Artigos sobre Giovani
Julgamento da morte Luís Giovani retomado a 17 de Novembro em Bragança
O julgamento da morte do cabo-verdiano Luís Giovani é retomado a 17 de Novembro, depois de o Tribunal de Bragança ter aceitado o requerimento para voltar a ouvir os amigos da vítima, indicou hoje fonte judicial.
Caso Giovani. Sete arguidos vão a julgamento com acusação mais leve
A juíza de instrução decidiu esta segunda-feira levar a julgamento com uma acusação mais leve sete dos arguidos no caso da morte do estudante cabo-verdiano Giovani Rodrigues, em Bragança.
Decisão instrutória do caso Giovani conhecida a 19 de Outubro em Bragança
A juíza de instrução do processo relacionado com a morte do estudante cabo-verdiano Luís Giovani, em Bragança, marcou para 19 de Outubro a decisão sobre se leva a julgamento ou não cinco dos oito arguidos.
O desporto e Giovani
Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu a 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido uma agressão perto de uma discoteca em Bragança onde estivera com amigos. Giovanni de 21 anos, de origem cabo-verdiana, chegou a Portugal em outubro de 2019 para estudar Design de Jogos Digitais e na mala carregava muitos sonhos. No dia 21 de dezembro, quando foi brutalmente espancado, esses sonhos começaram a desaparecer com a sua entrada em coma e subsequente morte dias depois.
Suspeitos da morte de Giovani indiciados por homicídio qualificado
A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal continua a descartar a possibilidade de a agressão que levou à morte de Giovani Rodrigues ter sido motivada por ódio racial. Em conferência de imprensa, esta manhã, a polícia de investigação criminal explicou que os cinco suspeitos, entretanto detidos, estão indiciados pelo crime de homicídio qualificado.
Preservar a cabo-verdianidade
No último fim-de-semana aconteceu algo provavelmente sem precedentes. Cabo-verdianos saíram à rua em protesto em todas as ilhas, em várias cidades portuguesas, em algumas cidades noutras partes da Europa e também em Brockton, nos Estados Unidos da América. Nas manifestações e marchas todos mostravam consternação, indignação e revolta pela vida perdida do jovem estudante Giovani Rodrigues, mas o móbil maior das acções de rua foi protestar contra o racismo que estaria na base da sua morte violenta.
Embaixador de Cabo Verde acredita no empenho das autoridades portuguesas no caso de Giovani
O embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro, afirmou esta quarta-feira que acredita que as autoridades portuguesas “de facto estão empenhadas em esclarecer o mais rapidamente possível” a morte do jovem cabo-verdiano que estudava em Bragança.
Politécnico da Guarda associa-se a marcha por Giovani
O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) vai associar-se à marcha solidária marcada para sábado, naquela cidade, em homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues, anunciou esta quarta-feira, o seu presidente.
Pedido de justiça pela morte de Giovani dá mote a marcha silenciosa em Cabo Verde e na diáspora
A morte do jovem estudante cabo-verdiano em Bragança, Portugal, após ser espancado por um grupo de pessoas, está a causar várias reacções de insatisfação no seio das comunidades cabo-verdianas radicadas mundo fora. Por vários pontos da diáspora e do país, estão a ser organizadas marchas silenciosas para se fazerem sentir as vozes de indignação perante o caso. Só na cidade do Porto já estão confirmadas 230 pessoas, conforme avançam os organizadores.
mais