de investigadores da Queen Mary University of London, a epilepsia e a perda de audição podem ser os primeiros sinais de Parkinson, uma doença neurodegenerativa que afecta, sobretudo, o sistema motor.
Uma em cada quatro mulheres já sofreu violência por parte dos companheiros
Um estudo envolvendo 161 países mostra que, em todo o mundo, 27% das mulheres já sofreram violência física ou sexual por parte dos seus parceiros em algum momento da sua vida. Com uma prevalência de 19%, Cabo Verde está abaixo da média mundial e, inclusive, da média europeia (20%). Porém, quando se vai ver apenas as mulheres que sofreram violência no último ano analisado (2018), o cenário cabo-verdiano é mais negativo.
mais