OMS declara fim da emergência global de covid-19

PorExpresso das Ilhas,5 mai 2023 13:54

A Organização Mundial de Saúde considera que a Covid-19 já não é um caso de emergência de saúde global. A declaração foi feita pelo director-geral da OMS, Tedros Adhanom.

"No último ano, o comité de emergência e a OMS têm estado a analisar dos dados com cuidado, considerando quando seria o tempo certo para baixar o nível de alarme. Ontem, o comité de emergência reuniu-se pela 15.ª vez e recomendou-me que declarasse o fim da emergência global. Eu aceitei esse conselho", acrescentou, segundo a Renascença.

Na conferência de imprensa, Tedros Adhanom alertou, no entanto, que a doença continua a ser uma ameaça global à saúde. A OMS declarou oficialmente o início da pandemia a 11 de Março de 2020.

Em Cabo Verde, o primeiro caso de COVID-19 foi reportado a 19 de Março de 2020. Tratava-se de um cidadão inglês, de 62 anos, que chegou à ilha da Boa Vista como turista.

Na sequência, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena durante 15 dias e depois declarou situação de contingência em todo o território nacional, adoptando um conjunto de medidas restritivas.

O primeiro óbito provocado pelo Sars-Cov-2 ocorreu em 23 de Março daquele ano, quando o inglês, reportado como o primeiro caso no país, acabou por falecer.

A declaração da covid-19 como pandemia, pela OMS, ocorreu a 11 de Março de 2020, quadro que é definido como a disseminação mundial de uma nova doença para a qual a maioria das pessoas não têm imunidade.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,5 mai 2023 13:54

Editado porAndre Amaral  em  29 jan 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.