Artigos sobre ICCA

Governo aprova PCCS do pessoal do ICCA
O Governo aprovou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Pessoal do Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o respetivo Quadro de Pessoal, de acordo com uma publicação na página do Governo.

Casos de alunas grávidas preocupam direcções de escolas secundárias no interior de Santiago
Apesar das várias campanhas de sensibilização, os casos de alunas grávidas continuam a ser uma preocupação para os responsáveis de estabelecimentos de ensino. Na Escola Secundária Alfredo da Cruz Silva (ESACS), em Santa Cruz, por exemplo, há neste momento 13 alunas grávidas e 36 que já são mães. No concelho de Santa Catarina, pelo menos 10 alunas já são mães e três estão grávidas. Tudo se torna ainda mais preocupante quando a grande maioria foi engravidada por homens mais velhos que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Proposta de Lei de Revisão do Estatuto da Criança apresentada na Praia
Foi apresentado, hoje, na Praia, o anteprojecto da Proposta de Lei de Revisão do Estatuto da Criança e do Adolescente e do anteprojecto da sua Regulamentação.

ICCA quer formar professores do pré-escolar em educação sexual
O Instituto da Criança e do Adolescente (ICCA) vai, no próximo ano, iniciar uma formação em educação sexual destinada a professores em toda a rede pública do ensino pré-escolar. A iniciativa está enquadrada no “Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente 2022-2024” arrancada por essa instituição em Julho último.

Edição 1095
O primeiro hospital privado a surgir em Cabo Verde faz a manchete desta edição do Expresso das Ilhas.

Responsabilidade parental. Da consciencialização à Lei, um caminho de mobilização
A campanha Responsabilização Parental, promovida pelas Aldeias SOS, tem vindo a ganhar seguidores e participantes. Além da consciencialização para o cuidado parental, esta mobilização da sociedade pretende também funcionar como um lobby para a discussão e aprovação de um quadro legal que, de facto, responsabilize quem falha nos cuidados para com os filhos.

ICCA realiza colónia de férias para crianças vulneráveis em Santa Catarina do Fogo
A delegação do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) realiza uma colónia de férias para 40 crianças vulneráveis das comunidades de Achada Furna, Cabeça Fundão e Chã das Caldeiras, do município de Santa Catarina do Fogo.

O Liberalismo nos Costumes em Cabo Verde: entre a Tolerância Tácita e a Revolta conveniente!
“… a morabeza, a nossa morabeza, tinha uma espiritualidade muito própria da alma crioula; uma forma de ser e de estar que transmitia generosidade e inspirava confiança; um estilo peculiar que presenteava amabilidade e cativava quem a descobria.

ICCA apresenta “Plano de Ação Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente 2022-2024”
O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) apresentou hoje, na Praia, o “Plano de Acção Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente 2022-2024”, orçado em 97 milhões de escudos cabo-verdianos. O plano inicia em Julho.

62 crianças foram vítimas de abuso sexual até Abril deste ano
De Janeiro a Abril de 2022, o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente(ICCA) recebeu 62 denúncias de sexual de menor em todo o território nacional. A maioria das vítimas são meninas.

A festa para juntar pequenos e adultos
Celebra-se no dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, uma efeméride que é comemorada anualmente em homenagem às crianças. Este ano para assinalar a data, a Unitel T+, apresenta na Cidade da Praia o Festival Panda para fazer a festa das crianças.

A prioridade do governo é tirar as famílias da pobreza
Erradicar a pobreza extrema e reduzir a pobreza absoluta é o objectivo máximo de Cabo Verde, e todos os sectores trabalham transversalmente para o mesmo desiderato, garante Lídia Lima. O foco são as famílias, em particular as crianças. Em conversa com o Expresso das Ilhas, por ocasião do Dia Mundial da Família, 15 de Maio, a Secretária de Estado da Inclusão Social fala da situação socio-económica das famílias, dos programas em curso e de projectos futuros para proporcionar uma infância tranquila às crianças, trabalhando (também) assim para quebrar os ciclos de pobreza e garantir a continuidade do desenvolvimento do país.

Ilha do Sal tem 65 crianças em situação de risco
O Sal é a ilha com maior número de menores em situação de risco. A informação foi avançada, esta manhã, pela presidente do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), em declarações aos jornalistas à margem da Formação para os Profissionais/Monitores do ICCA em Matéria do Atendimento e do Cuidado.

Mães antes do tempo
Os números sobre gravidez precoce no Inquérito Demográfico de Saúde Reprodutiva III (IDSR) do INE indicavam que em 2018 havia 9.593 grávidas, entre os 10 e os 19 anos. No momento do inquérito, 12% das adolescentes de 15 a 19 anos de idade já tinham tido, pelo menos, um filho (nado-vivo), contra 15,2% em 2005. Três anos depois deste estudo, a gravidez na adolescência continua sendo uma preocupação. Neste sentido, o ICIEG lançou, no passado mês do Julho, a campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”.

ICCA socializa Projecto de Reforço da Capacitação Interventiva e capacitação de crianças
Diminuir o número de crianças e adolescentes na rua, visando a sua reintegração familiar, escolar e profissional. Eis um dos objectivos do projecto de reforço da capacitação interventiva do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, socializado hoje na Praia.

Sozinhos, na rua
São deixados sozinhos em casa. E logo saem para a rua, sozinhos ou na companhia de outras crianças. Horas a fio sem supervisão e cuidado de adultos. Cabo Verde congratula-se por, alegadamente, não ter crianças de rua. Mas parece haver um aumento de crianças que deambulam nas ruas, muitas vezes pedindo dinheiro, por vezes até com incentivo da família...

ICCA regista aumento de crianças vendendo nas ruas devido a fragilidade económica das famílias na Boa Vista
O impacto económico da COVID-19 associado à falta de rendimento das famílias fez aumentar o número de crianças a vender nas ruas da cidade de Sal Rei, e mesmo nos povoados, empurrando-as para o risco deste tipo de trabalho.

PR defende que o Estado tem que apostar muito nas instituições de protecção das crianças
O Estado, na sua vertente social, tem que apostar muito nas instituições de protecção das crianças e defendeu a necessidade de acelerar o processo de vacinação contra a COVID-19

Covid-19 pode levar ao aumento de crianças na rua
Instituições cabo-verdianas admitem a possibilidade da crise provocada pela pandemia aumentar o fenómeno de crianças na rua e o trabalho infantil

ICCA defende responsabilização dos pais e encarregados de educação que deixam menores na rua a pedir dinheiro
O Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) defende a responsabilização dos pais e encarregados de educação por deixarem filhos menores na rua a pedir dinheiro.
mais