Atletismo: Samuel Freire recordista nacional em maratona fecha o ciclo do “Team Cabo Verde” em Paris

PorSimão Rodrigues,7 ago 2024 15:50

​Agora só resta ao “Team Cabo Verde” nesta competição a participação de Samuel Freire, atleta de São Lourenço dos Órgãos, interior de Santiago, que vai correr, precisamente no último dia da prova, dia 11 do corrente mês, na maratona.

O atleta residente em Portugal e que esteve nos últimos tempos no Quénia a treinar em altitude, fruto de uma parceria entre as federações de atletismo de Cabo Verde e do Quénia, segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Atletismo, Alfredo Lima, vai competir numa prova que tradicionalmente tem sido dominada pelos atletas da África Austral.

image

Samuel Freire, de acordo com o líder federativo, vai competir com a missão primeira de bater o record nacional da maratona que detém, com o tempo de 02 horas 11 minutos e 01 segundos, proeza alcançada em Fevereiro do ano em curso na 39ª edição da Maratona de Sevilha (Espanha) ao classificar-se no 47º lugar.

Com esta marca, Adilson Spencer, atleta do Vitória de Setúbal (Portugal) que, se estreou na maratona, precisamente nessa prova, estabelecera o novo recorde de Cabo Verde, superando em cerca de sete minutos, o recorde anterior de Cabo Verde que estava na posse de Ruben Sança, atleta crioulo a residir nos EUA, com a marca de 02 horas e 18 minutos.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1184 de 7 de Agosto de 2024.

Autoria:Simão Rodrigues,7 ago 2024 15:50

Editado porClaudia Sofia Mota  em  19 set 2024 8:21