Apresentado Plano Nacional de Cuidados

PorAilson Martins, Rádio Morabeza,21 mar 2018 9:38

Directora geral de Inserção Social, Mónica Furtado
Directora geral de Inserção Social, Mónica Furtado

O ​Plano Nacional de Cuidados para o triénio 2017/ 2019 é um documento estratégico do Governo, que estabelece objectivos e metas a atingir na implementação de um sistema de cuidados em Cabo Verde. Definição deixada na apresentação do PNC, esta terça-feira, na Praia.

A directora geral de Inserção Social, Mónica Furtado, diz que com este documento o objectivo é aumentar a rede de equipamentos de cuidados sociais e também o número de pessoas que prestam serviço nesta área.

"Quer-se melhorar e criar toda a legislação para regulamentar o funcionamento desses serviços, quer-se apostar na formação e capacitação dessa nova categoria profissional que surge com o plano de cuidados, que é cuidadores de infância, cuidadores de pessoas em situação de dependência, quer-se também trabalhar num plano de comunicação que traz para a agenda da discussão a importância dos cuidados e de cuidar das pessoas com dependência enquanto novo pilar da protecção social em Cabo Verde" explica.

O acto oficial de lançamento do Plano Nacional de Cuidados 2017/ 2019 foi realizado esta terça-feira à tarde, pelo Governo, através do Ministério da Família, em parceria com a ONU Mulheres e o Centro de Investigação em Género e Família da Universidade de Cabo Verde

Este sistema permite às pessoas mais vulneráveis e dependentes serem tratados ou auxiliados no acesso a alimentação e vestuário e ao reforço da sua autonomia. O programa reforça o direito de cuidados às pessoas com deficiências e que tem necessidade especial de cuidados e visa reduzir a pobreza e promover a equidade do género, permitindo um desenvolvimento social integral.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Ailson Martins, Rádio Morabeza,21 mar 2018 9:38

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  21 mar 2018 12:31

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.