Turquia deu luz verde à entrada da Suécia na NATO

PorExpresso das Ilhas,12 out 2023 16:28

A Turquia deu luz verde à entrada da Suécia na NATO, anunciou esta quinta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, após a reunião de Ministros da Defesa.

A Suécia e a Finlândia pediram a adesão em Maio de 2022, menos de três meses depois de a Rússia ter invadido a Ucrânia, pondo termo a uma posição histórica de neutralidade.

A Rússia partilha uma fronteira terrestre com a Finlândia com mais de 1.300 quilómetros e uma fronteira marítima com a Suécia.

A NATO (sigla inglesa da Organização do Tratado do Atlântico Norte) aprovou a adesão da Suécia e da Finlândia na cimeira de Madrid, no final de Junho de 2022.

A aprovação foi feita depois de a NATO ter chegado a um acordo com Ancara para levantar o veto da Turquia, mas o parlamento turco ainda não tinha ratificado a entrada da Suécia.

Ancara tem alegado que Estocolmo protege os membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado um grupo terrorista pela Turquia, que se refugiaram no país nórdico.

A adesão de um novo membro tem de ser aprovada por todos os países da NATO.

A Finlândia tornou-se o 31.º membro da NATO em Abril deste ano.

Antes da invasão de 24 de Fevereiro de 2022, Moscovo exigiu que a NATO garantisse, em forma de tratado, que a Ucrânia e a Geórgia nunca se tornariam membros da aliança.

Exigiu também o recuo da NATO para as posições anteriores a 1997, antes do alargamento da organização ao leste da Europa.

A Aliança Atlântica recusou ambas as exigências.

A Ucrânia formalizou a candidatura à NATO em 30 de Setembro, no dia em que Moscovo anexou as regiões de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia, depois de ter feito o mesmo à Crimeia, em 2014.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,12 out 2023 16:28

Editado porAndre Amaral  em  27 abr 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.