Artigos sobre Plano Nacional de Cuidados
O pré-escolar é fundamental para haver igualdade no acesso à educação
O governo vai reforçar durante este ano lectivo as parcerias com as instituições que gerem creches e jardins de infância, cuja responsabilidade de monotorização, certificação e fiscalização é competência do ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.
Uma profissão a ganhar espaço em Cabo Verde, mas existem ainda desafios
O envelhecimento da população traz consigo o aumento da prevalência de pessoas com doenças crónicas incapacitantes, com novas necessidades de saúde e sociais que requerem respostas diversificadas. O grau de dependência destas pessoas leva à necessidade de um cuidador.
Cuidadores vão ter carteira profissional
A ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, avançou hoje que o Sistema de Qualificação Nacional está a criar as carteiras profissionais dos cuidadores formados em 2018.
Universalização do acesso entre os principais desafios do Plano Nacional de Cuidados
A Universalização do acesso, o desenvolvimento do mercado privado do serviço de cuidados, o apoio e reforço às iniciativas das organizações da sociedade civil, são os maiores desafios do Plano Nacional de Cuidados (PNC), disse hoje a directora-geral da Inclusão Social, Mónica Furtado.
ICCA reduziu em 73% número de crianças em permanência nos centros de emergência
Em 2016 os centros de emergência do Instituto Cabo-verdiano da Criança e Adolescente tinham à sua guarda 193 crianças em situação de risco. Este número registou uma queda em 73%, anunciou a Ministra da Família e Inclusão Social no II Fórum Internacional Cuidados Alternativos de Crianças que termina hoje na cidade da Praia.
Este lugar não é para crianças
Cerca de 258 crianças cabo-verdianas vivem em instituições, 56 das quais em centros de emergência onde chegam a viver anos, quando a lei apenas permite, em situações normais, uma permanência de 12 meses. Todos concordam que uma instituição não é lugar para uma criança crescer, mas então porque continuamos a ter estas situações? Porque não há, por exemplo, mais crianças para adopção? O que falha e o que tem sido feito para resolver a “institucionalização” prolongada de crianças?
Plano Nacional de Cuidados: Um país inteiro a cuidar …
A vida é um ciclo. Começa e acaba em vulnerabilidade. Uma necessidade de cuidados que atravessa vários anos e, para algumas pessoas, se mantém toda a vida. Ser cuidado é, na realidade, um direito humano básico. Até agora considerada uma questão essencialmente do foro das famílias, o Plano Nacional de Cuidados (PNC), aprovado em finais do ano passado, assume essa área como uma responsabilidade pública e visa a criação de uma rede de serviços de cuidados. Tenta-se assim garantir esse Direito, ao mesmo tempo que se anteveem ganhos exponenciais, em vários domínios.
Edição 864 – 20 de Junho
Expresso das Ilhas esta quarta-feira nas bancas
Cabo Verde destacado pela criação de incentivos à permanência de alunas grávidas e mães nas escolas
Cabo Verde é um dos 26 países africanos, num total de 55, a registar progressos em relação aos incentivos para a permanência de adolescentes grávidas e mães nas escolas, revela um relatório da Human Rights Watch.
Apresentado Plano Nacional de Cuidados
O Plano Nacional de Cuidados para o triénio 2017/ 2019 é um documento estratégico do Governo, que estabelece objectivos e metas a atingir na implementação de um sistema de cuidados em Cabo Verde. Definição deixada na apresentação do PNC, esta terça-feira, na Praia.
mais