Zaida Freitas fez estas declarações à imprensa, esta sexta-feira, no último dia do Encontro Nacional do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), que aconteceu em Santo Antão.
“Assumimos aqui, vivamente, este compromisso entre nós, que, obviamente, só será executado e alcançado se tivermos, portanto, os nossos parceiros também alinhados”, afirmou.
Segundo a responsável, durante os três dias, os participantes vivenciaram intensas trocas de experiências e análises profundas sobre a actuação do ICCA.
“Foi um momento único para reflectir sobre os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas. Neste último dia, as recomendações foram apresentadas como um compromisso coletivo para o futuro da instituição”, refere.
Zaida Freitas sublinha a importância do investimento no fortalecimento do ICCA, e aponta para a necessidade de recursos humanos cada vez mais capacitados.
"É fundamental em praticamente todas as estruturas do ICCA o reforço financeiro, para que possamos ter meios para implementar as nossas acções. Precisamos construir um sistema de protecção robusto e integral, onde todos os parceiros estejam connosco nesta caminhada, que constitui um grande desafio", afirma.
Durante o encontro, também foram empossadas as novas delegadas do ICCA em Santo Antão e São Vicente, Lorena dos Reis e Diva Gomes.O evento reuniu técnicos da instituição para discutir e reflectir sobre políticas e estratégias para fortalecer a protecção das crianças e adolescentes em Cabo Verde.