Artigos sobre OTAN

Em Cabo Verde o ano de 2022 foi fortemente influenciado pelos impactos da guerra na Ucrânia, pelas alterações climaticas e pela Covid-19
A guerra na Síria deu espaço para os russos – agora liderados por Putin – mostrarem ao Mundo que estavam de volta e que teriam de ser levados em conta em quantas situações de crise surgissem.

As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos Russos e dos Ucranianos
A guerra na Ucrânia de algum tempo a esta data deixou de ser apenas uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois ela está a mobilizar todos os atores internacionais de maior influência, porquanto nenhum destes a ela é indiferente. A dinâmica das relações internacionais é hoje particularmente condicionada pelas atitudes e ações à volta deste conflito.

Ministros da Defesa da NATO reúnem-se para reforçar apoio à Ucrânia perante ameaças russas
Os ministros da Defesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúnem-se, hoje e quinta-feira em Bruxelas, para reforçar o apoio à Ucrânia devido às ameaças russas, debatendo ainda a salvaguarda de infra-estruturas críticas como gasodutos europeus.

“Facilitaremos a circulação de estudantes e trabalhadores que queiram residir em Portugal”
Presidente da Assembleia da República Portuguesa esteve em Cabo Verde para participar na Reunião Temática da União Interparlamentar – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ao Expresso das Ilhas falou sobre mobilidade na CPLP e sobre a guerra na Ucrânia.

Um mundo de incertezas
Por esta razão, a estabilidade e a prosperidade das Nações estão em “stand by”. Consequentemente, o mundo vive momentos de escassez de alimentos, uma inflação galopante a nível planetário, um combate sem tréguas ao virus da Covid-19 e os efeitos devastadores do aquecimento global do planeta, um elevado risco para toda a humanidade.

Stoltenberg responsabiliza Putin pela crise alimentar global
O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, responsabilizou hoje a Rússia pela crise alimentar global por ter invadido a Ucrânia e assegurou o empenho dos aliados em encontrar soluções para retomar a exportação de cereais ucranianos.

NATO: Reforço das forças de reacção rápida “prontas até ao próximo ano”
As forças de reacção rápida da NATO, que irão aumentar dos actuais 40 mil para 300 mil, estarão “prontas até ao próximo ano” e serão atribuídas a países do leste da Europa, anunciou o secretário-geral da Aliança.

Rússia ameaça com armas nucleares se Finlândia e Suécia aderirem à NATO
O vice-presidente do Conselho de Segurança e ex-presidente russo, Dmitri Medvedev, ameaçou hoje com o destacamento de armas nucleares no Báltico se a Suécia e a Finlândia aderirem à NATO.

O problema não é só com a Ucrânia
Cometem erro de palmatória os que culpam o Ocidente para justificar as preocupações securitárias da actual Rússia. Não explicam por que o Ocidente tem de prestar vassalagem a uma potência só porque ela possui um arsenal nuclear, que mais não é que uma réstia sombria do seu antigo sonho imperial.

Solidariedade com a Ucrânia
A Rússia invadiu a Ucrânia na quinta-feira, dia 24 de Fevereiro. O que já se vinha esperando há algum tempo, mas com esperança que não acontecesse acabou mesmo por se verificar. O choque foi geral com manifestações de repúdio e consternação em todo o mundo, incluindo na própria Rússia.

Compreender o conflito entre a Rússia e a Ucrânia
Numa altura em que todos preparávamos para ultrapassar as adversidades da pandemia (Covid-19), empenharmo-nos na recuperação económica e prepararmo-nos para enfrentar as consequências deste duradouro período de pandemia, eis que constatamos o reacender de um conflito (que já é antigo). De repente, o Covid-19 parece ter deixado de ser um problema comum, passando a ser secundarizado em detrimento de um outro evento.

A guerra das fronteiras entre a Bielorrússia e a União Europeia
A União Europeia, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Canadá impuseram sanções à Bielorrússia por ter causado a aterragem forçada de um avião comercial da Ryanair, em Maio, para prender o jornalista Roman Protasevich. No final de Junho, Lukashenko avisou que a Bielorrússia iria deixar de travar a entrada de requerentes de asilo, de drogas e até de material nuclear na União Europeia. E cumpriu.

“A diferença entre a verdade e a mentira é zero”
Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais, da Universidade Nova de Lisboa, Bernardo Pires de Lima é presença habitual nos media portugueses, na qualidade de comentador da actualidade política internacional. Passou por Cabo Verde a convite da União Europeia e da Presidência, no âmbito da Semana da República, e conversou com o Expresso das Ilhas sobre populismo, nacionalismo e outros ‘ismos’ de um mundo em mudança.

Primeiro-ministro admite adesão de Cabo Verde à NATO
O primeiro-ministro , Ulisses Correia e Silva, admite a possibilidade de Cabo Verde pedir a integração na NATO, tendo em conta a necessidade de parcerias para reduzir vulnerabilidades e face à localização geo-estratégica do arquipélago.

Conselho da ONU reúne de emergência para discutir tensão Rússia/Ucrânia
A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) indicou que foi convocada para hoje uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para discutir a escalada da tensão entre Rússia e Ucrânia.
mais