Artigos sobre Riscos
Um orçamento optimista apesar do clima de incerteza
Três objectivos, cinco prioridades, quase 86 milhões de contos – já são conhecidas as principais directrizes do Orçamento de Estado para o próximo ano. Durante a apresentação do documento, em conferência de imprensa, o ministro das finanças, Olavo Correia, garantiu subida do ordenado mínimo, descida da dívida pública, queda da inflação, aumento do número de beneficiários da pensão social, mais dinheiro para os municípios e subsídio de desemprego para os trabalhadores domésticos.
Riscos e as vulnerabilidades do sistema financeiro aumentaram em 2022
O Relatório de Estabilidade Financeira de 2022, publicado recentemente pelo BCV, identifica as sete principais fraquezas do sistema financeiro cabo-verdiano. Resultados dos stress tests mostram que permanece alta a fragilidade do sistema bancário ao crédito sectorial, principalmente devido à concentração da carteira em grandes devedores.
As principais linhas do Orçamento de Estado para o próximo ano
Quatro pilares e cinco prioridades para responder a seis anos de crise, estas são as directrizes para o Orçamento de Estado de 2023 (OE2023). Como se lê no documento a que o Expresso das Ilhas teve acesso, o orçamento do próximo ano vai continuar as medidas de recuperação económica, priorizar o desenvolvimento social e o rendimento das famílias, promover a confiança e a resiliência da economia e dos cabo-verdianos, incentivar as reformas e a inovação, promover o crescimento sustentável e inclusivo e prosseguir a estabilização gradual das finanças públicas.
mais