Artigos sobre OTAN

Parlamento turco adia aprovação do protocolo de adesão da Suécia à NATO
O Parlamento turco adiou hoje a aprovação do protocolo de adesão da Suécia à NATO, etapa restante, juntamente com a aprovação da Hungria, para que o país escandinavo se torne o 32.º membro da Aliança Atlântica.

Parlamento turco inicia discussão sobre adesão da Suécia à NATO
O Parlamento turco vai começar a analisar hoje o protocolo de adesão da Suécia à NATO, suspenso desde Maio de 2022, com possível aprovação prevista para o final do mês.

Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional prevê acordo com a NATO
12 anos depois, o Governo está a recolher subsídios para a elaboração de um Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional devido à situação internacional e às alterações importantes no cenário nacional que implicam a intervenção do Estado e da sociedade nos domínios relevantes para a garantia da segurança nacional. Conforme a ministra Janine Lélis, este Novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional inclui um acordo com a NATO.

Cabo Verde defende na NATO necessidade de bons aliados para segurança colectiva
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, considerou hoje na NATO que são necessários “bons parceiros e bons aliados” para a segurança coletiva.

Turquia deu luz verde à entrada da Suécia na NATO
A Turquia deu luz verde à entrada da Suécia na NATO, anunciou esta quinta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, após a reunião de Ministros da Defesa.

“Se as referências em torno do modelo democrático constitucional começam a ser questionadas, as democracias começam a ficar em perigo”
Francisco Assis, antigo deputado europeu e actualmente presidente do Conselho Económico e Social de Portugal, esteve recentemente em Cabo Verde. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas este político português faz um retrato da situação política internacional desde o extremar dos discursos políticos um pouco por todo o mundo à guerra na Ucrânia passando igualmente pela pressão migratória que se exerce sobre a Europa.

Lituânia sofre nova vaga de ciberataques na véspera de cimeira da NATO
A Lituânia sofreu hoje uma vaga de ataques cibernéticos, na véspera da reunião de líderes da NATO na capital do país, Vilnius, divulgaram as autoridades do Estado báltico.

Polarização que dificulta o avanço do país
Polarização política, confrontos partidários estéreis e falta de consenso em questões-chave da vida dos países têm sido cada vez mais vistos como sinais de grave crise da generalidade das democracias.

Suécia afirma que já cumpriu a sua parte do acordo para entrada na NATO
A Suécia já cumpriu a sua parte do acordo para entrar na NATO, afirmou hoje a ministra sueca para os Assuntos Europeus, descartando que as exigências de países como a Turquia e a Hungria constituam obstáculos ao país.

Lideranças transformacionais precisam-se
O tema liderança recebeu grande cobertura mediática na semana passada. Foi tema de uma cimeira que contou com comunicações do presidente da república e do primeiro-ministro para além de outras personalidades, de masterclasses e tertúlias.

Bandeira finlandesa "levantada na sede da NATO pela primeira vez hoje"
"A Finlândia tem agora os amigos e aliados mais fortes do mundo", completou o secretário-geral da NATO, após ter sido anunciado que o país se tornou oficialmente o 31.º Estado-membro da NATO.

Parlamento finlandês aprova entrada do país nórdico na NATO
O parlamento finlandês aprovou, esta quarta-feira, por larga maioria, a entrada do país nórdico na NATO, para a qual são ainda necessárias as ratificações da Hungria e da Turquia.

Finlândia insiste em adesão conjunta com Suécia à NATO apesar da Turquia
O presidente da Finlândia, insistiu esta segunda-feira que Helsínquia mantém a intenção de aderir à NATO ao mesmo tempo que a Suécia, apesar das declarações feitas domingo pelo homólogo turco, Recep Erdogan, que pretende separar os dois processos.

Em Cabo Verde o ano de 2022 foi fortemente influenciado pelos impactos da guerra na Ucrânia, pelas alterações climaticas e pela Covid-19
A guerra na Síria deu espaço para os russos – agora liderados por Putin – mostrarem ao Mundo que estavam de volta e que teriam de ser levados em conta em quantas situações de crise surgissem.

As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos Russos e dos Ucranianos
A guerra na Ucrânia de algum tempo a esta data deixou de ser apenas uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois ela está a mobilizar todos os atores internacionais de maior influência, porquanto nenhum destes a ela é indiferente. A dinâmica das relações internacionais é hoje particularmente condicionada pelas atitudes e ações à volta deste conflito.

Ministros da Defesa da NATO reúnem-se para reforçar apoio à Ucrânia perante ameaças russas
Os ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúnem-se, hoje e quinta-feira em Bruxelas, para reforçar o apoio à Ucrânia devido às ameaças russas, debatendo ainda a salvaguarda de infra-estruturas críticas como gasodutos europeus.

“Facilitaremos a circulação de estudantes e trabalhadores que queiram residir em Portugal”
Presidente da Assembleia da República Portuguesa esteve em Cabo Verde para participar na Reunião Temática da União Interparlamentar – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ao Expresso das Ilhas falou sobre mobilidade na CPLP e sobre a guerra na Ucrânia.

Um mundo de incertezas
Por esta razão, a estabilidade e a prosperidade das Nações estão em “stand by”. Consequentemente, o mundo vive momentos de escassez de alimentos, uma inflação galopante a nível planetário, um combate sem tréguas ao virus da Covid-19 e os efeitos devastadores do aquecimento global do planeta, um elevado risco para toda a humanidade.

Stoltenberg responsabiliza Putin pela crise alimentar global
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, responsabilizou hoje a Rússia pela crise alimentar global por ter invadido a Ucrânia e assegurou o empenho dos aliados em encontrar soluções para retomar a exportação de cereais ucranianos.

NATO: Reforço das forças de reacção rápida “prontas até ao próximo ano”
As forças de reacção rápida da NATO, que irão aumentar dos actuais 40 mil para 300 mil, estarão “prontas até ao próximo ano” e serão atribuídas a países do leste da Europa, anunciou o secretário-geral da Aliança.
mais