Artigos sobre Maria de Lurdes Caldas
Livro “O Sangue Não Se Lava” de Maria de Lurdes Caldas apresentado hoje na Praia
O livro “O Sangue Não Se Lava – Brancos e Não-Brancos num Arquipélago Mestiço” da historiadora portuguesa Maria de Lurdes Caldas será apresentado esta quinta-feira, 16, na Livraria Pedro Cardoso, na Cidade da Praia.
Um abalo político de grande magnitude
As minhas tardes ao longo do mês de março foram preenchidas pela leitura do livro de Maria de Lurdes Caldas, intitulado A implantação da República em Cabo Verde – Um abalo político de grande magnitude, editado pela Livraria Pedro Cardoso (2022). Foram horas bem passadas, de deleite e de estudo.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora : “Na Praia viveu-se acaloradamente o fim do Antigo Regime e as lutas entre facções liberais”
Segunda e última parte da entrevista à historiadora portuguesa Maria de Lurdes Caldas, autora do livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, galardoado no ano passado com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram nos mais variados domínios – político, intelectual, científico e académico.
Destaques da edição 952
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o Estatuto Especial da Praia: Desenvolvimento ou reforço do centralismo? Poucos temas no espectro político nacional têm gerado uma discussão tão polarizada como a do Estatuto Especial da Praia que o governo quer implementar ainda antes do final da legislatura.
Maria de Lurdes Caldas, historiadora portuguesa : “Pelas mãos de Baltasar Lopes e de Manuel Lopes cheguei a Cabo Verde e guiada por Teixeira de Sousa alcancei o Fogo” (I)
Foi lançado, em Outubro passado, em Lisboa, o livro Os Medina e Vasconcelos - História de uma Família, da autoria da historiadora Maria de Lurdes Caldas, galardoado no mesmo ano com o Prémio Fundação Calouste Gulbenkian de História. Trata-se de uma obra de carácter histórico, pela qual se acompanha o percurso de uma Família oriunda da Madeira que se instalou, na ilha do Fogo, na segunda metade do século XVIII e que deu a Cabo Vede e Portugal inúmeras personalidades que se distinguiram em diferentes domínios – político, intelectual, científico e académico – como Eugénio Tavares, Pedro Cardoso, António Carreira, para além de, entre outros, Henrique de Medina Carreira, o ex-Presidente da República Pedro Pires e o actual Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Destaques da edição 949
Nesta edição, o Expresso das Ilhas destaca o coronavírus, quando mais de 20 pessoas já viajaram da China para Cabo Verde: Quarentena em casa e vigilância diária.
mais