Artigos sobre Jorge Barbosa
Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas e Políticas Editoriais – Desafios e Oportunidades
A promoção da leitura é um factor essencial para o desenvolvimento de Cabo Verde, indo além da simples acumulação de conhecimento e aumento de capacidades. Ler estimula a criatividade, incentiva o pensamento inovador e ajuda a formar uma base sólida para a procura de soluções criativas e eficazes diante de qualquer desafio.
Insularidade, factor de identidade
É amplamente reconhecido que, em um contexto insular, o espaço físico influencia a economia e molda as características das populações, diferenciando-as das comunidades vizinhas.
Praia respira poesia
O Encontro Internacional de Poesia da Macaronésia visa proporcionar espaços de reunião e de criação literária, no contexto insular atlântico constituído pelos arquipélagos de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores.
Celebremos os 120 anos do Poeta Jorge Barbosa
Comunicação do Prof. Manuel Brito-Semedo durante a tarde cultural realizada esta sexta-feira, no edifício central do ministério das Finanças, na Praia, em homenagem ao poeta Jorge Barbosa
Docente na UNI-CV destaca importância de manter vivo legado deixado pelo poeta Jorge Barbosa
A docente da Cultura Cabo-verdiana na Universidade de Cabo Verde Fátima Fernandes destacou, esta sexta-feira, a importância de se manter vivo o legado deixado pelo poeta cabo-verdiano Jorge Barbosa, sublinhando que a geração actual tem um legado marcante a descobrir.
Cultura e outras derivas
Há muito tempo que não visito publicamente questões sobre a Cultura. Especialmente em Cabo Verde. Perdi o pé, perdi o fio à meada dos meandros por que se cosem hoje as coisas da e sobre cultura: políticas públicas de cultura; práticas de cultura; educação e cultura; economia da cultura; confusões e equívocos terminológicos e conceptuais nesse campo que vão sendo produzidos aqui e acolá.
Diário de António Pedro
Para assinalar os 90 anos da publicação do Diário (Praia, Imprensa Nacional, 1929), e os 110 anos do seu autor, António Pedro [Costa] (Praia, 09.Dez.1909 – Moledo do Minho, 17.Agosto.1966), artista plástico surrealista, homem de teatro, escritor, poeta e jornalista, a Livraria Pedro Cardoso lança no dia 7 de Janeiro, sexta-feira, a edição facsimilada dessa obra, organizada pelo Professor universitário e antropólogo Manuel Brito-Semedo, com apresentação da Professora universitária Elvira Reis.
Preservar a cabo-verdianidade
No último fim-de-semana aconteceu algo provavelmente sem precedentes. Cabo-verdianos saíram à rua em protesto em todas as ilhas, em várias cidades portuguesas, em algumas cidades noutras partes da Europa e também em Brockton, nos Estados Unidos da América. Nas manifestações e marchas todos mostravam consternação, indignação e revolta pela vida perdida do jovem estudante Giovani Rodrigues, mas o móbil maior das acções de rua foi protestar contra o racismo que estaria na base da sua morte violenta.
O Que é Cultura?
No encerramento do Festival do Livro Morabeza – 2019 participarei da conversa com a escritora americana Shauna Barbosa, cabo-verdiana descendente, moderada pela professora Eurídice Monteiro, sobre o tema “Mulher e Cultura”. Preciso de balizas e lembro o meu professor de antropologia Mesquitela Lima, dizendo que Cultura é tudo o que o Homem acrescenta à sua natureza. Nos anos setenta, ou mesmo oitenta e mais, não se associava a mulher às definições pretendidas como universais e é somente a partir da Conferência de Beijing ou muito perto deste evento que o homem, pelo menos para as Nações Unidas, deixa de representar a mulher ou, simplesmente, deixa de ser proclamado sinónimo de humanidade. Maio de 68 estava longe, mas a aprendizagem continuava.
mais