Artigos sobre Aldeias SOS
Março, Mês da Mulher – Mulheres empreendedoras Luísa Lobo uma vida, vários “ramos”
Rosto conhecido do activismo social e ambiental e de múltiplas iniciativas de solidariedade, Maria Luísa Lobo foi, durante muitos anos, Presidente da Fundação das Aldeias SOS em Cabo Verde. Foi também quem lançou um projecto de plantação de árvores fruteiras nas cidades, que se tornou mediático, cativou seguidores e hoje é repercutido por várias pessoas. Mas para lá do seu “rosto” mais visível, é uma empresária de sucesso, dona da Tipografia Santos, uma empresa de referência no sector, em Cabo Verde.
Aldeias SOS apostam em aplicativo para denúncias
As Aldeias SOS Cabo Verde projectam abrir, no próximo ano, as portas na ilha do Fogo e ali fazer “intervenções robustas”. A instituição também pretende ter disponível, ainda no primeiro trimestre de 2023, um aplicativo onde as crianças de todo o território nacional poderão denunciar toda e qualquer forma de violação dos seus direitos e maus-tratos.
Responsabilidade parental. Da consciencialização à Lei, um caminho de mobilização
A campanha Responsabilização Parental, promovida pelas Aldeias SOS, tem vindo a ganhar seguidores e participantes. Além da consciencialização para o cuidado parental, esta mobilização da sociedade pretende também funcionar como um lobby para a discussão e aprovação de um quadro legal que, de facto, responsabilize quem falha nos cuidados para com os filhos.
Edição 1082
As principais linhas do Orçamento do Estado para 2023 fazem a manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas.
Jovem de 16 anos das Aldeias SOS encontrado sem vida no mar de São Francisco
O jovem Nilton Pereira Ferreira, 16 anos, residente na Aldeia Infantil SOS de Assomada, que se encontrava desaparecido desde sábado, 28, foi encontrado sem vida, devendo o corpo ser autopsiado hoje para se apurar as causas da morte.
Aldeias SOS preocupadas com situação de crianças na rua em São Vicente
O director nacional das Aldeias Infantis SOS afirmou hoje que a situação das crianças em situação de rua em São Vicente tornou-se complicada, já que não têm capacidade de total protecção para continuarem a fazer o trabalho na rua.
TIR para suspeito de roubo no aeroporto Cesária Évora
O Tribunal da Comarca de São Vicente decretou Termo de Identidade e Residência e apresentação periódica às autoridades ao homem, de 20 anos, detido no dia 15 deste mês, suspeito da prática de um crime de roubo, num valor superior a 17 mil escudos, anunciou ontem a PJ.
ICCA reduziu em 73% número de crianças em permanência nos centros de emergência
Em 2016 os centros de emergência do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente tinham à sua guarda 193 crianças em situação de risco. Este número registou uma queda em 73%, anunciou a Ministra da Família e Inclusão Social no II Fórum Internacional Cuidados Alternativos de Crianças que termina hoje na cidade da Praia.
Aldeias SOS querem serviços comunitários para responsabilizar pais
O director das Aldeias Infantis SOS disse hoje que a lei sobre a responsabilidade parental incide mais em aspectos financeiros, e defendeu, por isso, a responsabilização de pais incumpridores com prestação de serviços comunitários.
Destaques da edição 898
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à justiça: Lei da Investigação criminal traz mais responsabilidade ao Ministério Público. A Assembleia Nacional vota esta semana a Proposta de alterações à Lei da Investigação Criminal.
mais