Artigos sobre Doing Business
EDITORIAL : Acabar com as lutas partidárias na administração pública
O impacto das eleições autárquicas e a proximidade das eleições legislativas em Março/Abril já se faz sentir nas estruturas do Estado tanto a nível central como local.
Revolução no sector energético : O antes e o depois do SCADA
Vai ser inaugurado em Março, mas já está em funcionamento. O SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition System) é um investimento público estratégico que, já disse o governo, aperfeiçoa a eficiência na distribuição e permite uma melhor articulação entre a produção e a distribuição da energia eléctrica.
Governo quer saltar, pelo menos, 32 posições no ranking de Doing Business
Já em 2021. O plano do governo é passar do actual 137º lugar no ranking de Doing Business para, pelo menos, a posição 105.
"Cabo Verde é um milagre de originalidade" - Durão Barroso
Durão Barroso, antigo presidente da Comissão Europeia, ex-Primeiro-Ministro de Portugal e actual presidente do Banco Goldman Sachs International, veio a Cabo Verde para falar das grandes tendências que estão em curso, actualmente, a nível global.
“Há mais conversa do que medidas de política”, diz PAICV para justificar perda de competitividade
Declaração política do PAICV atacou as políticas económicas do governo que, defende o maior partido da oposição, levaram à queda do país nos rankings de competitividade e Doing Business.
Lose-lose
Os dados recentes dos relatórios do Doing Business e da Competitividade, que colocam Cabo Verde respectivamente na posição 137 entre 190 países e 112 entre 141, mostram o quão difícil tem sido fazer reformas no país. No início da década, o índice do Doing Business estava em 142.
“Governo tem dado provas de ineficácia e ineficiência das suas medidas de política”, PAICV
Face a descida de Cabo Verde no ranking do Doing Business, o Secretário Geral do PAICV disse que o Governo tem dado provas de ineficácia e ineficiência das suas medidas de política.
Poucas empresas cotadas em Bolsa provocou queda na competitividade, diz governo
A queda de Cabo Verde para a 137ª posição no ranking Doing Business deve-se à escassez de empresas cotadas na Bolsa de Valores, explicou o Ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, que reagia à queda de Cabo Verde no ranking de competitividade elaborado pelo Banco Mundial.
Cabo Verde cai seis lugares no ranking Doing Business
País perde seis lugares em relação ao ano passado. Ranking é liderado pela Nova Zelândia. Singapura e Hong Kong fecham o Top 3. Documento foi lançado hoje, em Washington.
“Não governo a pensar em ciclos eleitorais” - PM
Esta quarta-feira debateu-se, no Parlamento, o estado da nação. Tempo para balanços, para falar do que foi feito e do que ficou por fazer. Para se avaliar a situação do país nas mais diversas áreas: da economia à sociedade, passando pelo emprego, a educação, os transportes, a segurança. Nesta entrevista exclusiva, realizada na passada quinta-feira, o Primeiro-Ministro diz ao Expresso das Ilhas como encontrou o país, como está Cabo Verde agora e qual será o futuro do arquipélago (parte I)
Já é possível pagar impostos online
A partir de agora, já é possível pagar impostos online. O lançamento do novo serviço aconteceu hoje, no Ministério das Finanças, e resulta de uma parceria entre a Direcção Nacional de Receitas do Estado (DNRE) e a Casa do Cidadão.
O objectivo mantém-se: atingir a meta do Top 50 em 10 anos
A melhoria do ambiente de negócios é, para o governo, fundamental. Através de uma resolução do Conselho de Ministros, com data de Novembro de 2016, o Governo instalou uma missão intersectorial para coordenar a agenda de reforma do ambiente de negócios e investimentos. Apesar do progresso na identificação de reformas e na disseminação e comunicação de medidas que foram concluídas e implementadas, que se traduziram essencialmente no levantamento das acções de reforma e na adopção do Plano de Acção para a Competitividade (PAC), o Governo avançou para a criação da Unidade para a Competitividade e do Conselho para a Competitividade, através da resolução nº 29/2018 de 17 de Abril.
Entre pulinhos na classificação e a necessidade de subir a sério
Há uma dinâmica na África subsaariana que Cabo Verde não está a conseguir acompanhar. A recente queda no ranking Doing Business é uma prova. Num ano em que o continente regista mais um recorde de mudanças positivas no ambiente de negócios de vários países, o arquipélago volta a descer na classificação promovida pelo Banco Mundial.
Não há reformas sem sólida vontade política
Os dados do Doing Business 2019 que colocam Cabo Verde na posição 131 entre 190 países não são encorajadores. Há anos que primeiros-ministros e ministros dos sucessivos governos vêm declarando o seu comprometimento na melhoria da competitividade do país e do ambiente de negócios.
Destaques da edição 884
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à posição de Cabo Verde no ranking do Doing Business: Entre pulinhos na classificação e a necessidade de subir a sério.
Cabo Verde desce quatro lugares no ranking Doing Business
“Abertura de empresa” e “Acesso ao crédito” são indicadores que sofreram algumas descidas na avaliação feita pelo Banco Mundial e que levaram Cabo Verde a descer no ranking.
Editorial: Interesses de ocasião
O Presidente da República a discursar na cerimónia de tomada de posse de novos membros do governo pôs enfase na importância da estabilidade política e social do país como factor fundamental para o desenvolvimento. Apontou o desenvolvimento inclusivo, a justiça social, a solidariedade com os mais vulneráveis e o reforço institucional como necessários para se garantir a estabilidade, mas considerou como elemento determinante a Segurança e a Ordem Pública.
O desenvolvimento das Maurícias como exemplo para Cabo Verde
Antigo presidente da agência promotora de exportações das Maurícias diz que Cabo Verde tem de aproveitar janela de oportunidade
Balanço 2017: O fim do Novo Banco e o início da economia azul
O fecho do Novo Banco marca o ano económico em Cabo Verde. O fecho e as repercussões que vão continuar a sentir-se ainda durante bastante tempo. Crescimento, Doing Business, economia azul e desenvolvimento económico local, foram outras das palavras-chaves de 2017.
mais