A ciência sob aplauso de fracos e poderosos

PorSilvino de Oliveira Lima,4 jan 2021 7:10

Engenheiro Civil – antigo Ministro das Obras Públicas
Engenheiro Civil – antigo Ministro das Obras Públicas

O 2020 custou muito a dobrar, ano que por todo o chão planetário foi deixando para trás e para a história um gigantesco e arrepiante quadro de destruição como há muito já não se via: vidas apagadas aos muitos e muitos milhares; economias colapsadas ou intensamente abaladas até ao mais profundo dos seus alicerces; dinâmicas de progresso virado retrocesso; grandes sonhos tornados pequenos, ou até mesmo sonhos nenhuns; esperanças congeladas no tempo, sequer sem um fim à vista.

Porém, para a frente, ainda que sabendo não morra a esperança ou que seja ela a última coisa a desaparecer, facto é que ainda persistem negras e espessas nuvens a envolver de cegueira a visão do futuro, a atropelar o bem-estar da nação global, grandes e pequenos estados, ricos e pobres cidadãos, comunidades inteiras, indistintamente. Ou não se estará perante mais um sinal de perigo existencial para a humanidade, ela mesma perfilando-se como sujeito ativo de suas próprias desgraças? Começa-se com a «brincadeira de mau gosto» do nuclear, aplaude a ciência os poderosos, deu no que deu o andar às bombas, e o que ainda se vê é inação para travar, definitivamente, a expansão desses tão perversos e macabros objetos. Degrada o clima global para a situação de caos, como se vê espelhado nas grandes tempestades, inundações, crescendo acelerado da temperatura, secas, incêndios, etc., aponta-se o dedo à concentração carbónica, mas desta vez já não se vê os poderosos a aplaudirem a ciência – tira-lhes o tapete a carbónica! É um facto. Até aqui, sempre que tais desgraças acontecem é quase sempre o mais fraco a apanhar-se na ponta do cano queimando a pele no espraiar do veneno. Porém, coisa curiosa é que desta vez a pandemia veio para a todos envenenar, independentemente da dimensão da geografia ou posse de cada um, país ou pessoa. E quando vacina já surge para se prevenir do mal, eis que mais uma outra coisa curiosíssima acontece: a ciência já sob os aplausos generalizados de fracos e poderosos. Vá-se lá entender o mundo!

De todo o modo, sendo corretíssimo e digno do maior destaque tão raro e grandioso gesto prestado à ciência – como parcas vezes acontece na história –, convenha-se que também merece reverência a coisa rara de se juntarem as mãos de fracos e poderosos no aplauso da causa global que até parece sinal de um tempo novo mais propício ao cumprimento da tríade dos direitos universais do homem – justiça, liberdade, igualdade – que então obriga a remeter para a questão: será que o forte impacto do vírus na correlação de força das economias não terá vindo para acelerar o surgimento de uma nova ordem mundial já em estado avançado de gestação? Sim ou não, o que mais interessa na perspectiva de mais uma grande mudança no xadrez da redefinição dos senhores do mundo é cautela, muita cautela, sobretudo que os mais fracos não se deixem apanhar mais a escavar o fosso da sua própria desgraça. Por uma razão muito simples ainda tão presente na memória coletiva: o legado da Segunda Guerra Mundial que veio pintar de generosas cores a sorte dos povos colonizados que, na prática, viria a revelar-se inconsequente para conter a gula de ardilosas tentativas de transformar os respetivos territórios em terreno fértil de hipocrisia política para perpetuar a exploração e as desigualdades dos povos. Daí que, na hora das grandes transformações globais, não se pode esquecer quanto custou a sorte de grandes paladinos da causa libertadora como Amílcar Cabral, Kwame Nkrumah, Lumumba, Samora Machel e outros, para que as cautelas se redobrem e o sol venha a brilhar, efetivamente, para todo o mundo, em cumprimento dos direitos consagrados na já referida tríada.

Na verdade, quando o contexto atual se agrava com a pandemia e lança sombra sobre o que reservam ao mundo as perspetivas de futuro, é legítimo que as trombetas soem para que, no desespero do corre-corre e puxa-puxa de tapete – para conquistar vantagem própria e nega-la ao próximo – não se atropele perdendo a noção dos valores que fazem grandes as nações e os povos, sobretudo estados frágeis e de pequena dimensão como Cabo Verde, que ao mínimo choque vindo do exterior fica a braços para assegurar o legado de gerações e gerações e não tenha de recuar décadas de progresso conquistado no torrar da pele e a custo de muito e muito suor. Infelizmente, o atual momento que o mundo atravessa obriga ser essa a situação do Cabo Verde de hoje, levado a ter que fazer grandes opções e não venha a perder o controlo do seu destino. Porém, não ignorando que é vasto e complexo o quadro de desafios que o país obriga-se a enfrentar, há que convir que o momento é também de oportunidade para a descoberta de pistas novas nunca antes tentada, seja por imperativo de contexto, seja por inércia de ação. Por isso, não obstante a limitação do espaço que impede ir mais a fundo nesta matéria, há dois aspetos que a complexidade do mundo actual obriga a ter em devida conta: melhor conhecimento do mundo para que com ele saiba o país lidar; melhor conhecimento de nós próprios enquanto nação, em prol de orgulho e respeito face ao mundo.

Para o primeiro, por que a limitação de meios freia o acesso aos melhores modelos para a solução de importantes temáticas, só cabe apresentar dois exemplos, um relacionado com os contornos da nossa democracia, outro com as relações laborais, ambos levando a questionar: por que não se vai além dos círculos tradicionais de +cooperação e não se estude experiências como a da Finlândia que está na vanguarda do desenvolvimento, não obstante obrigada a mitigar a sua democracia em prol da segurança das fronteiras face às ambições expansionistas do colosso ex. União Soviética? Por que continuar a indexar o nosso sistema laboral a sistemas que pecam por demasiado conflituosos e inconsequentes quanto à mitigação das desigualdades e não se estude experiência como a da Dinamarca onde o elevado progresso do país – riqueza e equilíbrio social – muito tem a ver com a sua força sindical que advém da habilidade em manter o equilíbrio entre direitos e deveres no trabalho?

Para o segundo aspeto – conhecimento aprofundado da nação –, por que continuar a relegar para plano inferior, ou plano mínimo, a história destas ilhas que poderá enlevar o perfil identitário da nação, quando ainda se ignora a posição de Baltazar Lopes da Silva, «não somos nem europeus nem africanos, somos cabo-verdianos»? Ou a posição das Maurícias, «não somos nem africanos nem indianos, somos mauricianos»? Ou mesmo ainda a do Reino Unido de hoje dizendo «eles os europeus»? Será que tais posições não enlevam a barganha dos negócios? As experiências nos dirão da sua justeza. 

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 996 de 30 de Dezembro de 2020. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Silvino de Oliveira Lima,4 jan 2021 7:10

Editado porAndre Amaral  em  4 jan 2021 7:10

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.