Artigos sobre MNE

Utilidade, coerência e previsibilidade
“O príncipe (…) deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar a si mesmo, e proceder por forma equilibrada, com prudência e humanidade, buscando evitar que a excessiva confiança o torne incauto, e a demasiada desconfiança o faça intolerável.” Nicolau Maquiavel

MNE reconhece “imensos” desafios da diplomacia cabo-verdiana num contexto de “enorme complexidade”
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional reconheceu hoje que os desafios que se colocam à diplomacia cabo-verdiana são imensos perante um contexto internacional de complexidade em que a diplomacia é exercida.

MNE diz que cabo-verdianos em Marrocos não foram directamente afectados pelo sismo
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje que os cabo-verdianos em Marrocos, incluindo estudantes e a comunidade em geral, não foram directamente afectados pelo recente sismo. O Governo está acompanhando de perto a situação, pronto para intervir se necessário.

Empossado o primeiro embaixador residente em Marrocos e novos embaixadores de Angola e junto da ONU
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional deu hoje posse ao primeiro embaixador de Cabo Verde em Marrocos, Elias Andrade, juntamente com os novos embaixadores para Angola, Júlio Morais e junto das Nações Unidas, Tânia Romualdo.

Acordo sobre mobilidade é o chapéu que abre caminho e fixa balizas
A mobilidade é uma ideia antiga no seio da CPLP, mas com a presidência de Cabo Verde tornou-se tema central da Comunidade e culminou, sábado passado, em Luanda, com a assinatura pelos Chefes de Estado e de Governo da CPLP do Acordo sobre a Mobilidade no espaço da comunidade.

Governo traz de volta cabo-verdianos que estavam retidos em vários países africanos
O Ministério dos Negócios Estrangeiros, em parceria com o governo senegalês, organizou no fim de semana mais um voo de repatriamento Dakar/Praia, trazendo 101 cabo-verdianos que estavam retidos em países africanos, como Senegal, Egipto, Marrocos, Guiné-Bissau e Gâmbia.

“O governo mostrou que com a saúde não se brinca” - Gil Évora, PCA Emprofac
A Portaria Conjunta nº 17/2020, do Ministério da Saúde e da Segurança Social e do Ministério da Indústria, Comércio e Energia, publicada no Boletim Oficial nº 53, I Série, de 28 de Abril, aprovou as directrizes para a produção e utilização das máscaras não médicas, de uso social ou comunitárias, a definição das especificações de dimensões e de materiais e ainda os requisitos mínimos ao nível de proteção e à capacidade de filtração e de respirabilidade.

Comissão de Direitos Humanos pede actuação mais concertada
A presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania cabo-verdiana reconheceu esta quarta-feira o “esforço enorme” do país, mas pediu uma “actuação mais concertada” entre os sectores para implementar as medidas de mitigação dos feitos do novo coronavírus.

China garante que nenhum dos 300 estudantes cabo-verdianos ficou infectado
O embaixador da China em Cabo Verde garantiu hoje ao Governo que os mais de 300 estudantes cabo-verdianos na China “cooperaram activamente” com as medidas deste país asiático no controlo à pandemia e que nenhum ficou infectado.

Embaló ameaça prender embaixador que acatar substituição de MNE
Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais da Guiné-Bissau pela Comissão Nacional de Eleições, avisou que vai mandar prender o embaixador do país que acatar a ordem de substituição da chefe da diplomacia, anunciada pelo primeiro-ministro.

Novo director-geral da CPLP será o diplomata são-tomense Armindo Brito Fernandes
O diplomata são-tomense Armindo Brito Fernandes será o novo director-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), assumindo o cargo em Fevereiro, anunciou hoje a embaixada de São Tomé e Príncipe em Portugal.

Morte de Giovani está associada a um motivo fútil e não a ódio racial, considera PJ portuguesa
A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal afasta a suspeita de que a morte do estudante do Instituto Politécnico de Bragança Luís Giovani dos Santos Rodrigues esteja associada a ódio racial, avança o jornal PÚBLICO. O motivo da agressão, que terminou em óbito, terá sido uma futilidade.

MNE quer "esclarecimento total" das circunstâncias da morte de Gionavi
O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, pediu hoje “celeridade” no “esclarecimento cabal” pelas autoridades portuguesas da “trágica” morte de um estudante cabo-verdiano, após violentas agressões em Bragança, Portugal, classificando-as como um “crime bárbaro”.

China, Rússia e Irão realizam exercícios navais conjuntos no golfo de Omã
As marinhas chinesa, russa e iraniana iniciam sexta-feira manobras militares conjuntas no golfo de Omã, anunciou hoje Pequim, numa altura em que se mantém a tensão com Washington acerca do acordo sobre o nuclear iraniano.

MCC descarta terceiro compacto apesar do destaque de Cabo Verde no ranking de indicadores da organização
Cabo Verde destacou-se no ranking de indicadores, referente ao ano 2020, seleccionados pelo Millenum Challenge Corporation (MCC). Entretanto, a organização não prevê um terceiro compacto para o arquipélago, anunciou esta terça-feira a Embaixada dos Estados Unidos da América.

Cabo Verde reconhece a legitimidade do Governo de Aristides Gomes na Guiné-Bissau
O Governo de Cabo Verde “alinha perfeitamente com a comunidade internacional” e reconhece o executivo de Aristides Gomes como o legítimo da Guiné-Bissau.

Negociações para simplificação de vistos Schengen são “culminar do trabalho da diplomacia cabo-verdiana” - MNE
O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE), Luís Filipe Tavares, considera que o mandato que a Comissão Europeia recebeu dos Estados membros para negociar com Cabo Verde vistos de curta duração é o “culminar de um trabalho da diplomacia cabo-verdiana".

Cabo Verde recebe assistência alimentar do Japão
O ministro dos Negócios Estrangeiros e o embaixador do Japão em Cabo Verde rubricaram segunda-feira um acordo por Troca de Notas no âmbito da cooperação financeira não reembolsável em assistência alimentar, no valor de 176 milhões de escudos.

Cabo Verde e Guiné-Bissau facilitam circulação e permanência de cidadãos entre os dois países
Os chefes da diplomacia da Guiné-Bissau e Cabo Verde anunciaram sábado que vão assinar um acordo para facilitar a permanência e residência de cidadãos guineenses e cabo-verdianos em ambos os países.

Estados árabes da região podem garantir sozinhos segurança do Golfo - MNE iraquiano
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraquiano disse hoje que o Iraque e demais Estados árabes do Golfo não precisam que potências estrangeiras garantam a segurança da navegação no Golfo Pérsico.
mais