Retrospectiva desporto 2017: Gracelino Barbosa é tricampeão do mundo em atletismo

PorSimão Rodrigues,30 dez 2017 6:17

O ano 2017 fica na história do desporto cabo-verdiano marcado ao mais alto nível pelo título de tricampeão do mundo em atletismo conquistado na Tailândia pelo paralímpico Gracelino Barbosa.

A este feito associam-se ainda acontecimentos de montra mundiais como a final de campeão de África em pesos pesados (boxe) e a vitória da candidatura cabo-verdiana em Djibuti à realização dos I Jogos de Praia’2019, assim como o facto de Cabo Verde ter recebido o II Campeonato da África de Futebol para Cegos.

O ano fica, igualmente, marcado pela visita do presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), Lassana Palenfo e pela reeleição da presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes, para o quadriénio 2017/2021 e pela criação das federações cabo-verdianas de Atletismo, de Natação, de Xadrez, de Ciclismo e pela vinda do presidente da Federação de Esgrima de Itália, Giorgio Scarso, com vista a impulsionar a prática da modalidade no país.


Desporto Paralímpico

Uma vez mais os atletas paralímpicos estiveram na linha da frente do desporto cabo-verdiano. Gracelino Barbosa protagonizou um raro feito mundial ao sagrar-se tri-campeão do mundo nas disciplinas dos 400 metros barreiras, nos 100 metros livres e nos 110 metros barreira durante o IX Campeonato Mundial da Federação Internacional de Desporto Para-Atletas com Deficiência Intelectual (INAS), realizado em Bangkok, na Tailândia, num espaço de três dias.

Gracelino Barbosa foi mesmo eleito melhor Atleta Masculino do Campeonato do Mundo, tendo sido galardoado pelo Governo com o Segundo Grau da Medalha de Mérito Desportivo.

Internamente, Cabo Verde recebe o II Campeonato Africano de Futebol para Cegos (CAN IBSA’2017), realizado no Estádio Nacional, em Achada São Filipe, e no Estádio Municipal de Tira-Chapéu.

A ilha do Sal recebeu neste final do ano o 7º Campeonato Nacional dos Deficientes, CANADEP, pela primeira vez realizado fora da capital cabo-verdiana, num evento que foi projectado para acolher 80 atletas.


Futebol

O fracasso da selecção de Cabo Verde da modalidade que, depois de ter falhado o acesso ao Campeonato Africano das Nações, CAN’2017, hipotecou o seu apuramento para o Mundial’ 2018, a ser disputado na Rússia, foi a nota dominante.

Os maus resultados da equipa nacional, marcados por sucessivas derrotas, sobretudo no Estádio Nacional, contribuíram para a saída do presidente Victor Osório, em menos de dois anos de mandato, e o regresso de Mário Semedo, que havia liderado a FCF durante 16 anos.

A praia de Santa Maria, na ilha do Sal, acolheu a “II edição do Sal Beach Soccer Cup”, com a selecção nacional de Portugal a conquistar o título.

No capítulo interno, o Sporting Clube da Praia foi campeão de Cabo Verde, ao bater na final a duas mãos o Atlético de São Nicolau e o seu defesa, Kadú Resende, foi eleito o Melhor Jogador de Cabo Verde do campeonato. O campeonato nacional, ficou, entretanto, manchado pelo abandono do Mindelense, tetra-campeão, na fase final, depois dos incidentes de uma semi-final marcada pelo “misterioso “desaparecimento” das chaves do portão do Estádio Orlando Rodrigues, em Tarrafal de São Nicolau.


Basquetebol

Edy “Walter” Tavares, o gigante basquetebolista internacional cabo-verdiano, 24 anos, 2,21 metros, entrou para a história da NBA ao serviço dos campeões dos EUA de Cleveland Cavaliers. Foi das maiores proezas do basquetebol. O atleta termina o ano, entretanto, em Espanha, onde foi contratado para reforçar o Real Madrid, um dos colossos da Europa.

A não inscrição da selecção nacional sénior masculina no Afrobasket’2017 ditou a destituição da equipa directiva de André Delgado da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol e automaticamente a demissão do seleccionador A, Kula Monteiro.

Num ano conturbado para os amantes do basquetebol, o Tribunal da Praia e a Polícia Nacional “assaltaram” a sede da Federação para penhorar alguns bens da federação para saldar dívidas acumuladas e não liquidadas pela gestão do antigo presidente, Kitana Cabral.

O ex-presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Augusto Veiga, assumiu a Comissão de Emergência, Cabo Verde chegou ainda a participar nos jogos de qualificação no Mali e Senegal, sob os auspícios técnicos do regressado seleccionador Mané Trovoada, com uma equipa formada sobre joelhos, mas ficou pelo caminho.

A eleição-geral extraordinária elegeu os antigos capitães da selecção nacional Mário Correia e Rodrigo Mascarenhas para a presidência e vice-presidência da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol.

No capítulo interno, o Seven Stars reforçou-se e muito e quebrou a hegemonia do Bairro, tendo-se sagrado campeão de Cabo Verde em Basquetebol sénior masculino. Em júnior a formação do Palmarejo “Bulls”, também da Cidade da Praia, sagrou-se campeã nacional da modalidade.


Andebol

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol, José Eduardo dos Santos, renunciou ao cargo e ditou a convocação de uma assembleia-geral electiva concorrida e que colocou Nelson Martins na presidência deste organismo, ao deixar pelo caminho Lourdes Salazar. A equipa feminina do Clube Desportivo ABC, de Santiago-Sul, sagrou-se heptacampeã de Cabo Verde da modalidade, ao vencer o Atlético de São Vicente por 29-28, na final da edição 2016/17, realizada na ilha do Sal.

Em sénior masculino a equipa do Desportivo da Praia revalidou o título nacional ao bater na final o Atlético de São Vicente em Mindelo.


Atletismo

O velocista internacional cabo-verdiano Jordin Andrade venceu em Julho a medalha de ouro nos Jogos de Francofonia nos 400 metros barreiras em Abidjan (Costa do Marfim) e arrecadou a primeira medalha de ouro de sempre para Cabo Verde numa prova desportiva dos jogos desta comunidade. Jordin acabou o ano ao vencer o título de Personalidade Desportiva do Ano, conquistado durante a Gala Nacional do Desporto, realizada na ilha do Fogo.

Cabo Verde conquistou 11 medalhas, das quais quatro de prata e sete de bronze nos Jogos das Ilhas realizados em Martinica, todas na modalidade de atletismo, numa prova na qual o país esteve ainda representado no judo e ténis.

Cândido Costa conquistou uma medalha de prata na prova dos 5 mil metros e de bronze nos 1500 metros no campeonato de seniores da CEDEAO, na Guiné-Conacri.

Alfredo Lima, da ilha do Sal, foi eleito o novo presidente da Federação Cabo-verdiana da modalidade.

O atleta internacional cabo-verdiano da “Emicela Team Cabo Verde”, Danilson Pereira, enfrentou o bi-campeão do Mundo de Trail, o espanhol Luís Alberto Hernando, na defesa do título de Maratona de Tranvulcania, nas ilhas Canárias.

Nelson Cruz, da “Emicela Team Cabo Verde” classificou-se no segundo lugar da Meia Maratona de Grã Canárias, em Las Palmas (Ilhas Canárias), com o tempo de 01 hora 08 minutos e 34 segundos.

A fundista Edna Lima conquistou a medalha de bronze na prova de trilho dos 17 quilómetros da Transgrancanárias, nas Ilhas Canárias e Hélio Samuel “Fumo” ganhou a medalha de bronze nos 82 Km.

Nelson Cruz e Sandra Teixeira conquistam as medalhas de Prata e Bronze na Meia Maratona de Macau, mas a nível interno Adilson Spencer foi “Rei e Senhor” ao coleccionar títulos.


Ténis

A Federação Cabo-verdiana de Ténis passa a ser presidida por José Almada Dias. O Estádio Nacional, em São Filipe, recebeu um curso de treinadores de mesa, nível I, ministrado pelo “expert” da Federação Internacional Ténis de Mesa, Leandro Olvech.


Voleibol

A demissão do seleccionador de Cabo Verde de vólei feminino, Orazio Minnecci, levou à condução de Américo “Butcha” Lopes, ao cargo deixado vago pelo técnico italiano.

A praia de Santa Maria, na ilha do Sal, foi palco dos I Jogos da Associação das Federações de Voleibol dos Países de Língua Portuguesa, PLP, em “Beach Volley” em sénior masculino e feminino.


Taekwondo

Uma equipa cabo-verdiana de taekwondo composta por atletas residentes nos Estados Unidos da América, a olímpica Maria “Zezinha” Andrade, Ariana dos Santos e Sofia Reis, conquistaram três medalhas de ouro no Rhode Island Taekwondo Championship, nos EUA.


Ginástica Rítmica Desportiva

A jovem ginasta cabo-verdiana Márcia Lopes representou o país no 35º Campeonato do Mundo da Ginástica Rítmica, realizada na cidade de Pesaro.

O pavilhão Desportivo Vavá Duarte recebeu o XIX Campeonato Nacional de Ginástica Ritmica Desportiva, evento que contou com o concurso de 18 ginastas das associações de ginástica da Praia e de São Vicente.


Boxe

A modalidade assinala a conquista da medalha de bronze pelo pugilista Gerson Rocha nos Jogos Africanos em Brazzaville (Congo) realizado em Junho último e que ditou o seu apuramento para o Mundial de Alemanha, na categoria dos 56 quilogramas.

O ano terminou, entretanto, com a final do combate de boxe entre o marroquino Faisal Aram, detentor do título africano, e o congolês Junior Maximus, campeão da Alemanha, para a disputa de campeão de África de Pesos Pesados que ditou o título ao atleta da RD Congo.

O ano foi também marcado pela renuncia ao cargo os selecionadores nacionais de Karaté, José António Brazão e foi ainda exonerado o presidente da Associação Regional de Futebol de São Nicolau, José Salomão.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 839 de 27 de Dezembro de 2017. 

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Simão Rodrigues,30 dez 2017 6:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  31 dez 2017 11:34

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.