Artigos sobre wagner
Burkina Faso e Rússia discutem possível cooperação militar
O Presidente de transição do Burkina Faso, Ibrahim Traoré, reuniu-se com o vice-ministro da Defesa russo, Yunus-Bek Evkurov, para discutir uma possível cooperação militar e económica, anunciou hoje a presidência burquinense.
Kremlin nega qualquer envolvimento na alegada morte de chefe do Wagner
A Presidência russa negou hoje qualquer envolvimento na presumível morte do chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, que protagonizou uma revolta contra as chefias militares de Moscovo há dois meses.
Parlamento britânico quer Wagner na lista de organizações terroristas
Uma comissão parlamentar britânica acusou hoje o Governo do Reino Unido de ter "desvalorizado e subestimado" o grupo paramilitar russo Wagner ao longo dos anos e recomendou que o inclua na lista de organizações terroristas.
CEDEAO "preocupada" com presença do grupo Wagner na região
O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está preocupada com a presença de mercenários do grupo russo Wagner na região, nomeadamente no Mali.
“Se as referências em torno do modelo democrático constitucional começam a ser questionadas, as democracias começam a ficar em perigo”
Francisco Assis, antigo deputado europeu e actualmente presidente do Conselho Económico e Social de Portugal, esteve recentemente em Cabo Verde. Nesta conversa com o Expresso das Ilhas este político português faz um retrato da situação política internacional desde o extremar dos discursos políticos um pouco por todo o mundo à guerra na Ucrânia passando igualmente pela pressão migratória que se exerce sobre a Europa.
Rebelião de Prigozhin ameaça estatuto do Grupo Wagner enquanto braço armado informal de Moscovo
O Grupo Wagner (GW) desempenha desde há anos, de forma ambígua e informal, as funções de braço armado de Moscovo no estrangeiro, um estatuto posto em causa pela rebelião liderada pelo seu chefe, Yevgeni Progozhin.
Grupo paramilitar Wagner distancia-se da Ucrânia e vai apostar em África - Bloomberg
Fontes próximas do líder da empresa de segurança privada russa Wagner, Yevgeny Prigozhin, relatam que este vai reduzir as operações militares no leste europeu e apostar no aprofundamento da presença em África, de acordo com a agência de informação financeira Bloomberg
O papel cada vez maior das empresas de segurança privada em África
As empresas privadas de segurança e militares são presença regular em conflitos em todo o mundo. Em África, essas corporações começaram a ser mais visíveis com o papel que tiveram nas guerras civis em Angola e na Serra Leoa.
Rússia, o país que olha para África como um avanço político
O regresso da presença russa a África está marcado pelo investimento, venda de armas e envio de "conselheiros" ou mercenários, com Moscovo a competir com a Europa e a China para o papel de principal parceiro do continente africano.
mais