Sintomas do Parkinson de que pouco (ou nada) se ouve falar

PorExpresso das Ilhas,18 mar 2022 9:53

Um estudo publicado na revista científica JAMA Neurology revela que existem, pelo menos, dois sintomas de demência que, por serem tão comuns, tendem a passar despercebidos. De acordo com um grupo de investigadores da Queen Mary University of London, a epilepsia e a perda de audição podem ser os primeiros sinais de Parkinson, uma doença neurodegenerativa que afecta, sobretudo, o sistema motor.

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas analisaram informações médicas de mais de 1 milhão de pessoas que viveram no leste de Londres entre 1990 e 2018. Os dados incluíam 1055 pessoas que desenvolveram Parkinson dentro do período analisado.

Os resultados mostram que os sintomas comuns da doença, como tremuras e perda de memória, eram observados em indivíduos cinco a 10 anos antes da chegada do diagnóstico. Mas foram encontrados outros sinais de alerta da doença: epilepsia e perda auditiva.

Segundo os dados, a perda de audição indiciou um aumento de 66% no risco de Parkinson.

"É possível que este factor represente outro défice no processamento sensorial que ocorre devido à doença de Parkinson, semelhante à deficiência visual", considera a neurologista e principal autora do estudo, Cristina Simonet.

Porém, a associação com a epilepsia foi ainda mais significativa. Pessoas diagnosticadas com esta doença neurológica apresentavam uma probabilidade 2,5 vezes superior de desenvolver Parkinson a qualquer momento.

Outros sintomas de Parkinson, segundo o portal Veja:

-Sintomas do Parkinson

-Tremores involuntários em situação de repouso

-Rigidez muscular

-Lentidão de movimentos

-Passos mais lentos e arrastados

-Perda das expressões faciais

-Depressão

-Dores musculares constantes

-Constipação

Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço. Para a maioria não existe tratamento e também não há uma forma definitiva de prevenir a demência.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo, número que pode chegar os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.

Autoria:Expresso das Ilhas,18 mar 2022 9:53

Editado porA Redacção  em  18 mar 2022 9:53