Artigos sobre maurícias
Reino Unido aceita transferir soberania de Chagos para as Maurícias
O Reino Unido chegou hoje a acordo com as Maurícias para a transferência da soberania do arquipélago de Chagos, cuja ilha de Diego Garcia é utilizada como base militar, após dois anos de negociações.
Por uma visão crítica da totalidade da trajectória histórica de Cabo Verde
Já se notam movimentações para dar o tom às comemorações no próximo ano dos 50 anos da independência nacional. Como é prática de outros aniversários do 5 de Julho de 1975 procura-se desde logo salientar o carácter heróico do feito para se proceder à tradicional exaltação dos auto- proclamados protagonistas. E com um sim antecipado à pergunta “se valeu a pena a independência”, faz-se por lhes assegurar gratidão eterna do povo e por colocar as opções tomadas acima de quaisquer críticas.
O turismo e a diferença entre o crescimento e a estagnação
O turismo cabo-verdiano deve diversificar a oferta ou continuará vulnerável aos choques. Esta é uma das ideias defendida no estudo das Nações Unidas sobre o impacto do turismo no desenvolvimento sustentável de Cabo Verde. Os outros dados reforçam o que já se sabia, através das informações fornecidas pelo INE: as ilhas com mais turismo têm um PIB maior, menos desemprego, menos pobreza e mais acesso aos serviços.
A ciência sob aplauso de fracos e poderosos
O 2020 custou muito a dobrar, ano que por todo o chão planetário foi deixando para trás e para a história um gigantesco e arrepiante quadro de destruição como há muito já não se via: vidas apagadas aos muitos e muitos milhares; economias colapsadas ou intensamente abaladas até ao mais profundo dos seus alicerces; dinâmicas de progresso virado retrocesso; grandes sonhos tornados pequenos, ou até mesmo sonhos nenhuns; esperanças congeladas no tempo, sequer sem um fim à vista.
EDITORIAL : Fuga em frente
Cabo Verde celebrou no passado dia 5 de Julho o quadragésimo quinto aniversário da sua independência em circunstâncias únicas. As comemorações aconteceram num momento de pico da epidemia da Covid-19 e numa semana em que os números de casos confirmados no país aproximam-se dos mil e quinhentos, na ilha do Sal e em Santa Cruz o contágio dá sinais de acelerar e só nas ilhas do Fogo e da Brava ainda não se registam casos.
EDITORIAL : Dilemas
Na primeira sessão plenária de Fevereiro da Assembleia Nacional reinou, pelo menos por uma vez, o unanimismo nas posições dos sujeitos parlamentares.
Banco Mundial: Resolver ineficiências na saúde e educação pode poupar a Cabo Verde 2,5% do PIB
Cabo Verde deve melhorar a eficiência e os resultados nos sectores da saúde e da educação, diz o Banco Mundial. O último relatório sobre a Revisão das Despesas Públicas (PER), preparado pela instituição, a pedido do Ministério das Finanças, sublinha que o arquipélago é o país mais endividado da África Subsaariana e corre um alto risco de sobre-endividamento externo.
“Aquilo de que África precisa deve ser escolhido pelos africanos”
Consultor e secretário-geral da Federação Internacional de Empregadores (FedEE), Robin Chater fez carreira em diferentes geografias, apoiando empresas nas áreas da gestão e recursos humanos. Ao Expresso das Ilhas, defende a importância da aposta na pesquisa e desenvolvimento e destaca Cabo Verde pelo caminho que tem feito na valorização dos seus recursos humanos.
O foco nas empresas e a hora dos empresários nacionais
Mesmo a finalizar o ano de 2017, a Câmara de Comércio de Barlavento realizou na cidade do Mindelo uma Ceia de Negócios, um evento que serviu para juntar os empresários, conversar sobre negócios e fechar o ano com um convívio entre pessoas com interesses comuns.
O desenvolvimento das Maurícias como exemplo para Cabo Verde
Antigo presidente da agência promotora de exportações das Maurícias diz que Cabo Verde tem de aproveitar janela de oportunidade
Destaques da edição 840
Nesta edição, a primeira do ano, o Expresso das Ilhas faz manchete coma entrevista a Dev Chamroo, antigo presidente da agência de investimento das Maurícias. “Cabo Verde tem um potencial enorme, é preciso fazer as coisas acontecer”, afirma.
mais