Artigos sobre balanço 2017
Jorge Santos assinala intensidade do trabalho parlamentar em 2017
O presidente da Assembleia Nacional considera que o ano de 2017 foi “muito interessante e especial” por ser um dos maiores em termos de “intensidade de trabalho legislativo”.
2017 em 25 minutos
O novo ano esta aí. Mas se aquilo que 2018 nos reserva ainda é uma incógnita, esta é a melhor altura para recordar o que de mais importante acontece em 2017. A redacção da Rádio Morabeza compilou 12 meses de notícias em menos de meia-hora..
Os eventos culturais verdianos de 2017. Mindelact, o evento do ano
O ano de 2017 foi pródigo em grandes eventos culturais e desportivos aqui nas ilhas verdianas. Muitos desses eventos já se repetem há muitos anos, em alguns casos, há décadas. O Carnaval do Mindelo, o mais antigo de todos, é já uma festa quase centenária, como também são as celebrações da Passagem do Ano na Baía do Porto Grande. Um pouco por todas as ilhas, as festas juninas e outros santos populares têm as suas raízes perdidas no tempo. Mais recentemente, os festivais de música espalharam-se pelas ilhas e concelhos, desde que um grupo de jovens da cidade do Mindelo resolveu criar na década de 80 do século passado o Festival de Música da Baía das Gatas, seguindo o exemplo de Woodstock, que aconteceu em 1969.
«2017 foi um ano particularmente difícil» - PAICV
A presidente do PAICV disse ontem, na Cidade da Praia, que 2017 foi um ano “particularmente difícil” para as famílias, tendo em conta a perda do poder de compra e o aumento do custo dos bens e dos serviços essenciais.
Balanço 2017: Remodelação governamental, derrota na sub-região e presidentes afectuosos
O último mês do ano acabou por ser um dos mais agitados em termos políticos, com a derrota de Cabo Verde na CEDEAO e a mudança do figurino governamental a marcarem os derradeiros dias de 2017. Mas este foi também o ano do fim do MCA, da queda no índice Mo Ibrahim e da chegada da nova embaixadora da União Europeia.
Balanço 2017: A Seca, o Paludismo e a Matimática E outros destaques de um ano “assim-assim”
Entre altos e baixos, 2017 foi um ano praticamente sem chuva e azágua, trazendo mau prenúncio para 2018 e para o orçamento familiar dos cabo-verdianos. Mas nem a falta de chuva evitou que um surto de paludismo que afectou essencialmente a Praia, com as maiores proporções em quase 30 anos. Em termos de reacção da sociedade civil, os erros dos novos livros de matemática causaram indignação e uma onda de protesto nas redes sociais forçando o governo à sua retirada para reimpressão. Estes são alguns dos destaques deste ano, que ora finda e que não sendo muito trágico, também não foi muito bom.
Balanço 2017: O fim do Novo Banco e o início da economia azul
O fecho do Novo Banco marca o ano económico em Cabo Verde. O fecho e as repercussões que vão continuar a sentir-se ainda durante bastante tempo. Crescimento, Doing Business, economia azul e desenvolvimento económico local, foram outras das palavras-chaves de 2017.
O mundo em 2017. Balanço positivo impossível
Terrorismo, chamas, cheias, secas e fomes marcam um ano em que a ameaça de uma guerra nuclear se torna cada vez mais perto de converter-se em realidade.
Balanço do ano 2017: O ano da literatura
“Mon pays c’est une musique”, escreveu o poeta. E, de facto, a música tem sido o cartão de visita de Cabo Verde no mundo e o sector cultural que mais atenções recebe. Mas este ano a literatura teve uma palavra a dizer. Aliás muitas palavras. O Festival Literatura-Mundo, em Julho, e o Festival Morabeza, entre Outubro e Novembro, foram dois dos principais destaques culturais de um ano em que mais de quatro dezenas de livros foram publicados. Ainda assim, este foi um ano de bons lançamentos discográficos e o regresso dos grandes espectáculos em sala.
Retrospectiva desporto 2017: Gracelino Barbosa é tricampeão do mundo em atletismo
O ano 2017 fica na história do desporto cabo-verdiano marcado ao mais alto nível pelo título de tricampeão do mundo em atletismo conquistado na Tailândia pelo paralímpico Gracelino Barbosa.
Destaques da edição 839
Nesta edição, a última do ano, o Expresso das Ilhas faz manchete com o habitual balanço, recordando assim as principais histórias que fizeram manchete em 2017.
mais