Artigos sobre paludismo

Cabo Verde registou 55 casos de paludismo em 2024 sendo 16 autóctones
Apesar de ter sido certificado como livre do paludismo pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2023, Cabo Verde registou 55 casos da doença no ano de 2024. De acordo com dados do Serviço de Vigilância Integrada das Doenças e Resposta (SVIR) do Ministério da Saúde, entre os casos registados, 30 foram importados, 9 introduzidos e 16 autóctones.

Paludismo: Cabo Verde contabilizou em 2024 casos de transmissão local provocado por caso importado - director
Cabo Verde contabilizou no ano passado alguns casos de transmissão local do paludismo, classificado como casos de terceira geração, por ter surgido a partir de um caso importado, disse à Inforpress o director do programa.

Primeiro-ministro confirma duas mortes por paludismo no HUAN
O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, confirmou hoje a ocorrência de duas mortes por paludismo no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN), na Praia. Conforme ressaltou, as causas específicas dos dois casos estão sob investigação.

Autoridades de saúde investigam se dois casos de paludismo confirmados são autóctones ou importados
A coordenadora nacional das Acções de Respostas e Combate à Dengue, Maria da Luz, anunciou hoje que foram confirmados dois casos de paludismo na zona de Fonton, na Cidade da Praia, assegurando que já foi iniciada uma investigação.

Cabo Verde. Pequeno arquipélago, grande país!
São anos de dedicação e esforço à grande causa de luta contra o paludismo.

Coordenador confirma seis casos de paludismo importados só este ano
O coordenador do Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo afirmou hoje que desde o mês de Janeiro até a presente data Cabo Verde já registou seis casos de paludismo importados e nenhum caso local.

“Mais importante que o certificado, é manter a condição de país livre de paludismo” - Artur Correia
Cabo Verde recebeu, na passada sexta-feira, a certificação de país livre do paludismo juntando-se às ilhas Maurícias e à Argélia como os únicos países do continente africano onde não há registo de casos autóctones da doença.

Edição 1155
A manchete da edição desta semana do Expresso das Ilhas é a entrevista, a propósito do 13 de Janeiro, com Gualberto do Rosário.

Cabo Verde certificado como país livre de malária
A Organização Mundial da Saúde (OMS) certificou Cabo Verde como um país livre de malária, “marcando uma conquista significativa na saúde global”, anunciou hoje, em comunicado.

Cabo Verde recebe certificação da eliminação do Paludismo no final de Outubro
A directora nacional de Saúde, Ângela Gomes, anunciou hoje, na Cidade da Praia, que Cabo Verde vai receber a certificação da eliminação do Paludismo no final do mês de Outubro.

OMS doa 77 Bombas X-Pert ao Ministério da Saúde para combater o paludismo
O Ministério da Saúde recebe hoje da Organização Mundial da Saúde (OMS) 77 das 100 bombas X-Pert, equipamentos essenciais na luta contra ao paludismo. Avaliadas em 54.300 Euros, essas bombas fortalecerão a estratégia de controle das doenças de transmissão vetorial, impulsionando os esforços do país na certificação da eliminação do paludismo.

Projecto Tintaedes testa, em Tira-Chapéu, tinta que mata mosquitos da Dengue, Zika e Paludismo
Moradias do bairro de Tira-Chapéu, cidade da Praia, foram escolhidas para um estudo que testa a eficácia de uma tinta com inseticida, criada na Espanha, que pode matar os mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Paludismo.

Cabo Verde avaliado em Junho para comprovar ausência de casos autóctones de paludismo
Uma equipa independente internacional chega a Cabo Verde no próximo mês de Junho, para comprovar que o país não tem casos locais de paludismo. A informação é do coordenador do West African Regional Collaborative Network for Evidence-Based Decision-Making in Malaria Elimination (WADE), em Cabo Verde.

OMS lamenta morte de 384 mil pessoas na região africana em 2020
A directora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a África, Matshidiso Moeti, lamentou as 384.000 mortes, “evitáveis”, que foram imputadas ao paludismo na região africana em 2020.

Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo
Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo desde o ano passado, mas continua a registar casos importados, com registos, nesta semana, de mais duas ocorrências, na Praia, provenientes da Nigéria.

Cabo Verde sem casos locais de paludismo há mais de um ano
O director do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo disse terça-feira que o país não registou nenhum caso autóctone da doença há mais de um ano, estando em bom caminho para a eliminar em 2020.

INSP realiza estudo para saber características da Malária em Cabo Verde
Apresentado na Praia, no âmbito de um um workshop sobre "Caracterização do Plasmodium falciparum circulantes em Cabo Verde”, o acto contou com a presença de vários profissionais de saúde. Estudo permite conhecer melhor a doença no nosso país.

Moçambique com a terceira maior percentagem de casos de malária no mundo
Moçambique é o país com a terceira maior percentagem (5%) de casos de malária no mundo e o oitavo onde a doença mais mata (3% do total de vítimas), segundo o relatório anual hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cabo Verde continua sem casos autóctones de paludismo
Desde o mês de Janeiro que não há nenhum caso de paludismo autóctone em Cabo Verde. A afirmação é do ministro da Saúde e da Segurança Social, após visitar alguns bairros da cidade da Praia, no âmbito da campanha de luta anti-vectorial, que está a decorrer no país.

Cabo Verde mantém-se sem casos autóctones de paludismo em 2018
O director nacional de Saúde (DNS), Artur Correia, disse hoje que o país registou este ano, e até ao momento, uma dezena de casos de paludismo importados, sendo a Praia o concelho com maior relevância.
mais