UE simplifica emissão de vistos a cidadãos de Cabo Verde

PorExpresso das Ilhas, Lusa,10 dez 2020 15:12

1

A Comissão Europeia anunciou hoje que vai simplificar as regras relativas a vistos com Cabo Verde. Entre outras coisas, as taxas vão baixar, o período de validade vai aumentar e a lista de documentos exigidos será simplificada.

Em comunicado, o executivo comunitário divulgou ter adoptado propostas do Conselho da UE para concluir e assinar um acordo sobre regras simplificadas de vistos com Cabo Verde.

As novas regras vão reduzir a taxa de visto, simplificar a possibilidade de obter um visto de entradas múltiplas com um período de validade cada vez mais longo e simplificar também a lista de documentos comprovativos a apresentar juntamente com o pedido de visto para cidadãos de Cabo Verde.

O acordo de alteração facilitará ainda mais a emissão de vistos de curta duração aos cabo-verdianos (até 90 dias em qualquer período de 180 dias).

Em 2014, Cabo Verde tornou-se o primeiro país africano a concluir um acordo de facilitação de vistos, em paralelo com um acordo de readmissão, com a UE.

Em Outubro de 2019, o Conselho da UE autorizou a abertura destas negociações com Cabo Verde, as quais foram concluídas em Julho de 2020.

A conclusão deste acordo faz parte de uma Parceria de Mobilidade mais vasta entre a UE e Cabo Verde, em vigor desde 2008, e, escreve a Lusa, reflecte o empenho das partes em promover os contactos interpessoais e a mobilidade mútua num ambiente seguro.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,10 dez 2020 15:12

Editado porAndre Amaral  em  14 set 2021 23:21