Artigos de Simão Rodrigues no nosso arquivo
Atletismo: Samuel Freire recordista nacional em maratona fecha o ciclo do “Team Cabo Verde” em Paris
Agora só resta ao “Team Cabo Verde” nesta competição a participação de Samuel Freire, atleta de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, que vai correr, precisamente no último dia da prova, dia 11 do corrente mês, na maratona.
Esgrima: Victor Alvares perde na estreia para o canadiano Daniel Gu
O esgrimista internacional cabo-verdiano Victor Alvares de Oliveira estreou-se com uma derrota por 09-15 nos Jogos Olímpicos Paris’2024, diante do canadiano Daniel Gu, em combate realizado no Grand Palais.
Boxe feminino: Nancy Moreira caiu aos pés da campeã do mundo nos 66 Kg
A pugilista internacional cabo-verdiana Ivanusa “Nancy” Moreira, campeã da África e número dois do “ranking” mundial, estreou-se nos Jogos Olímpicos de Paris com uma derrota 2-2, ante a belga Oshin Derieuw, campeã do mundo, nas oitavas-de-final dos 66 Kg dos Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Natação: Jayla Pina e José Tati bateram o recorde nacional dos 100 e 200 metros
A nadadora cabo-verdiana Jayla Pina estreou-se nos 200 metros na natação mistos dos Jogos Olímpicos de Paris e ficou na terceira posição da sua série, na prova que contou com o concurso de três concorrentes.
Judo: Djamila Correia e Silva perde eliminada pela brasileira campeã Pan-americana
A judoca internacional cabo-verdiana Djamila Correia e Silva estreou-se nos Jogos Olímpicos Paris’2024 com uma derrota para a brasileira Larissa Pimenta, campeã Pan-americana.
David Pina faz história ao conquistar a primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde
David Pina, pugilista internacional cabo-verdiano, 27 anos, oriundo de Santa Cruz, interior de Santiago, e a residir nos últimos anos em Portugal, fez história ao conquistar a primeira medalha olímpica de sempre para Cabo Verde. O feito, a conquista da Medalha de Bronze, na categoria -51 Kg, aconteceu nas XXXIII Olimpíadas de Paris, que decorre até 11 do corrente, ao derrotar, com mestria, nas quartas-de-final, o zambiano, Patrick Chinyemba, campeão africano, por 5-0.
Sonho dos Tubarões Azuis “tropeça” nas grandes penalidades
A selecção nacional de futebol de Cabo Verde ficou às portas das meias-finais da 34ª edição do Campeonato Africano das Nações, CAN’2023, que decorre na Costa do Marfim, ao ser eliminada, no sábado, 03, pela África do Sul no desempate do jogo dos quartos-de-final (2-1), depois de um nulo a zero bolas durante os 90 minutos regulamentares + os 30 do prolongamento.
CAN’2024 em Andebol: Cabo Verde termina prova no quarto lugar
Tubarões Azuis deixam Egipto com qualificação garantida ao Mundial
Tubarões Azuis com “dentes afiados” na luta pelas meias-finais
O golo de Ryan Mendes apontado aos 88 minutos, de grande penalidade, selou, na tarde de segunda-feira, 29, de forma categórica, o apuramento da selecção de futebol de Cabo Verde às quartas-finais do 34º Campeonato Africano das Nações, CAN’2023, que decorre na Costa do Marfim. Segue-se agora a África do Sul.
CAN’2023: Tubarões Azuis já estão nos quartos-de-finais
A selecção de Cabo Verde de futebol está a patentear um futebol vistoso, muito sólido, consistente, em toda a largura do campo, muito pressionantes para “despachar” a concorrência. Num grupo B, marcado por colosso africanos, com estatutos de mundialistas como Egipto e Gana, e da concorrência lusófona de Moçambique, a selecção crioula subiu ao relvado do Estádio Felix Houphouet-Boigny, em Abidjan, e nos três jogos disputado na fase de grupos, mostrou raça, determinação e muita vivacidade.
Cabo Verde vence Venezuela na sua primeira vitória de sempre num Mundial
O dia 28 de Agosto de 2023 fica registado, definitivamente, na história do desporto cabo-verdiano e do basquetebol Mundial. A selecção cabo-verdiana de basquetebol, sénior masculina, alcançou a sua primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) ao surpreender a Venezuela, nada mais, nada menos, que campeã da América do Sul, na Okinawa Arena, no Japão, pelos surpreendentes 81-75.
Inédito: Cabo Verde faz história e qualifica-se para o Mundial de Basquetebol
A selecção de Cabo Verde de basquetebol sénior masculina inscreveu no domingo o seu nome na lista das equipas apuradas para o Campeonato do Mundo da FIBA 2023, feito histórico alcançado na quinta e última janela de qualificação africana, disputada em Luanda, Angola.
Tudo Parado!
E de repente, tudo parado! Inimigo público, invisível, priva o mundo da sua própria liberdade em pleno século XXI. Quem diria! O Homem que vai à Lua é desafiado e surpreendido no seu próprio planeta. Caramba!
Desporto em 2018: O ano da vitória de Cabo Verde em organizar grandes eventos internacionais
O Ano 2018 fica assinalado pela primeira participação de Cabo Verde numa Olimpíade de Xadrez, pelo título de campeão do Mundo nos 60 metros barreiras conquistado pelo atleta paralímpico Gracelino Barbosa, a que se associa a vitória da candidatura de Cabo Verde à organização dos Jogos Africanos de Praia’2019 e do Campeonato Africano das Nações de andebol’2024, bem como o triunfo da candidatura de Cabo Verde à organização da Taça Clubes Campeões Africanos em andebol femininos em 2019.
Cabo Verde tem jovens com muito talento, seleccionador
Esta convocatória dos tubarões azuis, está a ser marcada pela chamada de jovens promessas, residentes e na diáspora. Novos jogadores foram convocados, sobretudo os do escalão sub-17, que para Águas se enquadra na política de Cabo Verde que continua a ter muito talento e muito jovem que continua a sonhar com algo mais”.
FIFA junta-se a FCF no desenvolvimento do futebol cabo-verdiano, presidente Gianni Infantino
A FIFA vai trabalhar com a Federação Cabo-verdiana de Futebol de olhos postos no desenvolvimento da modalidade em Cabo Verde. O anúncio foi feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, no final da sua visita a Cabo Verde e promete mesmo apoio para o novo modelo de Campeonato Nacional, através dos fundos do programa do desenvolvimento.
PR quer mobilização de recursos para recuperar o prestígio dos Tubarões Azuis
O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, exorta as autoridades nacionais, municipais, empresariais e toda a sociedade cabo-verdiana a mobilizar recursos para que a selecção nacional de futebol consiga alcançar grandes patamares e ultrapassar todas as metas já atingidas.
Centro Pedagógico de Karaté promove Gala de Artes Marciais em Assomada
O Centro Pedagógico de Karaté, do sensey José Luís Correia, realiza de 23 a 25 do corrente na cidade de Assomada um estágio técnico orientado pelo sensey português Luís Gonçalves, graduado com o cinto de sexto dam pela Japan Karaté Associations.
O ano da viragem no Desporto cabo-verdiano
O ano 2018 já esta a ser proclamado como o da viragem no desporto cabo-verdiano, pois que o país arranca com 17 federações desportivas, dos quais 15 olímpicas, face à filiação, nos últimos dias de 2017, das federações cabo-verdianas de Natação, Surf, Ciclismo, Ténis de Mesa, Xadrez e do Desporto Universitário, no Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC).
Retrospectiva desporto 2017: Gracelino Barbosa é tricampeão do mundo em atletismo
O ano 2017 fica na história do desporto cabo-verdiano marcado ao mais alto nível pelo título de tricampeão do mundo em atletismo conquistado na Tailândia pelo paralímpico Gracelino Barbosa.
mais