Artigos sobre Venezuela
Missão de Apuração da ONU pede libertação de todos os presos políticos na Venezuela
A Missão de Apuração dos Factos na Venezuela divulgou um comunicado exigindo a libertação de todos os prisioneiros políticos do país. O grupo elogiou a libertação de 50 detidos arbitrariamente, mas ressaltou que ao todo havia 800 presos por simplesmente discordar do regime do ex-presidente Nicolás Maduro. A nota indica que dentre os detidos estão mulheres e pessoas com problemas de saúde, e que o número de prisioneiros libertados está muito aquém das obrigações internacionais de direitos humanos da Venezuela.
Trump considera a "própria moralidade" como único limite para o seu poder
Donald Trump, defendeu hoje que a sua "própria moralidade" é o único limite ao seu poder enquanto Presidente norte-americano, descartando assim o direito internacional como pretexto para atacar outros países.
Trump diz que controlo sobre Caracas poderá durar "muito tempo"
Os Estados Unidos poderão manter o controlo sobre a Venezuela durante vários anos, afirmou o Presidente norte-americano, Donald Trump, numa entrevista publicada hoje no jornal The New York Times.
Governo venezuelano diz que ataque dos EUA causou pelo menos 100 mortos
Pelo menos 100 pessoas morreram na sequência do ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que levou à captura do Presidente do país, Nicolás Maduro, anunciou o ministro do Interior venezuelano, Diosdado Cabello.
UE mantém contacto com Delcy Rodriguéz mesmo sem a legitimar
A União Europeia (UE) vai continuar a manter contacto com a Presidente interina da Venezuela, Delcy Rodriguéz, como fazia com o anterior Governo, apesar de não reconhecer a sua legitimidade, para salvaguardar interesses e princípios.
Controlo dos EUA na Venezuela ameaça infra-estruturas sensíveis da China
Um jornal de Hong Kong referiu hoje que a tomada do controlo político da Venezuela pelos EUA poderá comprometer infra-estruturas sensíveis da China no país sul-americano, incluindo estações de rastreio de satélites e activos no sector petrolífero.
Governo preocupado com situação na Venezuela
O Governo de Cabo Verde diz-se preocupado com os recentes desenvolvimentos políticos na República da Venezuela e reafirmou o seu compromisso com os princípios fundamentais do direito internacional.
UE quer que transição política na Venezuela inclua líderes da oposição
A União Europeia (UE) defendeu hoje que a transição política na Venezuela deve incluir os líderes da oposição Maria Corina Machado e Edmundo González, após o ataque dos Estados Unidos, que prenderam o Presidente Nicolás Maduro.
CEDEAO e UA evitam condenar ataque dos Estados Unidos à Venezuela
A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reconheceu hoje o direito dos Estados de combater o crime internacional e evitou condenar directamente o ataque norte-americano à Venezuela.
Venezuela: Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de emergência
O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de emergência para discutir a operação militar conduzida pelos Estados Unidos na Venezuela que levou à deposição e captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro, que está detido em Nova Iorque.
Rubio considera prematuro falar de eleições após detenção de Maduro
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, considerou hoje "prematuro" falar de eleições na Venezuela, defendendo que a prioridade dos Estados Unidos passa, nesta fase, pela estabilidade e pela gestão da transição após a detenção de Nicolás Maduro.
Calma tensa na Venezuela um dia após ataque dos EUA e queda de Maduro
Uma calma tensa paira hoje sobre a capital da Venezuela, Caracas, com a maioria das lojas fechadas e pouco movimento nas ruas, um dia após o Presidente, Nicolás Maduro, ter sido deposto e capturado numa operação militar americana.
Venezuela: União Africana pede respeito e vários países rejeitam ataque dos EUA
A União Africana (UA) pediu respeito pelo direito internacional e, embora não tenha condenado diretamente o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, afirmou que os problemas internos do país sul-americano devem ser resolvidos internamente.
Venezuela: Após "rapto", justiça nomeia vice Delcy Rodríguez para a presidência
O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, na sigla em castelhano) decidiu que a vice-presidente executiva Delcy Rodríguez deverá assumir a presidência interina, após a captura do líder Nicolás Maduro pelos Estados Unidos.
Colômbia mobiliza 30 mil soldados para a fronteira com Venezuela
A Colômbia vai mobilizar 30 mil soldados ao longo dos 2.219 quilómetros de fronteira com a Venezuela, para garantir a segurança do país, após os Estados Unidos (EUA) terem capturado o Presidente venezuelano.
Estados Unidos vão "dirigir a Venezuela"
O Presidente norte-americano afirmou hoje que os Estados Unidos vão "dirigir a Venezuela" até estar concluída uma transição de poder e admitiu uma segunda ofensiva contra o país se for necessário.
Trump afirma que Maduro foi "capturado" após ataque dos EUA
O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje que o homólogo da Venezuela, Nicolás Maduro, foi capturado e retirado à força do país, após os Estados Unidos terem realizado um "ataque em grande escala" no país.
Trump deu 'luz verde' a ataques contra alvos na Venezuela há alguns dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou os ataques aéreos dentro do território venezuelano há alguns dias, revelaram dois funcionários norte-americanos à CBS News.
Maduro diz estar pronto para diálogo com EUA
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que está pronto para discutir assuntos relacionados com tráfico de droga, petróleo e acordos económicos com os Estados Unidos, evitando confirmar a realização de um alegado ataque norte-americano em solo venezuelano.
Intervenção armada dos EUA na Venezuela seria "catástrofe humanitária"
O presidente do Brasil, 'Lula' da Silva, alertou hoje, durante a intervenção na abertura da cimeira do Mercosul, em Foz do Iguaçu, que "uma intervenção armada dos Estados Unidos na Venezuela seria uma catástrofe humanitária".
mais
homepage





