Artigos sobre espaço schengen
“O grande factor de força, prestígio e relevo de Cabo Verde no mundo é a geopolítica”
O antigo ministro português, empresário e especialista em Segurança Ângelo Correia integrou a comissão de trabalho que elaborou o novo Conceito Estratégico de Defesa Nacional de Cabo Verde, já apreciado positivamente pelo Conselho Superior da Defesa Nacional, e que vai esta semana a debate no Parlamento. De passagem por Cabo Verde, a ocasião foi pretexto para uma conversa onde a Segurança foi o tema central e que começou no plano global, e suas cisões e contradições, passou pelo regional, e pela incapacidade da Europa de se afirmar, e terminou em Cabo Verde. País mais mar do que terra, voltado para o mundo, a sua força “depende da capacidade de encontrar oportunidades exteriores para desenvolver as suas potencialidades internas”, advoga o ex-político. Um país que se quer também cada vez mais forte a nível da sua Segurança e diplomacia securitária e que, garante Ângelo Correia, se vê hoje dotado de um conceito estratégico de defesa nacional holístico, moderno e exigente.
UE simplifica emissão de vistos a cidadãos de Cabo Verde
A Comissão Europeia anunciou hoje que vai simplificar as regras relativas a vistos com Cabo Verde. Entre outras coisas, as taxas vão baixar, o período de validade vai aumentar e a lista de documentos exigidos será simplificada.
Viajar para a União Europeia? Complicado
Que critérios tem a União Europeia para a abertura de fronteiras a países terceiros? É possível a alta de pacientes infectados com covid-19 sem a realização de teste? O ar condicionado pode ser usado durante a pandemia? Perguntas para as quais procuraremos respostas.
Cabo-Verdianos continuarão a precisar de visto para entrar na Suíça
Os cidadãos cabo-verdianos que pretendam entrar na Suíça não ficarão isentos da obrigação de visto. Como membro do espaço Schengen, o país está sujeito às regras europeias nesta matéria. O entendimento que está a ser negociado limita-se a facilitar a emissão de vistos para determinados grupos de pessoas, confirmam as autoridades suíças.
mais