Cabo Verde vence Venezuela na sua primeira vitória de sempre num Mundial

PorSimão Rodrigues,30 ago 2023 0:00

​O dia 28 de Agosto de 2023 fica registado, definitivamente, na história do desporto cabo-verdiano e do basquetebol Mundial. A selecção cabo-verdiana de basquetebol, sénior masculina, alcançou a sua primeira vitória de sempre num Campeonato do Mundo da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA) ao surpreender a Venezuela, nada mais, nada menos, que campeã da América do Sul, na Okinawa Arena, no Japão, pelos surpreendentes 81-75.

Em jogo da segunda jornada do Mundial, prova que se disputa de 25 de Agosto a 10 de Setembro e na qual Cabo Verde está a fazer a sua estreia absoluta e que tem uma organização tripartida com Japão, Indonésia e Filipinas, a vitória da selecção crioula “surpreendeu” o mundo do basquetebol, com a formação do arquipélago a contrariar todos os prognósticos da imprensa especializada e da própria FIBA.

É que pela frente estava a moralizada formação sul-americana, 17º do ranking mundial, e habituada a estas andanças pelos palcos do mundial, contra a selecção de Cabo Verde, 64º do ranking do planeta, que se estreava como o país mais pequeno do mundo entre os colossos planetários, mas o lema dos cabo-verdianos “onde há união existe vitória” veio ao de cima.

Nessa partida, Cabo Verde entrou melhor, venceu o primeiro quarto por 23-24, mas a maior experiência dos venezuelanos, foi decisiva para os sul-americanos darem a volta ao marcador, apesar da persistência e resiliência dos convocados de Emanuel Trovoada “Mané”, para vencerem o segundo quarto por 23-09, pelo que ao intervalo os venezuelanos venciam por 46-33.

Certo é que na segunda parte do jogo, a turma nacional cresceu para vencer os dois períodos finais por 26-20 e 22-09, perfazendo uma vitória nesta etapa por 48-29, razão pela qual no final dos 40 minutos jogados o resultado final foi de 81-75 para a formação do arquipélago.

Betinho Gomes foi o melhor pontuador com 22 pontos, seguido de Will Tavares (20) e Ivan Almeida (18), sendo que Edy Tavares ganhou 14 ressaltos e fez seis pontos.

Uma vitória festejada com muito entusiasmo tanto no Japão como em todas as ilhas de Cabo Verde e em toda a diáspora.

Emanuel Trovoada dedica “a vitória histórica ao povo cabo-verdiano”

O seleccionador de Cabo Verde de basquetebol dedicou esta vitória, a primeira de sempre de Cabo Verde no Mundial, ao povo cabo-verdiano, afirmando que tem um “significado enorme, depois de o país ter entrado na história com a nossa participação”.

Emanuel Trovoada lembra que “toda a imprensa estrangeira nos colocou no fim do poço, como a selecção que iria terminar na última posição, mas o esforço dos rapazes e de toda a nossa gente tem mostrado a qualidade do nosso basquetebol e do tipo de trabalho que temos estado a realizar”.

image

“Uma vitória histórica, um dia histórico, ainda mais três selecções africanas também ganharam, contrariamente ao passado em que as selecções africanas não ganhavam no Mundial. Algo está a mudar no basquetebol mundial e isto é muito importante”, ressalvou, alegando que foi uma vitória muito emocionante e dignificante, tanto para o povo como pelo trabalho que todo o “staff”, a Federação, os apoios de todas as entidades do país.

Trovoada disse que esta vitória é especial porque foi diante de “uma Venezuela fortíssima, que afastou a Argentina e está no lote do topo das últimas campeãs sul-americanas. É de facto uma vitória histórica e tenho a certeza que o treinador venezuelano jamais lhe passou pela cabeça perder este jogo”.

Êxito de Cabo Verde diante da Venezuela e salva a honra africana

O triunfo de Cabo Verde frente à Venezuela em jogo da segunda jornada do Grupo F do World Cup FIBA’2023, além de ser a primeira de sempre dos cabo-verdianos na maior montra do basket do planeta, assinala a primeira derrota de sempre dos venezuelanos num mundial ante uma selecção africana.

image

Dantes, em cinco jogos realizados, a Venezuela tinha feito o pleno, isto é, cinco vitórias: 83-77 frente a Angola, em 1990; 103-101 também em 1990 diante do Egipto; 98-83 contra a Argélia, em 2002; 84-77 frente à Nigéria, em 2006; e 87-71 aplicada a Costa do Marfim, em 2019.

Geórgia apadrinhou a estreia absoluta dos Tubarões Azuis na maior prova da modalidade

Se o 28 de Agosto fica marcado pela primeira vitória de sempre de Cabo Verde num Mundial da modalidade, já o dia 26 do mês em curso assinala, por direito próprio, a estreia absoluta de Cabo Verde no Mundial da FIBA.

A selecção da Geórgia, 32º do ranking mundial, baptizou a entrada de Cabo Verde na galeria dos gigantes mundiais. Os cabo-verdianos perderam os dois primeiros parciais por 11-20 e 11-28, mas venceram o segundo período por 22-15 e voltaram a claudicar no quarto e último período por 15-23, pelo que conjugados os resultados a selecção do Leste da Europa viria a ganhar por 60-85.

image

O seleccionador nacional considerou que a ansiedade dos jogadores nacionais na sua estreia ditou a derrota dos Tubarões Azuis.

Cabo Verde joga hoje a passagem à segunda fase ante a poderosa Eslovénia

Depois de fazer história neste Mundial ao levar de vencida a Venezuela, a selecção cabo-verdiana volta hoje, quarta-feira, à Arena Okinawa, no Japão, para enfrentar a fortíssima equipa nacional da Eslovénia, a sétima selecção melhor cotada a nível mundial, em jogo da terceira e última jornada do Grupo F da fase final do Mundial.

Considerada uma das favoritas ao título, a escola da URSS tem no gigante Luca Doncic a sua estrela-maior, ele que é jogador dos NBA na equipa do Dallas Mavericks (USA), juntamente com Mike Tobei dos Crvena Zvezda MTS, ou Klemem Prrepelic do Valência Basket da Espanha, de entre outros nomes sonantes. Ainda assim, Emanuel Trovoada ‎disse que Cabo Verde tem o Edy Tavares como uma das estrelas da Europa, Ivan, Betinho, Will e todos mais e que não se amedronta perante qualquer adversário.

A formação do Leste da Europa soma duas vitórias registadas diante da Venezuela e Geórgia, pelo que lidera o Grupo com quatro pontos, seguida de Cabo Verde e Geórgia com três, enquanto a Venezuela, com duas derrotas conta dois pontos.

_______________________________________________________________________

Calendário e resultados dos jogos do Grupo F

I Jornada: Cabo Verde, 60 - Geórgia, 85; Eslovénia, 100 - Venezuela, 86.

II Jornada: Venezuela, 75 - Cabo Verde, 81; Geórgia, 67 - Eslovénia, 88.

III Jornada: Geórgia x Venezuela; Eslovénia x Cabo Verde (30 de Agosto).

As 32 selecções do Mundial’2023

image

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1135 de 30 de Agosto de 2023.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Simão Rodrigues,30 ago 2023 0:00

Editado porClaudia Sofia Mota  em  4 set 2023 0:00

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.