Artigos sobre Direito Internacional
“Cabo Verde defende prevenção e resolução de conflitos baseada na Carta das Nações Unidas e no Direito Internacional” – PM
O primeiro-ministro disse hoje que Cabo Verde advoga que a prevenção e a resolução dos conflitos e das guerras, para garantir a paz e a segurança global, devem basear-se na Carta das Nações Unidas e no Direito Internacional.
Fórum Schuman de Segurança e Defesa – uma oportunidade de diálogo com os nossos parceiros
Cabo Verde tem revelado uma resiliência secular, sendo hoje uma democracia madura onde o Estado de Direito e o respeito pelos direitos humanos se encontram assegurados e sendo um exemplo de estabilidade na região
Governo de Cabo Verde: uma posição coerente sobre o Sahara Marroquino
Tenho acompanhado, com alguma estupefação, alguns posicionamentos políticos com a pretensão, clara, de condicionar o Governo, legítimo, da República de Cabo Verde no seu apoio e reconhecimento, inequívoco, à integridade do Reino de Marrocos, incluindo o Sahara Ocidental.
As dinâmicas na política internacional, atualmente uma guerra que não é apenas dos Russos e dos Ucranianos
A guerra na Ucrânia de algum tempo a esta data deixou de ser apenas uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia, pois ela está a mobilizar todos os atores internacionais de maior influência, porquanto nenhum destes a ela é indiferente. A dinâmica das relações internacionais é hoje particularmente condicionada pelas atitudes e ações à volta deste conflito.
Saara Ocidental
Sara Ocidental: a proposta de Marrocos de uma “larga autonomia” para o território é uma solução justa para o diferendo.
Compreender o conflito entre a Rússia e a Ucrânia
Numa altura em que todos preparávamos para ultrapassar as adversidades da pandemia (Covid-19), empenharmo-nos na recuperação económica e prepararmo-nos para enfrentar as consequências deste duradouro período de pandemia, eis que constatamos o reacender de um conflito (que já é antigo). De repente, o Covid-19 parece ter deixado de ser um problema comum, passando a ser secundarizado em detrimento de um outro evento.
Novo director-geral da CPLP será o diplomata são-tomense Armindo Brito Fernandes
O diplomata são-tomense Armindo Brito Fernandes será o novo director-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assumindo o cargo em Fevereiro, anunciou hoje a embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal.
mais