Artigos sobre Maria José Alfama

Este lugar não é para crianças
Cerca de 258 crianças cabo-verdianas vivem em instituições, 56 das quais em centros de emergência onde chegam a viver anos, quando a lei apenas permite, em situações normais, uma permanência de 12 meses. Todos concordam que uma instituição não é lugar para uma criança crescer, mas então porque continuamos a ter estas situações? Porque não há, por exemplo, mais crianças para adopção? O que falha e o que tem sido feito para resolver a “institucionalização” prolongada de crianças?

ICCA debate melhoria das capacidades de intervenção
A morosidade da justiça é o maior constrangimento que o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), tem enfrentado. A revelação é da presidente do instituto, em declarações aos jornalistas, à margem do 4º Encontro Nacional de Coordenação e Reforço das Capacidades Técnicas de Intervenção do ICCA.

ICCA lança em Maio campanha para identificar famílias de acolhimento
O Instituto Cabo-Verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) vai lançar, em maio, uma campanha para identificar potenciais famílias de acolhimento para as crianças dos centros de emergência infantil, anunciou hoje a presidente da instituição.

Primeira-dama e ICCA pedem respostas sobre desaparecimento de crianças
A primeira-dama e a presidente do ICCA manifestaram ontem a suas preocupação e solicitaram respostas face aos casos de desaparecimentos de crianças no país.
mais